Categories: Economia

A planilha do Ilan

Cunhei a expressão “cabeça de planilha” para me referir aos economistas que, em vez de fazer análises econômicas, procuravam adivinhar os resultados da “planilha do Ilan” – no caso, Ilan Goldfjan, diretor de política monetária do Banco Cental, e responsável pelo monitoramento das metas inflacionárias.

O sistema criou um modelo de auto-alimentação de expectativas que era entrópico. Teoricamente, o BC deveria se monitorar pela média das expectativas do mercado. Mas como o ganho ou perda de uma instituição não está em acertar a inflação ou o PIB do ano, mas em chegar perto do que o BC pensa sobre o tema, a amostra ficava viciada. Aliás, o fenômeno persiste até hoje. Na ocasião, Armínio Fraga me telefonou reclamando da matéria e sustentando que Ilan não era “cabeça da planilha”.

E não é mesmo. Prova disso é o artigo de hoje na página dois do Estadão (“A ‘mexicanização” da economia”). Ilan investe contra o otimismo em relação ao “grau de investimento” da economia brasileira. E alerta que, nada ocorrendo de grave no cenário econômico mundial, nada ocorrerá de bom na economia brasileira, que continuará marcando passo e exibindo índices pífios de crescimento por falta de consenso político sobre os passos a serem dados para retomar o desenvolvimento.

Discordo dele quando enfatiza que o exagero de um ano, nos juros, é a bonança no outro, porque o controle da inflação permite a redução dos juros. Como se exageros de um ano fossem passado a limpo no outro ano, e não deixassem como herança mais dívida e mais serviço da dívida consumindo mais recursos públicos.

De qualquer modo, é um economista que foge dos chavões e das simplificações.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

27 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

41 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago