Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

“The End”, dentro dos intestinos – Parte II, por Rui Daher

Cármen Lúcia

Por Rui Daher

“The End”, dentro dos intestinos – Parte II, por Rui Daher

Seria apenas uma parte II se não acompanhada das dificuldade e preguiça de, como costume, responder a cada um dos 14 comentários, gentilmente postados ao texto de ontem no BRD. Também, agradecer e parabenizar a criatividade de quem escolheu a foto que ilustrou o texto. Pura arte.

Para quem não o leu, de forma não mais tão categórica, reafirmo voto no 1º turno em Guilherme Boulos, dos pré-candidatos o mais próximo de meus ideais de esquerda.

Só que a exemplo do que escreveu Luís Nassif, creio que no mesmo dia, a cada dia fico mais temeroso da possibilidade de não vermos no 2º turno nenhum candidato de esquerda, progressista, ou ao menos de um centro menos imbecil e hidrófobo.

Pelos comentários postados até 22:00 horas da sexta-feira, 13 de julho, meu entendimento vê que são poucos os amigos e amigas que percebem o risco que corremos e a força secular e permanente “do outro lado”, vencedora em todas as etapas de nossa história. O Acordo Secular de Elites voltou e ainda mais forte.

O estimado Fr@ncisco, inverte a equação: acredita as eleições não serem nossa última bala, mas sim dos golpistas, por falta de candidatos viáveis. Despreza Bolsonaro, Álvaro Dias, Marina, Alckmin, ou quem for o ainda não escolhido das Organizações Globo.

O contumaz galhofeiro Emerson57, de tudo desacredita e me sugere a AK-47. Mas, 7.3 no próximo mês, terá que conseguir que a família permitisse lutar apenas com o guarda-chuva nas manifestações. Afinal, quais asseclas de Alckmin agrediriam um velhinho traçando armas com eles, a perguntar, “estão ganhando bem, seus merdas”? Esse tempo ficou lá na época da Rua Maria Antônia.

Também, torna Paulo Henrique Amorim (PHA) insignificante, depois de deixar transparecer união em torno de Ciro Gomes.  

Ricardo Borges, sugere um dia antes de meus 7.3 (15/8) marcharmos por Ciro, tendo Lula como vice. Confundiu-me.

WG, também estimado acompanhante no BRD, apoia Boulos, mas nos vê ‘bovinamente’ perdendo. Concordo.

Companheira, como WG, Maria Luisa, é PT de raiz: “As próximas eleições é vida e morte para o PT, a nação, o povo e Lula. Se perdermos veremos tudo isso que está acontecendo (…) se reforçar. O PT não deve errar agora. O momento é de colocar a candidatura de Haddad com Lula nas ruas e ir com tudo!

Caríssima, tudo o quê? Até a morte do PT, sem dúvida.

JRuiz, simpático, concorda. Mas, sei lá, sem eleições. Elas que irão nos ferrar. Diz-se desanimado. Quem não? O Doriana Júnior?

Jossimar, amigo velho, reconhece todas nossas atuais mazelas e conclui “Se esta vitória [Bolsonaro] se concretizar será a desgraça final para o nosso país (…) Daí para frente somente um conflito armado entre a população e estas forças repressoras em conluio com o 1% será capaz de salvar o futuro das próximas gerações.

Sim! Com quem devemos contar?

Entre os que entenderão minhas boas intenções e horripilantes aflições, entendi apenas Edison Moraes, Peregrino, e o eterno coautor do “Dominó de Botequim”, Luiz Fernando G. Juncal.

Já tá bom demais!

Nota: caríssimos, o Brasil, patrimônio, moral e soberania, estão em perigo sério e criminoso. Assim como fizeram em 2002, Mino Carta e meu amigo do JB, Fritz Utzeri, está na hora de declararem suas opções. Lula até o fim ou não?

https://www.youtube.com/watch?v=VarB3lqJMaE

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pobre Rui…

    Eu entendo o seu apego a institucionalidade permitida como um paradoxo interessante:

    – Ao mesmo tempo que sabe que essa institucionalidade, mesmo com ou sem Lula, quase nada nos afetará, tomando como futuro uma perspectiva mais ampla da História, e não só esse gozo fugaz eleitoral (que como assistimos, pode e nos será retirado sem aviso algum), você,  em alguns canto dos seus anos de vivência, se apega ao que sabe que é uma farsa, como se fosse sua última chance.

    Talvez só para você, pelos motivos que não em cabe discutir, de fato, seja. E por isso tens o meu respeito. Só isso. Respeito.

    Rui, caro Rui:

    Pare de tratar o brasileiro como o horroroso amigo que citas: o mino carta!

    Não são imbecis desprovidos de capacidade de escolha porque não foram a ópera ou não sabem distinguir um Sauvigon de um garrafão de Sangue de Boi.

    Escolhem! Sim, escolhem seu o povo mais hipócrita, violento, racista, sexista e omisso do planeta.

    Querem o “paraíso” do American Way of Life sem ter que sangrar em alguma Secessão, sem ir duas grandes guerras e outras tantas por petróleo e para mandar no mundo.

    E aí dá no que dá.

    O maior líder popular no planeta sequestrado, HC desconsiderado, e seguimos nós, bovinamente!

    E isso não tem (só) a ver com nossos atrasos históricos, porque o povo do mino (os italianos e europeus, e também os EUA) vivem às turras com as mesmas idiossincrasias que os levam, ciclicamente, a eleições de imbecis piores que o bolsopata, como berlusconis, le pens, sarkozys, macrons, movimentos cinco estrelas, trumps, etc.

    Caro Rui, o progressismo, a democracia, a justiça social são párias sempre, somos os negros do mundo.

    Se a povo, ainda que submerso a doses cavalares de semiótica e outras manipulações, opta por continuar a beber o veneno que o empurra ao abismo: DANEM-SE!

    Quem sabe na hora que a peia entrar com força eles gritem?

    Mas você tem o direito de discordar, e imaginar que haja algo menos pior, um candidato de centro…arf…

    Olha, mais ao centro que Lula e como foi Dilma, eu não enxergo.

    Se teve alguém que quis equilibrar os conflitos históricos, fazendo uma transição suave de um pré-capitalismo extrativista para um tipo de capitalismo fordista tardio, como se possível fosse um permanente “ganha-ganha”, esse alguém foi o PT e seus presidentes.

    Então, minhas desculpas, eu não tenho a menor ideia de que centro você está falando.

    Abraços.

     

    1. Nender,

      apesar de escrever lá, nunca dirigi minha palavra a Mino Carta, nem ele a mim. Não é, pois, meu amigo. Creio que a frase saiu torta. Amigo (de infância) foi Fritz Utzeri, jornalista no Rio, já falecido.

      O tamanho do desastre que está sendo feito no Brasil, nós completamente indefesos e, confesso, também eu olhando em sustentar minha vida e meu umbigo, é de proporção gigantesca. Abrange tudo o que possa ser chamado de reação a qualquer projeto de inserção social.

      Voto no PT desde a sua fundação. Com ele estreei meu título de eleitor pós-ditadura. E não me arrependo. Foi partido mesmo e seguiu ideologia mais próxima do que exijo. E se tenho, pelo menos, o seu respeito, conte que o “revisionismo” que propus é tático diante de não aceitar que o povo se foda por que não sabe votar.

      Abraços

      1. Pois é isso Caro Rui,

        Esse “paternalismo” de esquerda, capaz de engolir qualquer projeto de acomodação de classes sob o argumento (ou chantagem) de que o povo não merece se foder porque não sabe votar é horroroso, e via de regra, impede nosso amadurecimento enquanto povo!!!!

        Além de trazer um erro crasso intrísenco, que é a definição de que “o povo não sabe votar”.

        Sabe, e vota para acomodar suas escolhas, sua história, sua visão de política, que mais ou menos se resume em: farinha pouca, meu pirão primeiro.

        O povo que votou em Lula é o mesmo que está mudo e acovardado com seu sequestro!

        É o mesmo que manteve-se inerte frente ao golpe, e saiu às ruas para apoiar os cretinos de caminhão.

        O problema é que essa visão transclassista individualista (que vai do povão a elite) acaba sempre foder o povo, não porque não sabe votar, mas porque é pobre. E é em cima dessa visão que os ricos nos fodem!

        É só observar o que aconteceu quando esse “povo” foi incluído pelo consumo e chamado de “classe C”.

        Passou vertiginosamente de “oprimido” a coxinha-pentecostal.

        Não, amigo, conforto econômico não traz consciência de classe, e o povo, sim o povo vota como sabe, e como vê o mundo:

        Somos, como já disse, violentos, covardes, sexistas, racistas, homofóbicos, inclinados ao não cumprimento das leis, e sublimadores de conflitos.

        E isso não tem nada a ver com não saber votar.

        O que precisamos não é entubar qualquer coisa para “salvar” o povo de dias piores, mas disputar politicamente a mente desse povo.

        Só que isso também nos dá uma preguiiiiiiiiça, e aí, achamos que o “centro” nos redime.

        Um abraço.

  2. 88 ANOS DE ESQUERDO-FASCISMO. O BRASIL DE MUITO FÁCIL EXPLICAÇÃO

    Não é provocação. É apenas constatação. Constatação que já havia ouvido das bocas de Dallari, Giannottti, FHC, Delfim, Genro,…. E não havia entendido. Lerdeza semianalfabeta de periferias de pouco estudo. Ou apenas minha, na verdade. Entendemos o vazio, o vácuo, a omissão, o desprezo por Eleições Diretas e Facultativas, Plebiscitos e Referendos. Isto foi Projeto de Nação até 1930. Projeto que a cada dia evoluiria e ampliaria. Para discutir a 1.a República é preciso discutir o Mundo onde ela se encontrava. Nós éramos a Vanguarda que evoluia. Paramos em Ditadura Caudilhista e rumamos ao QuintoMundismo. Os retardatários que nos imploravam Cidadania (como fazemos atualmente nas fronteiras de Trump ou Africanos fazem em Navios-Desespero), nos ultrapassaram e tornaram-se 1.o Mundo, países desenvolvidos. Inacreditável, não é mesmo Italia, Alemanha, Japão, Suiça, … Mas então este projeto esquerdo-fascista Militares inaugurou nossa Republica Caudilhista. Getulio Vargas e Carlos Prestes. Irmãs Siamesas de Quartéis Militares. Eis quem surge no alvorecer de período fascista: OAB, UNE, USP, a carreira política de Tancredo Neves, o Pai da Redemocracia,… De onde são as Elites que se revezaram no Poder neste Período Redemocrático? Só pra saber. Alias, Elite que não é Elite, dizem. Tancredo Neves que aceita o Cargo de Ministro da Justiça de Ditador Fascista em troca da nomeação de Juscelino Kubischeck a Governador de MG. Que apóia a continuação de Representante Militar, após a morte de GV, em troca da indicação de JK à Presidência no mandato posterior. JK que ‘inventa” a UNB e Darcy Ribeiro, nem completados seus 40 anos. UNB ‘reduto da direita, é claro’. Carlos Prestes que dá apoio e participa do Governo do Fascista, mesmo depois que este, envia Esposa e Filha ainda na barriga, para Campos de Concentração e Crematórios Nazistas. E chegamos a esta Aberração em pleno 1964. Quero dizer 2018. Se João ‘Lula’ Goulart não se tornar o Presidente, o outro familiar do Caudilho botará fogo no país. Não é mesmo Leonel Brizola?! E não compreendemos por que o Brasil chegou neste absurdo de 100.000 Assassinatos por ano, depois de 40 anos de Redemocracia? Antes, até a Anistia de 1979, tinhamos sérios problemas de falta de Educação, de Saúde, de Moradia, Favelas, Violência, Analfabetismo, Judiciário Fraudulento, Transporte Público Deplorável, Sub-Empregos, Baixissima Remuneração, Aposentadorias Medíocres, Interferência Internacional, Elite Parasitária e Nababesca, um Estado apenas para manutenção desta escravidãoe de tal Elite,… Ainda bem que tudo mudou nestes 40 anos. E agora é só continuar com o Caudilhismo? Realmente é de cansar. O Brasil é de muito fácil explicação.     

    1. ACADEMICISMOS E ILUSÕES

      “Porque escolher Amorim seria uma opção ‘cirista’ do PT”. Mino Carta e o sr., acreditaram mesmo que algum dia poderiam dialogar com a Gestapo Ideológica? Competência, Inteligência, Vivência, Estratégia, Conhecimento, Evolução passariam por Filtros Esquerdopatas? É o Melhor de GGN. Didatica. Pergunta e Responde. Chegamos realmente ao fim da Era Varguista. O último vagão desta história já vislumbra o abismo. Vagão de farsante Redemocracia. Mas o que um País poderia esperar de párias, criminosos e vagabundos? Correu atrás do caixão do Patriarca desta Cleptocracia? Esperavam pelo que? Deixou o restante da Família, para não esquecermos nunca da farsa em que acreditamos. E alguns ainda se iludem em crer que foi uma tal ‘direita’ que derrubou Dilma e encarcerou Lula. GGN. Didático.  

  3. Caro Rui, não li o texto

    Caro Rui, não li o texto original. Mas acho pouco provável que não tenha candidato apoiado por Lula no segundo turno. Se fosse Ciro (quase certo que não será), aglutinando parte do centro, além do PcdB, creio que seria favorito.

    Sendo a disputa entre candidato do Lula, Ciro, Bolsonaro, Marina e Alkimin, acho que o primeiro estará no segundo turno, e os outros disputarão a segunda vaga. Com menos chances para Alkimin.

    Para mim o grande perigo seria um outsider. Huk e Barbosa seriam sério risco, uma vez que tanto Haddad como Amorim não tem apelo popular. Nesse caso um poste não resolve. Resolve contra Alkmin, Marina e Bolsonaro no segundo turno. Dória? Alguém ainda o compra como gestor “anti-política”?

    Diante disso, com a inviabilização do candidato de “centro”, o golpe ficará no “apelo ou não apelo para o Bolsonaro?” Talvez seja mais fácil puxar o Ciro para o centro, movimento já acontecendo.

    Para mim, tirando o candidato do Lula, os mais próximos de um segundo turno são Ciro ou Marina versus Bolsonaro. Por isso o “centro” vai se definidr entre Marina ou Ciro, com mais chances para este que é mais consistente.

    A questão é o candidato do Lula. O golpe não admite que ganhe de forma alguma. Então o que farão? Inventar uma condenação relâmpago? A segunda antes da primeira instância? Moro é considerado “a instância” e pronto? 

    Por isso se o golpe não ceder, só terá o caminho de fechar de vez o regime. Anula as eleições por algum motivo qualquer. Guerra com a Venezuela, a volta dos black blocs entrando em guerra campal com a milicia do Bolsonaro. Por aí

    1. Juliano, caro

      Tanto as minhas aflições como meus pensamentos, quando positivos, aproximam-se muito de seu raciocínio, mas confesso-me confuso e tenho muito me perguntado: por maior que seja o número de pessoas que detestam Ciro Gomes, e ele oferece muitas oportunidades para isso, creio que para não corrermos qualquer risco (claro que tendo eleições) a saída é Lula declarar apoio a Ciro e continuar lutando pela sua liberdade, aí num ambiente diferente.

      Abraços

      1. Prezado Rui,
         
        Eu pensara,

        Prezado Rui,

         

        Eu pensara, duplamente ingênuo, que Ciro Gomes deveria ser eleito presidente, porque seu projeto de governo parecia ser algo distante do projeto PSDB-FHC-anti-nacional e, consequentemente, interessante para o desenvolvimento do país. Lula, como vice-presidente, serviria para demonstrar apoio ao governo e aglutinar a militância, ao serivr como referência política para a esquerda e demonstrar que não tinha apego ao poder. Ingenuidade minha achar Ciro Gomes seria progressista (?), ou que poderia fazer algo diferente do que PT fez em 13 anos, com as tantas corporações que temos no congresso; a segunda ingenuidade foi achar que o PT poderia alternar o poder republicanamente.

        Respondendo ao chamamento que você fez, o de marchar com Lula até o fim ou o de afirmar posição em Ciro, a quem foi dado o chamamento? Aos dirigentes partidários e líderes de movimentos sociais? Pois não cabe a nós, leitores da mídia alternativa, decidir qual posição tomar. Se a pergunta vier a cada um de nós, a reposta está posta nos comentários e nas pesquisas eleitorais: a divisão das esquerdas  e as possibilidades desastrosas dessa divisão. Somos a bucha do canhão, a massa de manobra, precisamos da unidade e essa unidade só virá pelas mãos de algum líder, ou seja, temos que esperar ele decidir. Só espero estarmos pronto a corresponder.  

        1. Ricardo,

          não te preocupa essa definição vir logo. E se, tarde demais, venha errada, o que as pesquisas eleitorais farão questão de divuulgar?

          Abraços

  4. eu só espero o seguinte…

    que a escolha do PT, no caso de impedimento defintivo do Lula, não traga o inconformismo com as decisões judiciais contrárias aos seus interesses, nem o escolhido do PT e nem qualquer outro de centro ou de esquerda…………………………..

    não façam isso, pois

    a direita puro sangue já está sendo obrigada a engolir a desgraça que foi terem misturado política e judiciário

    Se o PT seguir por aí, praticamente todos os eleitores(as) que ainda estão em dúvida registrarão como antinatural e, pela questão matemática, mas dessa vez no vice-versa,  pode ser exatamente isso, a mistura de política com judiciário, a causa principal do baixo nível do PSDB nas pesquisas

    fanatismo ideológico não vai ganhar essa eleição que, se houver, sinal de que já terão perdido

     

    agora vou confessar:

    em país com muita terra ainda à disposição, ou a ser consquistada legalmente, não se deve eleger quem sabe cuidar apenas de jardins de flores

    ou isso ou perderemos o Brasil todo para cuidadores de jardins

    1. que estranho………………ô menino peregrino

      você me falou que não queria nada com política! de onde diabos tirou tudo isso?

      sei lá! baixou um tal defendendo que a melhor política é pela garantia da alimentação barata e familiar

      e daí?

      daí eu falei prele que não entendia nada de política, mas tudo de plantio e em seguida mostrei nosso quintal repleto de tomates, alfeices, couveres, pimenta grelo de moça, uma delícia………………….bem! chega! já entendi

  5. Fundamentalismos politicos…

    Caro Rui, meu apoio a sua declaracao!

    Creio que as fichas cairam todas. Se mobilizacoes populares sao pifias, a guerra de versoes favoraveis ao grande interesse mantem inertes os atonitos, desanimados, frustrados e apaticos. Acompanho, como leitor, tuas opinioes politicas, bem como de tantos outros intelectuais de esquerda que pontuam por aqui. Como convence-los a abandonar o sonho, o mito, a defesa das injusticas contra o Lula? Como furar um cerco de certezas que se construiram ao redor da redencao suprema? De uma intencionada frente-progressista, reverenciada de inicio por todos atores a esquerda, vemos sobrar uma briga de egos, interesses individualistas, mesmo disputas politicas.

    Estou em campanha pelo Ciro Gomes. Outra batalha, outro ego. Onde posso, confronto absurdos de opiniao de parentes, amigos, conhecidos do bar, enfim, perfis diversos, que buscam um anti-Lula. Triste a cegueira politica e de tempo historico destas pessoas que, conjunturalmente, apoiaram o Lula como candidato progressista no passado e fogem para um Bolsonaro, uma Marina, para voto branco/nulo, como forma de catarse pessoal. Estes votos sao re-conquistaveis! Nao o serao para Lula. Nao adianta tanta militancia! A batalha e outra. Queremos um Brasil com Lula? Sim, por obvio que sim! O cerco do golpe nao vai ceder. As forcas progressistas estao dispersar e desqualificadas, desmoralizadas ate. Grandes vozes atirando em possiveis botes salva-vidas. De novo, saudo tua tentativa de aglutinar opiniao em torno da viabilidade progressista com o Ciro. Precisamos defender a democracia! A quem nao acredita que Ciro seja centro-esquerda, ao menos lhe de credito como democrata!

    Um futuro golpe-fascista se previne com Ciro e Haddad (ou Amorin, ou Wagner) ganhando em 1o. turno com apoio do Lula. Seria a destruicao do golpe e de sua propagacao. Sem vice com risco embutido! Este nao seria cenario impossivel, nem improvavel. Infelizmente, nao vai acontecer. Amigos, parentes, conhecidos da praca, de perfis petistas tambem ficaram cegos!

    Boa noite!

    1. Caro Marc,

      posso estar no momento um pouco confuso, mas não vejo saída com maior possibilidade de êxito do que a por você desenhada. Também, procuro na memória os tantos descalabros que justificam as críticas que a esquerda faz a ele.

      Abraços

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador