Patrimônio histórico vai virar estacionamento, no Rio

De O Globo

Fala sério!!!

Demolição de cocheiras imperiais para estacionamento do Maracanã cria polêmica

Por Luiz Ernesto Magalhães

RIO – As antigas cavalariças imperiais, em São Cristóvão, que faziam parte da Quinta da Boa Vista no tempo do Império e, com a proclamação da República, se transformaram no Centro Hípico do Rio, viraram motivo de polêmica entre historiadores, amantes da equitação e a prefeitura. O município comprou a área do Exército e pretende demolir todas as construções na Rua Bartolomeu de Gusmão para, durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, servirem de estacionamento e instalações de apoio a partidas de futebol e outros eventos no Maracanã. Após as Olimpíadas, o lugar será usado num plano de ampliar a área de circulação do público na Quinta. 

– A história do local está associada à equitação. O que eu acho um erro é que, para beneficiar o futebol, se prejudique a prática de outro esporte – criticou o coronel João Franco Pontes Filho, de 81 anos, quase ainda hoje treina no local e chefiou as delegações dos conjuntos que competiram por medalhas nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000). 
Os planos da prefeitura para a área estiveram entre os projetos apresentados ontem a técnicos do Comitê Olímpico Internacional (COI), que estão no Rio para acompanhar os preparativos para as Olimpíadas. A proposta é que o terreno do Centro Hípico seja interligado ao Maracanã por duas praças elevadas, que atravessariam a linha férrea. 
– O objetivo é ampliar a Quinta da Boa Vista como área de lazer, e não atender apenas a necessidades da Copa do Mundo e das Olimpíadas. O projeto será importante para a população. Não me parece que essas construções tenham interesse histórico – disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto. 
Frequentadores do lugar iniciaram um movimento pelo tombamento do complexo. Eles têm o apoio do vereador Carlo Caiado (DEM), que apresentou um projeto nesse sentido. O arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti também aderiu ao movimento. Ali surgiu, em 1911, o Club Sportivo de Equitação, que deu origem à Sociedade Hípica Brasileira, desde 1938 na Lagoa. O movimento quer o tombamento do lugar pelo Iphan. No entanto, o superintendente do órgão no Rio, Carlos Fernando de Andrade, disse não acreditar que a área tenha tanta relevância que mereça ser tombada.

FALA SÉRIO!!!

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador