A Marujada na zona rural de Joanésia, em Minas Gerais

Por jns

MARUJADA NA FAZENDA DO BRAÇO, ZONA RURAL DE JOANÉSIA, EM MINAS GERAIS

Manifestação exercitada como símbolo de resistência da nossa trucidada Cultura Popular em acelerado processo de degradação.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Manter as tradições

    Caro JNS, conheço festas tradicionais como essa la no Centro-Oeste. La também se faz procissões e quermesses festivas para Nossa Senhora do Rosario, com dança folcloricas e a dança em torno das fitas. Muito bom ver tudo isso documentado. O programa Sala de Noticias, da TV Futura, tem realizado coisas otimas (ja trabalhei com eles, aqui, produzindo excelentes entrevistas), e deixo um doc muito bom sobre a Festa do Rosário que consagra o ano de trabalhos religiosos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas.

    [video:https://youtu.be/dxbTnyxnqzs%5D

  2. Caros amigos Maria Luisa e Nikname

    Tive a felicidade ímpar de assistir e, desta vez, capturar imagens de uma festa tão comovente e singela, como a mostrada nos vídeos – publiquei 13 vídeos sobre a Marujada da Fazenda do Braço -, localizada na zona rural de Joanésia em Minas Gerais.

    Eu procurei informações sobre o “Batuque de 4” e manifestações como o “Boi Balaio” que não está sendo apresentado no distrito do Bagre, pertencente a Belo Oriente, MG.

    Sobre o “Batuque de 4” ainda terei a oportunidade de mostrar imagens do evento, que é comandado pelo Tote, o comandante da Comitiva Bigode Grosso, o meu parça do Travessão, pertencente a Mesquita, MG.

    Abraços!

    1. Nickname

      Fui de encontro ao evento, quando procurei informações sobre o “Boi Balaio”, que era realizado no Bugre, um distrito de Belo Oriente, MG.

      Durante as buscas, uma das minhas cunhadas revelou a festividade da Marujada na Fazenda do Braço, onde residem os pais dela.

      Excluindo o trecho com pavimento asfáltico, percorri cerca de 15 kms, só de ida, em uma empoeirada estradinha rural para alcançar o local da festividade, no sábado.

      A Comunidade Fazenda do Braço, por estar situada na zona rural de Joanésia, por sua vez integrada ao Colar Metropolitano do Vale do Aço, não é conhecida pela população regional.

      O comentário geral revelou que a festa de arromba ocorreu na noite anterior, quando foi acendida a bela fogueira e o palco de chão batido contou com a participação do grupo regional que joga o famoso “Batuque de 4”.

      Resumindo, esta foi, indiscutivelmente, uma das mais interessantes e incessantes incursões pelo grande sertão das Gerais.

      Abs!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador