Brasil tem poucos itens estrangeiros em produtos exportados

Jornal GGN – O Brasil é uma das economias que registra o menor nível de utilização de componentes estrangeiros nos itens que vende para o exterior, o que pode ser interpretado como um sinal de que a economia do país é fechada, seja pela forte produção de matérias primas ou porque produz poucos bens que demandam componentes vindos do exterior.

Levantamento preliminar elaborado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e pela OMC (Organização Mundial de Comércio) mostram que cerca de 10% dos itens que o país comercializa com o exterior possuem componentes estrangeiros que agregam valor aos seus produtos e, sem considerar o México, o Brasil e a América Latina ficaram praticamente à margem das cadeias globais de valor. “Além de pouco peso nas cadeias globais, apresentam também uma integração produtiva regional pouco significativa, ao contrário da América do Norte, Europa e Ásia”, afirma o IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).

Contudo, a contribuição brasileira enquanto valor adicionado nas exportações dos outros países, um indicador para frente da integração nas cadeias globais de valor (CGVs), é a segunda maior entre os países em desenvolvimento, principalmente por conta das exportações de insumos e matérias-primas. “O comentário pertinente sobre estas constatações é que o Brasil não está totalmente fora das CGVs, mas seu lugar é mais como fornecedor de insumos para empresas de outras origens adicionarem mais valor na cadeia produtiva, do que como exportador de produtos com maior valor adicionado”, ressalta o IEDI.

Além disso, as empresas multinacionais têm buscado o mercado brasileiro e o latino atraídas pelo mercado interno ou a exploração de recursos naturais, além da posição que o país possui entre os BRIICS (Brasil, Rússia, Índia, Indonésia e África do Sul) enquanto receptor de investimento direto externo. “Em outras palavras, o país não é visto como um local para agregar valor na cadeia global”, ressalta a entidade, em relatório.

Segundo o instituto de estudos, as políticas econômicas e industriais devem levar em consideração que a divisão internacional do trabalho não considera apenas o nível das indústrias, mas também os estágios, atividades e tarefas conforme cada cadeia de valor. “A mudança de unidade de análise não é trivial e torna mais complexa a tarefa de formular políticas, ainda mais se são considerados os incentivos concedidos por outros países para atrair investimentos das diversas empresas das CGVs”, diz a entidade.

Embora exista um componente de incerteza ligado à geopolítica corporativa internacional – e isso dificulta a política industrial -, o relatório do IEDI afirma que também é “inequívoca” a importância das políticas domésticas para participar das CGVs, a começar pelas condições de competitividade industrial, como a melhora das estruturas de logística e de tecnologia da informação, fatores cruciais do sucesso no comércio internacional, além de fomentar através de políticas industriais o desenvolvimento de segmentos e ramos onde é maior a atividade das CGVs.

“Em suma, o que se pode afirmar com certeza é que as CGVs estão ganhando mais poder e relevância econômica, de forma que o Brasil não pode se furtar a desenhar e implementar políticas econômicas e industriais considerando as CGV – principalmente o regime macroeconômico e cambial, as políticas de comércio e acordos internacionais, políticas de atração de investimento, de competitividade e inovação”, diz o IEDI.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • CGV: em que isto é bom p o Brasil.

    Alguém pode me explicar o que está escrito no texto? 

    Sou um simples cidadão mortal, mais para ir às ruas do que para intelectual.

    Dá uma força, aí.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

26 minutos ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

1 hora ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

4 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

4 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

5 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

6 horas ago