Direitos humanos

HRW aponta Bolsonaro como “ameaça aos pilares democráticos”

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro tem ameaçado os pilares da democracia brasileira de diversas formas: seja via intimidação do Supremo Tribunal Federal (STF), insinuando o cancelamento das eleições de 2022 ou negando o direito do cidadão de eleger seus representantes, ou mesmo violando a liberdade de expressão de quem o critica.

“O presidente Bolsonaro, um apologista da ditadura militar no Brasil, está cada vez mais hostil ao sistema democrático de freios e contrapesos”, disse José Miguel Vivanco, diretor de Américas da Human Rights Watch, em nota. “Ele está usando uma mistura de insultos e ameaças para intimidar a Suprema Corte, responsável por conduzir as investigações sobre sua conduta, e com suas alegações infundadas de fraude eleitoral parece estar preparando as bases para tentar cancelar as eleições do próximo ano ou contestar a decisão da população se ele não for reeleito”.

Gostaria de ajudar o jornalismo independente do GGN? Clique aqui e veja como é possível

A HRW listou sucessivas ações de Bolsonaro contra a democracia brasileira, seja por meio de discursos atacando o STF, via alegação de fraudes eleitoral sem nenhum tipo de evidência, por exemplo. “Os discursos recentes fazem parte de um padrão de ações e declarações do presidente que parecem destinadas a enfraquecer os direitos fundamentais, as instituições democráticas e o Estado de Direito no Brasil”, pontua a Human Rights Watch.

A entidade também questiona o que Bolsonaro entende por democracia. “Ex-capitão do Exército, ele é um defensor da ditadura militar (1964-1985), período marcado por milhares de casos de tortura e assassinatos. O presidente Bolsonaro restabeleceu as comemorações de aniversário do golpe de 1964, que seu governo já definiu como “marco para a democracia brasileira”, e ele também chamou um coronel que comandava um dos centros de tortura da ditadura de “herói nacional””.

“O direito internacional protege o direito ao voto e a liberdade de expressão e a independência do judiciário. O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP), ratificado pelo Brasil, estabelece que “(t)odo cidadão terá o direito e a possibilidade (…) de votar e de ser eleito em eleições periódicas, autênticas (…) que garantam a manifestação da vontade dos eleitores””, ressalta a HRW.

Redação

Redação

Recent Posts

Prévia da inflação oficial volta a desacelerar, segundo IBGE

Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…

9 minutos ago

Olsen Noção, por Antonio Lassance

O almirante não entendeu até hoje que militar não apita em questões de ordem política…

16 minutos ago

Senado vai recorrer da decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Enquanto isso, STF já tem placar de 3 a 0 para manter a suspensão de…

2 horas ago

PF e FBI enquadram Mauro Cid para mais esclarecimentos sobre joias sauditas

Ex-ajudante de ordens da Presidência presta novo depoimento sobre o caso nesta sexta-feira (26)

3 horas ago

Uma escravidão portuguesa, com certeza, por Urariano Mota

Presidente de Portugal, Rebelo afirmou que o seu país é responsável por crimes realizados durante…

3 horas ago

A última chibatada da Marinha no lombo de João Cândido, por Hugo Souza

Sobre a revolta de Marcos Olsen com a possibilidade de inscrição do nome do líder…

5 horas ago