Emilio GF

UM NATAL PARA TODOS

Não importa se você é católico, herege (como evangélicos e espíritas), pagão (como os budistas) ou ateu (como…você sabe – aquele povo que vai pro Inferno).

No  dia 25 de dezembro podemos comemorar o nascimento de muitos deuses – Jesus, Mitra, Horus, Osires, Baco, Solis Invictus ou simplesmente o início da primavera no hemisfério norte.

Bem, o início da primavera ocorre no dia 22 de dezembro. É que o Sol parece dar uma paradinha no céu e no terceiro dia ressuscita, ou melhor, retorna.

Se nada disso o convencer, comemore o feriado. Aos que comemorarem Baco, porém, aconselho  moderação – não vá a festa preferida das crianças descambar em grossa safadeza!

Também as árvores e guirlandas são para todos. Os pagãos desde o Egito e China até a Escandinávia, aguardavam o solstício de primavera com plantas perenes. E as enfeitavam com objetos de madeira pintados na forma de frutas, pássaros, etc.

Nossos antepassados tinham a esperança de avisar aos deuses que se aquele frio todo continuasse, eles estariam fritos.

E se você, não católico, está pensando em preservar a decoração mas se desfazer daqueles anjinhos azuis que comprou no ano passado, esquece.

Nossos anjos não têm nada de cristãos. Trata-se de uma adaptação do Gênio, aquele deusinho particular que protegia todo o romano. Se você estivesse apreciando uma carga da infantaria romana, seguramente ouviria de alguém:

– Que meu Gênio me proteja! É gládio no bucho desses bárbaros! E um feliz natal prá todo mundo!

Ôps! Me exaltei. Essa última exclamação é minha mesmo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador