Rio aprova programa de segurança alimentar para pessoas em situação de rua

“Precisamos estruturar o segmento da alimentação desta população, sem passar por iniciativas isoladas", diz deputado autor do PL

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (12), um programa que garante a alimentação de pessoas em situação de rua.

Trata-se do Projeto de Lei 4.200/21, que versa sobre a criação do Programa de Segurança Alimentar para Atendimento de Pessoas em Situação de Rua, e que agora segue para uma segunda votação, antes da sanção.

De autoria do deputado estadual Danniel Librelon (REP), o propósito do projeto é garantir refeições à população vulnerável, através da colaboração entre os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), os Centros de Referência Especializados para População de Rua (Centros Pop) e os restaurantes populares. 

“Precisamos estruturar o segmento da alimentação desta população, sem passar, necessariamente, por iniciativas isoladas e sem nenhum tipo de apoio do poder público”.

A proposta buscará também o apoio da iniciativa privada para distribuir cestas básicas e recursos para abrir novas unidades de atendimento, usando espaços como cozinhas comunitárias e refeitórios escolares.

Conforme relembrou a Agência Alma Preta Jornalismo, 7,9% dos domicílios da capital carioca vivem em situação de fome severa, o que representa 489 mil pessoas sem acesso regular à alimentação, à luz de um estudo divulgado em 2024 pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Leia também:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador