Segundo Burzaco, Globo e mais duas emissoras pagaram a Grondona

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Segundo apurado por Ken Bensinger, jornalista na cobertura do testemunho de Burzaco, em Nova York, a TV Globo, Televisa e Torneos concordaram em pagar US$ 15 milhões a Grondona pelos direitos de transmissão das Copas do Mundo 20126 a 2030 no Brasil e na América Latina. Grondona era vice-presidente da FIFA na época e presidente do comitê de finanças.

O Globo, em resposta ao testemunho de Alejandro Burzaco, nega o pagamento de subornos. Em comunicado afirmou que não “faz ou tolera pagamentos de suborno”. Hoje, no entanto, Burzaco disse que a TV Globo pagou parte de um suborno de US$ 15 milhões para os direitos de 2026 a 2030 da Copa do Mundo.

Para sacramentar o acordo, a T & T vendeu os direitos da T & T Netherlands, uma subsidiária, abaixo do preço de mercado e tomou o pagamento da TV Globo por seus direitos de transmissão dos torneios. Segundo ele, uma parte desse dinheiro foi usada para pagar subornos aos funcionários da Conmebol.

Buzarco disse ao tribunal que o uruguaio Paco Casal ofereceu um suborno tentando obter os direitos sobre Libertadores e Sudamericana. Os direitos eram da T & T e Buzarco recusou a oferta, foi seu testemunho aos procuradores.

Alejandro Buzarco foi executivo da empresa argentina Torneos Y Competencias, que negociava direitos de transmissão de jogos.  Foi obrigado a depor à corte norte-americana sobre a corrupção na Fifa, em processo que julga dirigentes, contando aí com o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Na primeira parte de seu depoimento, Burzaco disse que seis empresas de mídia pagaram propinas por direitos da Conmebol, e na lista está a TV Globo, a Fox Sports, Televisa, Media Pro, Full Play e Traffic.

A acusação termina hoje a inquirição de Burzaco. Amanhã ele deverá responder aos advogados de Napout, Burga e Marin.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Corrupção FIFA/CBF/Globo
    Elementar meu caro Watson… Até o mais energúmeno dos mortais desconfiava da simbiose entre a Globo e os capos do futebol. O MPF/Judiciário/PF, jamais investigou à fundo as inúmeras denúncias que a eles chegavam. Possivelmente, na próxima semana, teremos ações circenses da gloriosa PF, secundada pelo MPF, para desviar a atenção. Este tem sido o modus operandi dos prepostos do baronato (MPF/PF/Judiciário), para obstar à população o verdadeiro propósito da Lava Jato, qual seja, manter o domínio absoluto da máquina pública em associação aos donos do capital.

  2. Tem que juntar o maior número
    Tem que juntar o maior número de parlamentares possível e procurar a PGR para exigir apuração e denúncia.
    Em outra frente, cobrar posicionamento do Ministro da Justiça e do novo diretor geral da PF.
    Em outra frente, instaurar uma CPI para investigar a rede Globo, incluindo as propinas, as sonegações, a Paraty House, enfim, tudo.
    Aproveitar o momento em que até a direita está insatisfeita com a globo, devido ao moralismo hipócrita.
    Até a direita, do PRB, do PSC, do PR e afins, vai apoiar. Record tirando uma casquinha.
    A hora é agora.
    Todo império tem seu fim.

  3. As perguntas que estão

    As perguntas que estão bombando nas redes sociais: será que os donos da Globo terão suas casas invadidas pelos valentões da PF? E o Ministério Público punitivista mandará bloquear os bens deles? Os celulares e computadores pessoais e de toda a família serão confiscados por tempo indeterminado como fizeram com os outros acusados? Já sei, dirão que delação sem prova não vale pra eles, só para os outros.

  4. Fechou-se o ciclo da blindagem: Mídia + Juízes + PSDB

    No futuro próximo veremos mais uma demonstração de força da desgastada porém inabalável aliança do golpe.

    Agora inverte-se os papéis… antes os juízes agiam de forma ilegal sem serem importunados pela imprensa… agora a imprensa quer seus crimes varridos para debaixo do tapete.

    Os personagens são sempre os mesmos… personificados em figuras caricatas: Gilmar Mendes, Globo, Moro, Aécio…

    A desgraça nacional continua… a história se repete… mas aqui é farsa e tragédia reunidas num presente apenas.

  5. Que esse monte de retardado

    Que esse monte de retardado vivia fazendo suruba todo mundo sabia. Só ninguém tinha, digamos, “confessado”….

    A minha pergunta é outra: porque o Tio Sam resolveu expôr sua criatura (Globo)? Porque ela impede que outras criaturas creçam (tipo Google, Netflix, etc)?

    Sei lá. Essa história tá muito mal contada.

  6. Corrupção Globo/FIFA/CBF
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    #conduçãocoercitivadosmarinhos.
    Esses pulhas têm que verter seu próprio veneno.
    Jamais teremos uma verdadeira democracia enquanto formos reféns de uma versão unilateral dos fatos. A oligopolização dos meios informativos é um crime e um intransponível obstáculo a formação de uma sociedade desenvolvida.

  7. É, está na hora de chamar o

    É, está na hora de chamar o Ministério público e Judiciário brasileiros para dar uma mãozinha…

    Quem sabe o Gilmar não emite uma súmula vinculante dizendo que a globo é inocente?

    O brasil virou cachorro morto!

    Nunca esquecer de agradecer a contribuição inestimável de grupos de maçons, da oab e daqueles que queriam nos livrar do comunismo…

    E o pior é que estes tais comunistas petistas confiam em eleições e esperam justiça de nosso judiciário!

    Estamos ferrados!

  8. Imagina nos campeonatos

    Imagina nos campeonatos locais? Teve uma vez que a Record ofereceu muito mais e os dirigentes recusaram, dentre eles aquele “amigo” do Abominável, dono do helicoca e que deve 2 bi em impostos (tudo nota fria). 

  9. Cara de um, focinho do outro!

    Tudo certo, mas está esquisito…

    A notícia no G1:

    Delator acusa globo, um dos maiores grupos de mídia do mundo!

    Dão uma ideia de superior, não precisa disto e se coloca na terceira pessoa – Ela, a globo é acusada e isso permite a ELA se defender logo abaixo:

    A globo disse que não faz falcatrua…

    Como se o G1 não fosse a cara da globo..

    Ninguem mais defende a globo – só ela…

  10. 2+2

    Acharam que os americanos iam ficar só com a Petrobras, eletrobras, odebrecht, JBS, estaleiros e casa da moeda? Que iam deixar uma porca tāo gorda como a globo de fora da partilha? Chegou a hora de dividir esses 75% do mercado publicitario. Com o Brasileirāo junto, off course man!

  11. Temer e o mundo subterrâneo x Globostejantes
    No meu modo de ver, tudo isso é a reação daqueles (de dentro, mas principalmente os de fora) que estão satisfeitos com os rumos que estão sendo dados a economia, contra os trabalhadores e também contra os parcos direitos sociais no Brasil. A Roubo roeu a corda. Quer derrubar o anão. Tem gente muito satisfeita com toda situação criada, que vai trazê-la de volta pro seio do golpe

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador