Em São Paulo, uma mostra inspirada em descarte de resíduos

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagem: do Expo Reciclos

Jornal GGN – A partir deste sábado, 1 de outubro, o Shopping Villa Lobos, em São Paulo, recebe a mostra #Reciclos – A Arte da Reinvenção, que expõe o olhar de treze artistas sobre os resíduos que descartamos diariamente. Apresentada pela Rede Educare, em parceria com o Instituto Akatu, a exposição tem curadoria de Mundano e será aberta ao público, com a temporada até dia 30 de outubro. Durante a experiência o público poderá conferir obras feitas a partir de matérias primas como latas de alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais e lixo eletrônico.

A mostra, com o objetivo de trazer o tema da produção e consumo sustentável para debate, aborda questões cotidianas, por meio da arte, que propõe um desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a maneira como nos relacionamos com o meio-ambiente. Com isso o título #Reciclos foi inspirado no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dedicado ao incentivo do “Consumo e produção sustentáveis”, que é uma agenda lançada pelas Nações Unidas e países signatários com 17 metas e 169 indicadores para, até 2030, reduzir a pobreza, promover a prosperidade global, o avanço social e proteger o meio ambiente.

“Por meio das obras dos artistas da exposição #RECICLOS, as pessoas serão convidadas a refletirem e conhecerem como podem mudar seus hábitos para um consumo mais consciente que leve à diminuição da produção de resíduos. E também a um maior aproveitamento dos recursos, em benefício do bem-estar da sociedade, preservação do meio ambiente e prosperidade econômica”, disse Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

Dentre os artistas que participam do projeto estão Suzue, Dona Raimunda, Mag Magrela, Ever, Banais, Biofa, Alexandre Orion, Bispo Catador, Vermelho, Casulo, Tubarão Dulixo, Thiago Bender e Rodrigo Machado. E como curador da mostra está Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do “Pimp my Carroça”, que visa promover a autoestima dos catadores de materiais recicláveis e sensibilizar a sociedade para a causa em questão.

“A intenção é que a #Reciclos seja um projeto contínuo. Entendemos que agir de forma consciente no consumo está ligado à produção de conhecimento e de transformação através da educação. Um dos objetivos da exposição é fazer com que o cidadão recicle o seu olhar a partir das suas práticas cotidianas”, explicou Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

A exposição, com patrocínio da Novelis, estreia no mês que é dedicado para o tema, comemorando em 15 de outubro o “Dia do Consumo Consciente” – data estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Serviço

Exposição #Reciclos – A Arte da Reinvenção, de 1 a 30 de outubro

Local: Shopping Villa Lobos – 2º Piso

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Horário de visitação: de segunda a sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 14h às 21h.

Entrada gratuita.

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador