Saiba onde encontrar e porque consumir orgânicos

Alimentos naturais, cultivados sem o uso de agrotóxicos e sem organismos geneticamente modificados (transgênicos) estão mais perto de você do que você imagina

O Brasil é o maior produtor de agrotóxicos do mundo, representando ⅕ do consumo mundial. Eles estão presentes, irregularmente, em 30% dos nossos alimentos, e não estão apenas na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e até em alimentos industrializados.

Contudo, segundo o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), muitos dos alimentos que chegam ao nosso prato (cerca de 70%) vem da agricultura familiar, e cada vez mais esses produtores estão vendo a agricultura orgânica como mais saudável para eles e para os consumidores.

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Existe o mito de que os alimentos orgânicos são caros demais, mas na verdade o que acontece é que eles parecem mais caros porque os supermercados onde costuma-se comprar cobram até quatro vezes mais do que as feiras.

Nas feiras orgânicas, muitas vezes, os consumidores compram direto dos produtores, o que significa preços mais baixos e a experiência de troca entre o consumidor e o produtor.

Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec criou o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável. Basta digitar um endereço para encontrar todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsável mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.

Além disso, o mapa mostrará quais são as frutas, verduras e legumes da estação na sua região para que opte pelos produtos locais. Conheça aqui

Os benefícios dos orgânicos

Ao consumir alimentos orgânicos, você contribui com:

>A sua saúde e a da sua família, pois evita o risco de contaminação por possíveis resíduos agrotóxicos presentes nos alimentos frescos.

>A preservação do meio ambiente, uma vez que o solo e a água não são contaminados. Além disso, a produção agroecológica baseia-se no uso responsável dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, assim como para a conservação e valorização da biodiversidade e da cultura local.

>A redução dos riscos à saúde dos trabalhadores rurais, que na produção convencional ficam expostos a substâncias tóxicas.

>A valorização do pequeno agricultor, que tem mais autonomia sobre a produção.

Alimentos Agroecológicos

A agroecologia é um conceito mais amplo e avançado. Os produtos agroecológicos não só não possuem agrotóxicos e transgênicos como são cultivados de forma justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Saiba mais sobre agroecologia aqui

Desafio Cresça

O Desafio Cresça, criado pela Oxfam, trata do que cada um de nós pode fazer para ajudar a modificar um sistema de produção e distribuição de alimentos que deixa quase 900 milhões de pessoas com fome e dificulta o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis para maioria das pessoas no mundo.

Ele reúne São cinco princípios que, se adotados por famílias em todo o mundo, provocarão mudanças positivas que ajudarão a construir um futuro sem fome e mais qualidade de vida na alimentação:

> Evitar o Desperdício
> Apoio ao Pequeno Agricultor
> Consumo Sazonal e Regional
> Explorar Novos Sabores (menos carne)
> Cozinha Eficiente

Lá você encontra algumas receitas e dicas de como consumir alimentos mais saudáveis.

Saiba mais sobre o Desafio.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu tava vendo na TV Brasil

    o Sakamoto dizer que o consumidor consciente pode mudar muita coisa. As vezes um consumidor consciente pode contribuir muito mais que  fazedores de manifestações por “mudanças”.

    As vezes, mudar um pequeno hábito pode ter um mágico efeito revolucionário.

     Bem, uma andorinha não faz verão… mas um bilhão de andorinhas voando pro Sul na hora errada também não fazem verão….

     

    Eu não vejo o PIG desde 95….

  2. Mulheres Bonitas

    As mulheres vão ficar mais bonitas com essa alimentação orgânica.

    É impressionante ver como a comida industrializada está maltrando as brasileiras. Tanto no visual quanto na saúde.

    Das mulatas cantadas em verso e prosa na MPB, ultimamente só me impressiona a Bela Gil, filha do Gilberto Gil e adepta da alimentação orgânica.

    E eu sigo as dicas que ela dá num programa de TV.

    Sim, eu tornei a minha própria alimentação mais brasileira (regional) e mais saudável.

    Posso dizer que a pele melhora, os quilos a mais vão embora sem sofrimento, o paladar fica mais apurado.

    Enfim, a aparência e a disposição física deste leitor traste melhoraram consideravelmente 😉

    Vale a pena dar uma olhada neste material do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/palestras/cancer/matriz_alimentar.pdf

  3. Tudo de bom! Porém, há que

    Tudo de bom! Porém, há que conscientizar, o comsumidor do alimento orgânico, sobre como melhor higienizá-lo, pois, se não lavar muito bem, pode estar trocando o tipo de envenenamento, de químico pelo consumo de parasitas deletérios ao ser humano. Consumir alimento orgânico, é qualidade de vida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador