Destaque Secundário

Em oito dias Exército decidirá se pune ou não Pazuello

Jornal GGN – O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro, enviou documento ao Comando do Exército com sua defesa. Nele, o general nega ter cometido transgressão disciplinar por ter participado em ato político em favor de Bolsonaro, no Rio de Janeiro, e afirma que agiu de acordo com a ‘honra pessoal’ citando o artigo 6 do Regimento Disciplinar do Exército.

O artigo reza que o regimento da corporação deve ser aplicado levando em consideração a ‘honra pessoal’, que vem a ser ‘sentimento de dignidade própria, como o apreço e o respeito de que é objeto ou se torna merecedor o militar, perante seus superiores, pares e subordinados’. O general alega que estava no evento com o presidente, comandante-em-chefe das Forças Armadas.

O regimento não permite que militares da ativa participem de ato político e, naquele evento, o presidente reuniu motociclistas e militantes que o apoiam.

O comandante do Exército tem até oito dias para decidir o caso de Pazuello. Nos bastidores a certeza é de que a pena será branda, para evitar atritos com o presidente, que diz que suspenderá qualquer sanção mais pesada contra o general ex-ministro da Saúde. Isso geraria uma crise sem precedentes entre o Exército e o Palácio do Planalto.

Por outro lado, se o comandante usar de punição branda, estimulará a impunidade, estimulando outros integrantes do Exército a transgredirem as regras participando de eventos políticos, principalmente se o presidente estiver nele. E isso tem o condão de minar a hierarquia das Forças Armadas. Todos se escudariam atrás da justificativa de Pazuello, alegando ‘honra pessoal’ e prestigiar a presença do presidente, maior autoridade militar do país.

Instado a ir para a reserva, Pazuello tem confidenciado a chegados que só pretende se afastar da ativa em 2022, para se escudar na CPI da Covid. O general corre risco de ser preso por perjúrio no novo depoimento que prestará no Senado.

Saindo em defesa do general, Bolsonaro já afirmou que o ato não foi político, foi um ato de apoio de seus seguidores.

Na live desta quinta-feira, Bolsonaro voltou a inocentar Pazuello dizendo que o ato não teve viés político. Afirmou ter sido um encontro, já que ele não é filiado a nenhum partido político.

Apesar das tentativas de Bolsonaro por solução que privilegie Pazuello, o general Paulo Sérgio já disse que o Exército não será influenciado por pressões externas. Militares contam com uma punição para evitar que episódios semelhantes se repitam e manchem a imagem das Forças Armadas.

Com informações do Correio Braziliense.

Redação

Redação

View Comments

  • O Exército vai decidir se deixa o elemento impune ou vai declarar se ele violou, ou não, a lei?
    O Brasil é uma piada.

  • Não há porquê punir o pizzauello enquanto o morfético ex-comandante do exército,que ameaçou o STF em pleno exercício do comando não for punido. Aliás,enquanto todos os milicos milicianos não voltarem para suas tocas de onde nunca deveriam ter saído.

Recent Posts

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

2 minutos ago

Tio Paulo e o espelho quebrado, por Mário Henrique Caixeta

Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…

44 minutos ago

Prévia da inflação oficial volta a desacelerar, segundo IBGE

Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…

57 minutos ago

Olsen Noção, por Antonio Lassance

O almirante não entendeu até hoje que militar não apita em questões de ordem política…

1 hora ago

Senado vai recorrer da decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Enquanto isso, STF já tem placar de 3 a 0 para manter a suspensão de…

3 horas ago

PF e FBI enquadram Mauro Cid para mais esclarecimentos sobre joias sauditas

Ex-ajudante de ordens da Presidência presta novo depoimento sobre o caso nesta sexta-feira (26)

4 horas ago