Weintraub assume compras de prefeituras como sendo do governo federal

Conforme apurado pela Folha, os kits não foram adquiridos pelo MEC e sim pela prefeitura de Fortaleza, que investiu R$ 12,7 milhões em materiais.

Jornal GGN – Abraham Weintraub, ministro da Educação, foi às redes sociais celebrar compras de artigos escolares como sendo uma ação do governo federal. Mas o que fez foi divulgar compras realizadas por prefeituras e governos estaduais como sendo federais.

A mensagem de Weintraub mostrou que prefeitura de Fortaleza colocara adesivos com a marca do município em kits escolares, criticando a ação e dizendo que eram compras do governo federal.

“Será possível que o prefeito de Fortaleza faria isso? É verdade que ele é do partido do Ciro [Gomes], PDT?”, escreveu Weintraub. Na publicação no Twitter, o presidente Bolsonaro também comentou: “Inacreditável”.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, é do partido de Ciro Gomes.

Conforme apurado pela Folha, os kits não foram adquiridos pelo MEC e sim pela prefeitura de Fortaleza, que investiu R$ 12,7 milhões em materiais. Os extratos foram passados à Folha. Esses kits, e outros artigos, são comprados pelas redes de ensino por meio de uma ata de registro organizada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação), ligado ao MEC.

O FNDE é utilizado pelos governos locais e o procedimento de licitação em escala é comum na relação do MEC com prefeituras e governos.

Mas Weintraub insiste que as compras são realizações do governo.

A Folha questionou o FNDE que confirmou que o governo não investiu recursos na compra de materiais. “Quem adquire diretamente os kits são os entes federativos, restando ao FNDE o papel de órgão gerenciador”, informou o FNDE em nota enviada ao jornal.

E Weintraub continua com o desconhecimento da ferramenta, instando a população a pressionar prefeitos e deputados para que façam adesão às atas.

O deputado Idilvan Alencar, do PDT, ficou contrariado com o ministro, que nem se importa em verificar a veracidade do que fala e ‘mente para aparecer’. O deputado disse que Weintraub vive de fazer palhaçadas no lugar de trabalhar e resolver os problemas da educação.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza informou que o pagamento foi efetuado exclusivamente com recursos do Tesouro Municipal.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador