Dicas para controlar o consumo de água e energia no verão

Jornal GGN – Desde o dia 21 de dezembro os brasileiros vivenciam o verão e o calor já toma conta de diversas regiões do país. É nesta época, mesmo com o grande volume de chuvas, que consumo de água e energia aumentam ainda mais.

Hábitos como lavar as mãos e tomar banho mais vezes, além da utilização de ar condicionado, estão entre os motivos que explicam o aumento nas contas de água e de luz. Para ajudar a diminuir esses gastos, o técnico em manutenção de refrigeradores e máquinas, Fábio Cassanti, Diretor de Tecnologia da Samatec, explica como algumas práticas básicas do dia-a-dia podem ajudar na hora de economizar.  

Por exemplo, a limpeza correta e frequente do ar condicionado é fundamental, além de, durante a utilização, manter o ambiente sempre fechado para que a temperatura permaneça refrescante. O uso do objeto com portas e janelas abertas e o acúmulo de fungos e bactérias nos filtros, além de fazer mal à saúde, consome mais energia.

“Sempre alerto as pessoas para que façam a manutenção adequada dos seus eletrodomésticos, essa já uma boa dica para economizar energia e evitar gastos desnecessários como a troca total de um aparelho”, disse Fábio Cassanti. 

O especialista também dá dicas para as máquinas de lavar e secadoras. O ideal é deixar acumular a capacidade total de roupas que a máquina de lavar comporta, sempre lembrando que não ultrapasse esse limite. Outra saída é optar pela função de ciclo econômico e, quando precisar, deixar as roupas de molho, utilizando a mesma água para esfregar outras peças. Além de usar a água que sai da máquina para lavar o quintal, lavanderias, cozinhas e banheiros.

Abrir e fechar muitas vezes as portas das geladeiras e freezers também aumentam o gasto de energia, já que o hábito faz com que o eletrodoméstico tenha que trabalhar mais para manter a temperatura.  O mesmo acontece quando aumenta o volume de alimentos e bebidas.

O técnico alerta para que os consumidores prestem atenção nas peças dos eletrodomésticos. Em lavadoras, às vezes a troca de uma única peça pode fazer toda a diferença. Já com as geladeiras é importante verificar se a borracha da porta está em boas condições, já que é ela que tem a função de manter, com a vedação, a conservação de alimentos e, assim, economizando energia. O fusível térmico, a resistência e o motor do ventilador precisam e devem estar em bom estado.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

9 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

10 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

11 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

11 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

11 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

12 horas ago