Dicas para controlar o consumo de água e energia no verão

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Desde o dia 21 de dezembro os brasileiros vivenciam o verão e o calor já toma conta de diversas regiões do país. É nesta época, mesmo com o grande volume de chuvas, que consumo de água e energia aumentam ainda mais.

Hábitos como lavar as mãos e tomar banho mais vezes, além da utilização de ar condicionado, estão entre os motivos que explicam o aumento nas contas de água e de luz. Para ajudar a diminuir esses gastos, o técnico em manutenção de refrigeradores e máquinas, Fábio Cassanti, Diretor de Tecnologia da Samatec, explica como algumas práticas básicas do dia-a-dia podem ajudar na hora de economizar.  

Por exemplo, a limpeza correta e frequente do ar condicionado é fundamental, além de, durante a utilização, manter o ambiente sempre fechado para que a temperatura permaneça refrescante. O uso do objeto com portas e janelas abertas e o acúmulo de fungos e bactérias nos filtros, além de fazer mal à saúde, consome mais energia.

“Sempre alerto as pessoas para que façam a manutenção adequada dos seus eletrodomésticos, essa já uma boa dica para economizar energia e evitar gastos desnecessários como a troca total de um aparelho”, disse Fábio Cassanti. 

O especialista também dá dicas para as máquinas de lavar e secadoras. O ideal é deixar acumular a capacidade total de roupas que a máquina de lavar comporta, sempre lembrando que não ultrapasse esse limite. Outra saída é optar pela função de ciclo econômico e, quando precisar, deixar as roupas de molho, utilizando a mesma água para esfregar outras peças. Além de usar a água que sai da máquina para lavar o quintal, lavanderias, cozinhas e banheiros.

Abrir e fechar muitas vezes as portas das geladeiras e freezers também aumentam o gasto de energia, já que o hábito faz com que o eletrodoméstico tenha que trabalhar mais para manter a temperatura.  O mesmo acontece quando aumenta o volume de alimentos e bebidas.

O técnico alerta para que os consumidores prestem atenção nas peças dos eletrodomésticos. Em lavadoras, às vezes a troca de uma única peça pode fazer toda a diferença. Já com as geladeiras é importante verificar se a borracha da porta está em boas condições, já que é ela que tem a função de manter, com a vedação, a conservação de alimentos e, assim, economizando energia. O fusível térmico, a resistência e o motor do ventilador precisam e devem estar em bom estado.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador