Vou calmo, por Rui Daher

Por Rui Daher

Vou calmo quando escrevo nesta noite de domingo. Creio que assim me preferem editore(a)s. Afinal, quando for para a cama, serão duas bolonas de sonífero. Antes o álcool foi pouco, como recomendado por deuses, budas e amuletos.

Galhofa leve: dias destes, sonhei estar começando um novo relacionamento de amor. Estava no saudoso “Beco das Garrafas”. Talvez, influenciado por Ariano Suassuna e Darcy Ribeiro, meus escritores preferidos, que do céu vivem a me pregar peças. Sim era ela, Janaína Paschoal. Eu sussurrava versos de amor do Vinícius no seu ouvido e ela, furiosa, como pomba-gira, devolvia ao alto dos prédios, com velocidade e força inimagináveis, os objetos que nos atiravam os vizinhos do beco.

O quê, Ariano? Se naquela época já batiam panelas? Não lembro, tanto tempo fà. Se a conduzi até as areias de Copacabana?  Não, Melodia, fiquei com medo. Embora, apenas 30 anos mais nova do que eu, no sonho aparecia-me como aquelas crianças de filmes de terror, os olhos fixos em algum lugar, de repente começavam a girar 360 graus numa velocidade estonteante. A certa hora pareceu-me sentir um odor de carne humana queimando. ‘Poltergeist’? Tô fora.

Acovardei-me mais ainda quando sugeriu brincar de baldinho e pazinha na beira-mar. Não topei. E se não aparecesse um ‘Táxi Lunar’ pra me levar dali?

– Como Dr. Walther Salles?

– Sim, ainda bem que foi sonho. Se eu tenho algo sério para falar? Muito. Daí vocês veem. Mas numa segunda-feira? Dói.

Há os avanços norte-americanos e chineses sobre nossos ativos e recursos naturais; as consequências do protecionismo e guerra comercial de Donald Trump; as bobagens dos arrependidos com o impeachment que somente usam como argumento o “rombo” criado pelas políticas de inserção social; o endividamento global e, pior, o meu atingem recordes históricos; a Copa do Mundo marcada pelas quedas “fakes” de Neymar e a indigência intelectual da crônica esportiva; a nota de Martin Wolf de como os EUA se entregaram a um capitalismo de cobiça; e como é feinha a tal .

Tudo sério, mas nesta semana irei preferir ouvir e pensar o que canta Gilberto Gil, “OK, OK, OK”. Também as menininhas da banda “Clã Brasil” (já ouviu, Ariano?) e, para não me acharem machista, como o fez a pop-star economista de Boulos, Laura Carvalho, a elas junto Lenine, Chico César, Zeca Baleiro, Paulinho Moska e Marcos Suzano, em “Os Cinco no Palco”.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=p98y-kfk2vw

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

View Comments

  • Realmente não é sonho.

    Me desculpe Sr.Rui, mas sonhar que está amando a possuída é mal presságio, castigo cruel. O  significado de tal pesadelo talvez seja o fato da monstrenga se tornar a vice do odioso admirador de torturador na pretensa corrida  ao planalto. Antevejo o caos: Na primeira discórdia entre o cabeça de chapa e sua vice (junção do Messias batizado no rio jordão e    Astarote, a rainha do inferno) o pau vai comer, porradas, unhadas e mordidas quiçá até canibalismo movido pelo ódio. . Convoquem uma dúzia de exorcistas e vamos resar.

    • Albas,

      você tá certo, é ´pesadelo, mas para tê-los é preciso sonhar. E meu sonho é o mesmo que o seu: uma sociedade menos desigual.

      Abraços 

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

46 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

1 hora ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago