Debate

Hoje: PFDC promoverá Ciclo de Webinários “Liberdade de Expressão sob Quatro Perspectivas”

do PFDC – Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

PFDC promoverá Ciclo de Webinários “Liberdade de Expressão sob Quatro Perspectivas”

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) – órgão do Ministério Público Federal (MPF) – promove mais um ciclo de webinários como parte do Projeto Encontros da Cidadania. Nos meses de outubro e novembro, o tema liberdade de expressão será debatido sob quatro perspectivas, cada uma em um webinário específico. Serão debatidas as temáticas discurso de ódio, intolerância religiosa, imprensa e liberdade de cátedra. Os encontros ocorrerão nos dias 7 e 21 de outubro, 5 e 18 de novembro, sempre às 10h.

A realização dos eventos conta com o apoio técnico dos procuradores do GT Liberdades: Consciência, Crença e Expressão da PFDC, cujos integrantes se revezarão no papel de mediador dos debates. “Nosso objetivo é contribuir para o respeito à diversidade religiosa e cultural, bem como para a cidadania e democracia, permitindo que a sociedade compreenda direitos e deveres em relação à liberdade de expressão”, explica o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.

A juíza federal Cláudia Dadico fará a palestra principal do webinário Discurso de ódio e intolerância a ser realizado em 7 de outubro. Esse evento contará com a presença do presidente da Safernet, Thiago Tavares, que fará o papel de debatedor. A mediação será feita pela procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira.

O webinário Proteção contra a Intolerância Religiosa, marcado para 21 de outubro, terá como expositora Rosiane Rodrigues de Iemanjá, doutora em Antropologia, escritora e Yalorixá. O procurador da República Jaime Mitropoulos participará com o objetivo de incentivar o debate, que terá a mediação do promotor de Justiça Alfonso Presti.

Já em 5 de novembro, ocorre o webinário Imprensa e Estado Democrático de Direito. O ciclo termina em 18 de novembro com o debate sobre Liberdade de Cátedra. Em breve, a PFDC divulgará a programação completa desses webinários. “Esperamos atingir um grande número de participantes. Esses são temas que precisam ser constantemente debatidos para que todos compreendam que a liberdade de expressão se constitui em princípio básico da nossa democracia, liberdade que deve ser reafirmada e firmemente protegida. Contudo, o exercício dessa liberdade não pode se constituir em salvo conduto para veicular discursos de ódio, intolerância, discriminação e preconceito”, afirma o procurador regional dos Direitos do Cidadão Enrico Freitas, coordenador do GT Liberdades.

Acesso aberto – O canal do Youtube do MPF transmitirá os webinários. A inscrição é necessária apenas para os interessados no recebimento de certificado. Nesse caso, a inscrição é obrigatória em cada evento e deve ser feita por meio da plataforma Sympla.

Serviço:

Ciclo de Webinários “Liberdade de Expressão sob Quatro Perspectivas”

1º Webinário: Discurso de ódio e intolerância
Data e horário: 7 de outubro, às 10h.
Inscrições pelo Sympla
Transmissão: https://www.youtube.com/c/canalMPF

2º Webinário: Proteção contra a intolerância religiosa
Data e horário: 21 de outubro, às 10h.
Inscrições pelo Sympla
Transmissão: https://www.youtube.com/c/canalMPF 

Redação

Redação

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

13 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

27 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago