A cooperação contra o crime

Coluna Econômica – 30/01/2008

O bloqueio de US$ 2 bilhões de contas do Banco Opportunity no exterior, é reflexo do grande avanço que ocorreu na chamada cooperação internacional – o trabalho coordenado dos sistemas de repressão de países, para combate ao crime organizado.

Hoje em dia, existe a Interpol, mais antiga. Agora, foram constituídas a Europol, com atuação na Europa, a Asiapol e a Ameripol, juntando a colaboração dos países das três Américas.

***
Essa integração surgiu a partir da modernização das polícias, induzida principalmente pela luta contra o narcotráfico, explica o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa. O setor de entorpecentes tornou-se uma ilha de excelência por conta de acordos internacionais e convenções da ONU desde os anos 80.

Os norte-americanos passaram a investir na Polícia e a capacitar maciçamente os quadros. O próprio Luiz Fernando participou de diversos cursos no exterior. Foi a partir da área de entorpecentes que a PF se fixou mais na investigação financeira. A PF passou a identificar a estrutura do tráfico e a buscar os bens dos traficantes, como maneira de asfixiar financeiramente a organização criminosa.

***

Hoje em dia, o Brasil está liderando a cooperação com países da língua portuguesa, formando policiais da África, Haiti e Cuba. A criação de adidos policiais ajudará nessa internacionalização.

No caso de Portugal, por exemplo, para onde foi o delegado Paulo Lacerda, existem manifestações criminosas reproduzindo a estrutura do PCC e do Comando Vermelho.

***

Para enfrentar essa estrutura de crime organizado, há a necessidade de investigações prolongadas e de sistemas de escuta, respeitados os direitos individuais.

E aí se entra no fator Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal. A privatização da telefonia gerou um fenômeno curioso. A segurança das diversas empresas privatizadas ficou nas mãos de ex-integrantes do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI).

Esse fenômeno permitiu a proliferação de toda espécie de arapongagem clandestina, com grampeadores anunciando seus serviços até pela Internet.

Recentemente, a Polícia Civil de São Paulo desbaratou uma quadrilha dessas, que tinha agentes infiltrados em companhias telefônicas e em sistemas eletrônicos de grampo. Mas Gilmar somente se insurgiu contra os grampos legais da Polícia Federal, autorizados pela Justiça.

***

Hoje em dia, se um araponga for apanhado com equipamentos – vendidos em qualquer biboca – ele só é punido se flagrado em pleno ato de grampear. A nova Lei do Grampo transformará em crime a posse de qualquer equipamento de grampo. Aí começará para valer a guerra contra a arapongagem clandestina.

Outro avanço importante foram as investigações em torno do suposto “grampo” em Gilmar Mendes – que tudo indica tratar-se de uma armação de adversários da Satiagraha. A PF montou um inquérito que permitiu mapear todos os processos que ocorrem em uma chamada telefônica. Com isso, ganhou competência para futuras investigações em torno de grampos reais.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif:

    Que saudades do Cid
    Nassif:

    Que saudades do Cid Moreira!

    O Bom Dia Brasil acaba de cortar a reprise de uma entrevista com o ministro Guido Mantega (de ontem no JG), na qual ele finalmente critica os juros altos praticados pelos bancos, para passar um trecho da prova do líder do BBB9.

    Quando a produção conseguiu reverter o erro e a imagem voltou aos apresentadores...nenhuma palavra!

    Com Cid no JN imediatamente ele diria: "Desculpem a nossa falha."

  • Nassif,

    que aconteceu com o
    Nassif,

    que aconteceu com o blog?

    Só se consegue acompanhá-lo efetivamente, os novos tópicos, visitando-os a partir da comunidade. Diretamente, as matérias ficaram estagnadas em "alavancagem dos bancos". Outros tópicos ficam ocultos e dá-se a impressão de que parou de funcionar.

    Estou preocupado, já lhe falei, com o fato do blog ficar no Ig.

    O IG anunciou, na home, que haveria problemas esses dias em v[arios blogs, por conta de mudanças que estáo sendo implementadas.

  • Nassif,
    Completamente
    Nassif,
    Completamente offtopic, mas como vc ainda não abriu o trivial...
    Hoje a Ilustrada da FSP tem uma matéria sobre a próxima Coleção, dessa vez de fotografias, e reproduz aquela foto do "Beijo do Hotel de Ville".
    Q tal um trivial sobre beijos?

  • Refazendo o meu primeiro
    Refazendo o meu primeiro comentário acima que foi um desastre:

    Nassif, o que o Edmar disse acima é verdade. Por exemplo, nesta matéria sobre a Cooperação contra o crime como em todas as outras, constava que haviam 2 comentários. Cliquei para ver e não apareceu nenhum. Só depois de se dar um "refresh" é que comentários aparecem. Isso vem acontecendo desde ontem, tanto nos comentários quanto nas matérias.

    Acho que é um problema de "cache". Peça ao seu pessoal de desenvolvimento para colocar no "meta tag" a opção “no-cache” no HTML. Peça, também, que verifiquem se está se fazendo cache no seu servidor ou em algum proxy server, se houver algum, e peça para retirar.

    Acredito que só a colocação do "no-cache" no "meta tag" resolva.

  • Mas quem são os proprietários
    Mas quem são os proprietários do dinheiro?
    Ninguém divulga?
    Se esse dinheiro esta todo em nome do Dantas ( e sabemos que a irmã movimentava as contas em Caymãs) que são os proprietários desse dinheiro?

  • NASSIF,

    O Edmar está
    NASSIF,

    O Edmar está correto, o mesmo acontece comigo. Mas no meu caso as postagem estavam estagnadas no post O FIM DA FARRA DA AL DE ALAGOAS.

    Apertei F5, limpei cokies, fiz de tudo e nada atualizava. Acessei pelo IE (uso o firefox) e lá atualizou, voltei então no Firefox apertei mais uma vez F5 e ai atualizou.

    Mas isso eu descobri hoje, ontem fiquei a tarde toda pensando que vc não havia atualizado o blog.

  • Te mandei um e-mail apontando
    Te mandei um e-mail apontando um possível problema grave na sua página.

    Já encaminhei aos técnicos.

  • ESTA geração de GOVERNANTES
    ESTA geração de GOVERNANTES COVARDES ainda vai colocar o país em maus lençós

    Depois não adianta dizer que a comunidade internacional se intromete e quer parte do que "não é seu"

    Se assim, se não damos valor, então que deem pra outro

    CLARO QUE NÃO QUERO ISSO, mas me incomoda sobremaneira ações isoladas, PANFLETÁRIAS e desconectadas da urgência que o tema representa e cobra

    EVIDENTE que a Amazônia precisa de diversas ações que visem a sustentabilidade e o manejo adequado ...mas também precisa de um EXÉRCITO pra dar pau no madeireiro, no grileiro, no arrozeiro, no boiadeiro e no índio garimpeiro

    AMAZONIA teve 17% de sua área destruída em 5 anos

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090130_amazonialemondeml.shtml

    De minha parte estou esperando a DESTRUIÇÃO de navios, caminhões, carros, motos e máquinas, a prisão de homens (pequenos, médios e grnades) que insistem nesta barbaridade

    Estou esperando indenização de países que permitem a entrada de madeira e biodiversidade ilegais, contrabandeadas, como com os da Europa

    Cadê de melhores e mais céleres leis? Cadê do legislativo e do judiciário?

    eu hein...

  • Nassif,
    veja esta
    Nassif,
    veja esta pérola do escritor piauiense Dodó Macedo:

    “O GOVERNO DO BRASIL CONSEGUIU O BLOQUEIO, NO EXTERIOR, DE 2 BILHÕES DE DÓLARES DO GRUPO OPPORTUNITY, DE DANIEL DANTAS. FOI O MAIOR BLOQUEIO DA HISTÓRIA DO BRASIL. A REVISTA VEJA BLOQUEOU A NOTÍCIA. O ESSENCIAL PARA O CRIME ORGANIZADO É INVISÍVEL A CERTOS OLHOS.”

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago