Gilberto Maringoni
Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.
[email protected]

Crônica de uma morte acostumbrada, por Gilberto Maringoni

Com o fechamento do ministério da Saúde - destino que já tiveram as pastas do Trabalho, da Seguridade Social e da Cultura -, o coronavírus deixa de ser a nova praga e se torna plano de governo.

Crônica de uma morte acostumbrada

por Gilberto Maringoni

NÃO ENCONTRO EM MINHAS ESTANTES uma genial tira em quadrinhos de Inodoro Pereyra, desenhada por Roberto Fontanarrosa (1944-2007). El Negro, seu apelido, era torcedor fanático do Rosario Central, cartunista, cronista, jornalista e estava para a Argentina mais ou menos como Luís Fernando Veríssimo está para o Brasil. Inodoro é um gaúcho impávido e miserável. Na imensidão do Pampa, um visitante se aproxima e o surpreende pilotando uma cuia de mate à porta de seu casebre. Tudo é meio lerdo na cena.

– ¿Como estás, Don Inodoro?

– Malo, pero acostumbrao…

CORTA PARA BRASIL, JUNHO DE 2020. É possível que estejamos nos acostumbrando ou entrando algo aparentado com a “normalidade sofrente”, de que nos falava Cristophe Dejours, em “O trabalho entre o sofrimento e o prazer”. Não se trata de passividade ou conformismo, mas de um patamar a não ser perdido diante de uma situação de incertezas. Há muito de resignação e pouco de indignação entre os de baixo, cujas maiores e justas preocupações são comer, ter teto, proteger a família, não perder o emprego e sobreviver.

A torcida não é por melhoras; é para menos pioras. Se tudo se estabilizar na situação horrível de quase 1400 óbitos por dia, alguma lógica ainda pode ser mantida. Queremos uma espécie de bolha dentro da tragédia de 34 mil cadáveres, cifra que tende a dobrar em menos de um mês. O isolamento social – que já era precário – acabou no pico do contágio.

ENTRE A FOME EM CASA e a tentativa de se ter algo para almoçar ou jantar, quem nada tem vai às ruas. Não é fatalismo ou sina. Diante da ação deliberada do governo socialmente sádico que mantém um patamar considerável de aprovação, sair de casa é algo perfeitamente racional em seu sentido privado – a sobrevivência individual – e profundamente irracional em seu viés público – o descontrole pandêmico. Sem socorro estatal, não há intersecção entre as duas condições. O desespero manda.

Com o fechamento do ministério da Saúde – destino que já tiveram as pastas do Trabalho, da Seguridade Social e da Cultura -, o coronavírus deixa de ser a nova praga e se torna plano de governo. O descontrole aparente se revela seu inverso, o controle total. Todos morreremos um dia, não é verdade. Por que não agora?, ouve-se na saída do Planalto.

NÃO SE DEBATE A VIDA, MAS SEU PRAZO DE VALIDADE. A morte tem classe, tem cor e tem gênero, mas é inevitável, fazer o quê?, ouvimos aturdidos. No Exército aprende-se a matar, dizia o fracassado ex-capitão em 2017. O general da Saúde está lá para encaminhar o que também aprendeu com afinco em seus cursos militares, pelo que fala seu comandante supremo.

Contra a execução acostumbrada, contra o novo anormal, todas as forças são poucas. Todas as Marias – e todos os Mários – têm o dever inelutável de ir com as outras e outros. A meta é clara e complexa: acabar com algo que nos confunde, que blasfema contra o aborto e pela vida, mas dá de ombros ao genocídio sanitário. São uns tipos que pregam amor a Deus e se esforçam para que mais e mais brasileiros o encontrem o quanto antes.

POUCO IMPORTA SE AS MARIAS E MÁRIOS que nos acompanham nessa jornada específica nos xingaram ontem, nos praguejaram anteontem, tiveram tal ou qual projeto na semana passada, no mês anterior ou no último ano bissexto. O passado nada vale aqui. Conta – desculpem a aspereza da frase – a análise concreta da situação concreta, como ensinava antigo sábio oriental.

Não estamos numa praia gelada disputando uma partida de xadrez com a tétrica senhora, como numa cena de Bergmann. Não há ardis ou sutilezas. Há uma câmara de gás virótica em pleno funcionamento. Ela será destino inevitável se picuinhas seguirem no posto de comando.

ESSA MORTE NÃO FAZ JOGADAS sofisticadas antes do xeque-mate. Vem aos borbotões. Contra ela tudo é soma, tudo é adição, tudo é nóis, como se fala aqui na Zona Leste paulistana. Por favor, evitem marolas, evitem exclusivismos que só nos confundem, sabotam e atrapalham. E torna o abismo algo acostrumbrável.

Morte e Bolsonaro são uma única e indivisível coisa.

Tudo o mais fica para depois. Tudo, caralho!

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E quem garante aos Mários e às Marias que, saindo o Capetão, acaba o plano genocida do general? Quando o controle fica nas mesmas mãos, podem mudar as moscas, mas a merda será a mesma. Pra fazer a cáca a direita teve toda a força, mas pra limpar a sujeira precisa de ajuda para depois, mais uma vez, anular a esquerda e prosseguir com seus intentos. A esquerda vai fazer esse papel mais uma vez?

  2. Maringoni é engraçado: esquece fácil o que fizeram golpistas de carteirinha, mas nunca vai esquecer qualquer frasezinha mal colocada de Lula e as políticas do PT. Que fixação!

  3. Muito bom o texto. No ponto. Está constrangedor e muito decepcionante esse indisfarçável cálculo eleitoral exclusivista que o PT mantém inalterado desde 2018. É triste, mas é patente: o partido se acha maior e mais importante que o próprio país. Esses manifestos não são planos de governo, não expressam compromissos para exercício do poder. Por enquanto, visam estabelecer uma agenda mínima comum em torno da democracia e da vida. É disso q se trata. O PT não conversa com quem subscreve essas bandeiras numa situação de extrema urgência?
    Ao colocar como condicionante para a frente ampla o posicionamento no afastamento de Dilma, o partido mostra seu fôlego histórico curto (a história da nossa tragédia não começou em 2016) e sua incapacidade crônica em formular um agenda de futuro diante do caos. “O Brasil feliz de novo” era agenda de passado e não de futuro. E, pior, demonstra dificuldade de leitura de prioridades: mais de 1000 pessoas morrem por dia atualmente por conta da pandemia com total indiferença dos poderes públicos. O número é assustador e está subestimado. E o ponto de encontro para salvar o país deve ser o posicionamento em 2016? Chega a ser chocante essa exigência de acerto de contas com o passado de parte de um partido que se recusa a fazer o mesmo para renovar, para as gerações futuras, a agenda progressista. Acho uma lástima incompreensível que um Homo politicus da envergadura de Lula não compreenda isso.
    Em 2018, o partido insistiu numa candidatura completamente inviável eleitoralmente, tentando fazer dela um emblema, a unir inclusive antipetistas, contra o avanço da extrema direita. O emblema da unificação contra o caos não é importante agora? Não pode ser capilarizado, sem lideranças evidentes, com agenda mínima, para ser realmente unificadora dos distintos espectros político-ideológicos? Só vale se for partidário e nomear o PT?
    Ciro Gomes rompeu o compromisso moral com seu eleitorado ao ir para Paris no 2o turno e não priorizar o país. O PT rompe o mesmo compromisso agora ao não só rejeitar os manifestos, mas em fazer campanha sistemática contra ele. A militância petista age como os bolsonaristas, mas com sinal trocado, justificando e endossando toda e qquer decisão partidária. Mesmo Nassif, jornalista super respeitável, esquece o papel dos intelectuais, e corre para justificar, e não tensionar e problematizar, as decisões partidárias.
    Que petistas e bolsonaristas sejam os únicos a estar fora dos manifestos agora é um quadro que diz tudo sobre o abismo sob os nossos pés.

    1. Os manifestos devem ser assinados por pessoas e alguns petistas até os assinaram. O PT é um partido e só deve assinar manifesto com outros partidos e agrupamentos sociais, e assim mesmo se estiver de acordo com a proposta. O PT é sim o partido mais importante na história do Brasil e não pode ter atitudes impensadas.

      E a propósito, o que mesmo estes manifestos propõem? Democracia? E ela tem sido defendida pelos manifestantes quando negada ao PT?

      1. Por pessoas físicas e jurídicas, vale lembrar, pois um deles tem como subscreventes “empresas”! A questão talvez seja saber qual delas terá mais peso no processo, físicas ou jurídicas… Tenho cá o meu palpite!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador