A presença dos ausentes, por Mariana Nassif

A presença dos ausentes, por Mariana Nassif

Meu pai vai casar, em Minas Gerais, enquanto eu me preparo para a iniciação no candomblé, processo com data de início prevista para amanhã, em Ubatuba.

É humana e financeiramente impossível estar lá ao vivo, compartilhando com a família, a nova família que se forma, a festa, a música, as alegrias – da mesma forma que é pra eles, inviável, estar aqui comigo neste também especial momento. Mas isso significa que estamos ausentes uns dos outros?

De forma alguma. Meu pai e minhas irmãs estão presentes em mim, no meu pensamento, na minha história, na trajetória toda que me trouxe até aqui. Minha filha, amor maior dessa vida e de tantas outras, só pode ser, pulsa nos meus mais profundos desejos de amadurecer, crescer, florescer neste período reclusa e, enfim, renascida, no Orixá. Minha mãe está aqui fisicamente e, acompanhando meus passos rumo a esta viagem incrível, ajuda a recordar o histórico de vida que culminou nesta escolha tão profunda.

Lá em Poços de Caldas, no casamento, estarei presente nas palavras que a Clara vai ler durante a cerimônia e, sei, tenho certeza, no coração de cada um. Minhas meninas, os amigos, a música… é fechar os olhos e perceber-me lá, partilhando as alegrias que eles escolheram partilhar, enquanto corro pra dar conta do que o tempo, o daqui da terra mesmo, insiste em atrasar: é saia pra ser engomada, caixas de comida e produtos de limpeza pra ser levada, posts a serem agendados e, se o Tempo, o do orixá permitir, encontrar amores e abraçar, abraçar, abraçar… tem, ainda, o Baile de Fandango que, se o sono permitir, vai me fazer amanhecer pela última vez como me conheço de frente pro mar, cercada de uma turma que é a minha, em casa.

Olha… a gente tem mesmo muitos problemas, nossa, quantas e quantas vezes não reclamamos, desejamos outras coisas, clamamos por novas oportunidades… Este momento aqui, agora, entretanto, já tem me ensinado algo que sempre escutei de gente querida em São Paulo e hoje, véspera de renascer, atesto: longe é um lugar que não existe, especialmente quando a gente faz e tem morada no coração de alguém.

Que Oxum, aquela que é bela e encantadora, derrame suas águas doces sobre minha nova família e que Iansã, a mãe para a qual me encaminho, sopre ventos de alegria e amor em você, pai, e na Eugênia. 

Axé!

(aqui, o texto que a Clara vai ler no casamento, daqui a pouquinho, antecipado com autorização da noiva!)

“Eugênia e meu avô, Luis, elegeram minha mãe, Mariana, para escrever estas palavras, alegando que ela é, no momento, uma das pessoas mais espiritualizadas da família. Minha mãe prefere pensar nisso tudo, inclusive na religiosidade, como um entusiasmo enorme ao amor. 

Segundo consta no imaginário coletivo, o amor é a força mais poderosa que existe. 

Estamos aqui – eu, Clara, Dora, Beatriz, Luiza e bebezinha na barriga dela, netas e filhas do Luis; Vinicius e Gabriela, filhos da Eugênia; todos e cada um de vocês, para celebrar o amor. 

Nesta teia permeada por laços e nós – por que o que seria da existência sem os desafios? Na insistência rotineira pela harmonia, desenvolvendo-nos um a um para, então, colaborar com o todo, nos reunimos em torno do propósito do amor, que também é respirar e encontrar motivos para celebrar. 

A comida, a bebida, a dança e música, os acordes da alegria. E os sonhos, claro, afinal o que seríamos sem eles? Apesar dos pés no chão, fincados em raizes questionavelmente seguras, uma nova família vem rodeada de sonhos. 

Que sejamos nós, os que partilham este momento, e os ausentes, aqueles que não estão fisicamente aqui, como nossos antepassados e minha mãe, presentes em amor, testemunhas e teias destes laços que nos transformam em nos – todos nós, a comemorar está união da melhor forma que pudermos, desejando que a realização dos sonhos da Eugênia e do Luis façam pulsar a força do que vale nessa vida, que há de ser a união de pessoas em torno do que traz felicidade genuína. 

É disso que este dia se trata e aqui firmamos nossa alegria por compartilhar com vocês nossa nova família: um conceito amplo, repleto de pessoas, nuances e dúvidas, mas certamente embasada na reunião do amor, esse curativo para todo e qualquer mal que apareça por ali e acolá. 

Que a gente dance, coma, beba e viva de acordo com este sentimento, de descobrir o amor para compartilhar o amor – isso já garante combustível suficiente para que os sonhos aqui plantados floresçam, felizes, e contaminem o dia a dia deste novo casal. 

E, finalizando, como diz a canção “o amor é a vontade de comer quando a fome passa”. Forte, firme e presente, saciado pela união.”

Mariana A. Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tim-tim! Saúde!

    Um brinde a essa família tão querida e especial.

    Muito axé, bençãos e caminhos abertos para Mariana em sua escolha espiritual.

    Muitas felicidades, amor e alegria para Nassif e Eugênia . Que vocês recebam multiplicado em vibrações de harmonia e leveza o que doam de energia, trabalho, integridade e luta incansável em prol de um pais mais civilizado, desenvolvido, solidário, justo e livre. 

  2. Coincidências…e votos de felicidades na diversidade!

    Tenho irmã e o marido dela, iniciados no candomblé a mais de uma década. E como moram distante, com os filhos deles, junto dos amigos formaram uma nova família.  

    Quanto ao conceito de família, a minha por muiiito tempo foi repleta de pessoas e superficialidades, diferente da sua. Agora aprecio mais a solitude:

    “Vamos entender o que é esta solitude, um sentimento que confunde quem olha de fora, gerando uma sensação entre as pessoas de que aquele ser que está sozinho não está bem, está sofrendo, mas a realidade é outra, é de paz. Isso acontece porque o estado de solitude diverge do estado de solidão.

    Entende-se por solitude o pleno contado consigo mesmo.  Isso quer dizer que não há a necessidade de estar sempre em companhia de outras pessoas e não há solidão por isso. Esta pessoa está bem com ela em tempo integral, mas convive muito bem com os outros. Veja que há um contato direto consigo mesmo, podendo passar vários dias em um lugar sozinho e se sentindo pleno; mas há também uma plenitude ao estar com alguém.”               http://mauradealbanesi.com.br/solidao-x-solitude/ 

  3. Parabéns a todos!!!

    Que a felicidade e a paz sejam uma constante em suas vidas!  Embora sem conhecer fisicamente, tenho todos no meu coração!  Rogo a Deus que os abençoe! Parabéns!!!

  4. Meu pai vai casar
     

    Ué, seu pai é padre, juiz ou ministro religioso?

    Como não entendi direito quem vai se casar e nem com quem,  fiz essa gracinha.

    Felicidades a todos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador