A oportunidade do Bolsa Família digital

Se a presidente Dilma Rousseff precisa de uma bandeira nova, inclusiva, moderna, tem à mão o melhor programa possível, a TV digital, desde que corretamente encaminhado.

No dia 29 de abril próximo o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) vai decidir os rumos da faixa de 700 MHz e iniciar a transição para a TV Digital.

Dependendo do modelo que for adotada, ou se manterá o passado suspenso em formol, ou se criarão zonas de exclusão pagas ou se terá um Bolsa Família para atender um dos direitos inalienáveis: o direito à informação.

***

Todo o embate se dá em torno do set-top box, a caixinha com o conversor do sinal analógico para o digital. Sem ele, não haverá como assistir TV digital.

O modelo pretendido pelos ativistas digitais é o set-top box com o sistema operacional Ginga e com recursos de interatividade.

O país já gastou R$ 60 milhões em investimentos de Pesquisa e Desenvolvimento do sistema Ginga – um software desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba e pela PUC do Rio e aprovado pela UIT. A grande vantagem do software é permitir e interação entre o usuário e a emissora.

O vergonhoso ex-Ministro das Comunicações Paulo Bernardo segurou o projeto.

A presidente argentina Cristina Kirchner se apropriou do Ginga brasileiro – que é em código aberto -, desenvolveu o Ginga.ar, versão argentina e montou o Argentina Conecta, o maior programa de inclusão digital do mundo.

***

Agora, tem-se a oportunidade de retomar.

Por baixo, há dois modelos de negócio em jogo.

As empresas de telefonia defendem o modelo da Smart TV, ligado à tecnologia IP (da Internet). Vencendo, acaba a TV aberta.

Hoje em dia, aliás, Google, Yahoo e Netflix vem comprando pequenas emissoras de TV para explorar a broadcast. O custo de transmissão cai de 39 dólares do cabo para outro de 6 dólares da broadcats -a faixa de ondas da TV aberta.

As emissoras relutam em abrir mão da comodidade do modelo atual, mesmo sabendo que tem os dias contados. Vão se escorar no BV (Bônus de Veiculação) até o fim de seus dias, que promete ser próximo.

***

Toda a questão do set-top box gira em torno do público sem acesso à TV a cabo, especialmente das 21 milhões de famílias integrantes do cadastro único – 14 milhões do Bolsa Família e 7 milhões dos demais programas. Elas receberão o set-up box financiado com recursos das teles – dentro do acordo de venda do espaço.

Para as emissoras, interessa o set-up básico, que se limitará a mudar o sinal de analógico para digital, preservando seu modelo em formol.

Para as teles, interessa também o básico, porque fica mais barato e porque bastará um programa amplo de colocar o modem DTH (Direct to Home) – padrão de tecnologia de dados via satélite – para controlarem o mercado e darem adeus para a TV aberta.

***

Com o Ginga, os usuários poderão acessar serviços públicos, procurar emprego, ter acesso à marcação de consulta, à sua conta bancária, ao seu cartão social, serem consultados por pesquisas do IBGE, emitir sua opinião sobre temas de interesse público.

Já existem experiências concretas em bairros de Brasília, tocados pela TV Brasil.

A bola está com Dilma e o gol escancarado. Basta chutar.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Parafraseando Win Wenders: o

    Parafraseando Win Wenders: o medo do atacante diante do gol escancarado. Se interessa à Globo, Dilma vai chutar prá fora..

  • Parece ter rabo preso.

    Se tem uma coisa que ainda não entendi, porque o governo Dilma não mexeu um nadiquinha contra o PIG, isso não é democracia, isso tá parecendo rabo preso.

  • falta o informação

    Achei a explicação muito simplista, como se houvesse uma opção boa e outra ruim, sem analisar devidamente os pontos fracos e fortes de cada modelo. Sempre acho importante o modelo código aberto, desde que com segurança suficiente para evitar vazamentos e controle da informação do usuário. O importante de qualquer modelo é deixar o controle na mão do usuário, para que ele possa decidir o que ver ou acessar.

  • A presidente Dilma precisa

    A presidente Dilma precisa urgentemente ter visão de Estadista: utilizar o mesmo sistema da Argentina, criar uma TV pública de qualidade e usar os recursos das escolas técnicas federais, do sistema S de ensino (Senai, Sesc) do Coluni (uma das melhores escolas do ensino médio do Brasil), ligado à Universidade Federal de Viçosa (MG) para serem utilizados na Programação da TV ESCOLA, que atualmente é fraquíssima, com conteúdos desconectados da realidade do aluno, com raríssimas exceções, como a Sala do Professor, por exemplo.

  • prraaaaa fooooraaaaa!!!!

    é unanimidade nos comentários, que o governo terá mais uma oportunidade perdida.

    • Essa "unanimidade" só mostra o estado a q o Blog chegou...

      Dos comentários até o seu, só mais dois de participantes cadastrados. Todos os outros sao "imagem de". Pode ser até uma pessoa só, o contratado do dia. As caixas de comentários, nao só a deste tópico, estao entregues às baratas. Dá desânimo de ler. E os comentaristas antigos vao sumindo.  

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago