O acordo bilateral de comércio entre Brasil e China

Por Paulo F.

Da Ansa

Brasil assina acordo bilateral de comércio com China

DURBAN, 26 MAR (ANSA) – Os presidentes dos Bancos Centrais de Brasil e China, Alexandre Tombini e Zhou Xiaochuan, assinaram um acordo para utilizar as próprias moedas no comércio bilateral. O acordo foi firmado poucas horas antes do início da abertura da 5ª Cúpula do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) em Durban, na África do Sul. 

O acordo prevê cobrir o equivalente a US$ 30 bilhões ao ano, por um período de três anos, com o objetivo de proteger o fluxo comercial das flutuações de moedas estrangeiras. 

A presidente Dilma Rousseff deve chegar hoje ao país africano, e como primeiro compromisso encontrará o recém-eleito presidente chinês, Xi Jinping, para discutir o acordo bilateral. 

O tema central da 5ª Cúpula será a criação de uma instituição bancária como alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A previsão é que o capital da nova instituição seja em torno de US$ 50 bilhões. Todos os integrantes do bloco deverão ter direito a voto no Conselho de Administração da instituição. 

Também será discutida uma cooperação multilateral e parceria estratégica entre os cinco emergentes na luta contra o aquecimento global e para a segurança e estabilidade do mundo, com especial atenção para a situação na Síria. 

Participarão da Cúpula 125 delegados da China, o mesmo número da Rússia, 74 da Índia, 60 do Brasil e 242 da África do Sul. A África do Sul irá assumir a presidência rotativa do grupo após a reunião. (ANSA)

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ACORDO BRASIL-CHINA

    Bem seu NASSIF!

    DILMA  – A DAMA DE EFERRO TAVA BEM QUIETINHA NÉ!! TAÍ A RESPOSTA!

    E agora! FERNANDO HENRIQUE CARDOSO estava lá nos STATES fazendo seu serviço sujo e deu nisso. Enquanto ele afundou o Brasil e os brasileiros durantes os seus intermináveis e terríveis anos de desgoverno, agora o país mostra-se um protagonista internacional!!! ISTO É HILÁRIO!!! E tem muita gente esperando o barco afundar, mas isto jamais irá acontecer.

    Um recado para os inocentes e incautos: DILMA É SIM UMA ESTRATEGISTA!!!!

    NÃO PARECE! Então vejamos, ELA CONSEGUIU FAZER A TRAVESSIA DA SUPER CRISE INTERNACIONAL COM BAIXÍSSIMO DESEMPREGO. AGORA, EVITADO O MAIOR DESASTRE DE UMA SOCIEDADE MODERNA, BASTA RETOMAR O CRESCIMENTO. ALGUNS SACRIFÍCIOS COMO A INFLAÇÃO E BAIXO DESEMPENHO ECÔNOMICO FORAM SOCIALIZADOS. APENAS O DESEMPREGO MASSIVO É UMA CHAGA INCURÁVEL!!!! FHC QUE O DIGA!!

    Volto a insistir; DILMA JAMAIS ACEITARIA O DESEMPREGO DO POVO TRABALHADOR, SERIA UM RETROCESSO INACEITÁVEL.

    E AGORA, BASTA RETOMAR O CRESCIMENTO LENTAMENTE ATÉ 2018 E TUDO VOLTA AO NORMAL:

                             LULA – PRESIDENTE DO BRASIL 2018.

    AOS COXINHAS, AS UVAS VERDES…

    ABRAÇO,

    SERGIO CABREIRA.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador