Fernando Castilho
Fernando Castilho é arquiteto, professor e escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, a Sangria Estancada.
[email protected]

Desmonte da economia nacional é notório, dizem economistas em manifesto

"Nós economistas temos clareza de que o retorno do Brasil ao progresso passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin"

Foto: Agência Brasil

Manifesto de economistas pela democracia e contra a barbárie

Mais de 1.100 economistas brasileiros assinaram um manifesto escancarando o desmonte da economia provocado pelo governo de Jair Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes nestes últimos 4 anos de gestão.

O documento defende que “o retorno do Brasil a uma trajetória de progresso civilizatório passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno das eleições gerais”. Leia a íntegra do manifesto abaixo:

.

O Brasil está mergulhado em uma crise profunda, com múltiplas dimensões. Na economia, trata-se de uma estagnação sem precedentes em nossa história, um inegável retrocesso. Temos um processo inflacionário que impõe pesadas perdas aos mais pobres. O governo de Jair Bolsonaro implantou um projeto autodestrutivo, que aprofundou a regressão de nossa estrutura produtiva, privilegiou ainda mais o rentismo e os grandes interesses financeiros e nos levou às portas da barbárie, que assumiu a forma de desmantelamento do arremedo do Estado Nacional Soberano construído a duras penas. As instituições foram enfraquecidas, os pilares do Estado Democrático de Direito foram ameaçados.

O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em vários momentos, tentou viabilizar um golpe. Buscou intimidar o Supremo Tribunal Federal (STF), acenou com a possibilidade de questionar os resultados das eleições em 2022 no intuito de negar aos brasileiros e brasileiras o direito de eleger seus representantes, ao mesmo tempo em que tenta persistentemente violar a liberdade de expressão daqueles contrários ao seu projeto. Além de fragilizar a sociedade brasileira, as atitudes de Jair Bolsonaro geram instabilidade política, tornam o país um pária na comunidade internacional e afetam negativamente a economia.

O desmonte da economia nacional é notório. Os investimentos públicos foram travados, reduzidos ao seu menor valor. Políticas públicas voltadas para educação, ciência e tecnologia, preservação ambiental e garantia dos direitos humanos foram abandonadas. Os programas de transferência de renda foram instrumentalizados para fins eleitorais e fragilizados, não alcançando toda a população que deles necessita.

A política de valorização do salário mínimo – iniciada na segunda metade dos anos 90, e ampliada a partir de 2003 – não só foi abandonada como, pela primeira vez, em 25 anos, o presidente da República irá entregar no final do seu mandato um salário mínimo inferior, em termos reais, àquele que recebeu no momento da sua posse. No mercado de trabalho, aumenta o número dos sem carteira, dos trabalhadores autônomos sem formalização, dos empregados em jornada de trabalho parcial, daqueles com contrato por tarefa ou empreitada, além dos trabalhadores que têm trabalho e renda comandados por aplicativos, que vendem a força de trabalho ao menor preço.

A saúde foi fortemente debilitada, em um dos momentos em que mais precisamos do setor em nossa história. O governo Bolsonaro se eximiu da responsabilidade de coordenação das ações e desprezou as indicações da ciência para minorar os efeitos da pandemia de Covid-19. Como resultado, tivemos mais de 10% das mortes mundiais, sendo que representamos 2,7% da população do planeta. Os danos para o futuro do país são incomensuráveis. A tragédia da escalada do desemprego, combinada com a redução da renda média dos trabalhadores, coloca no horizonte o risco de uma pandemia de fome ao lado de uma pandemia sanitária ainda não debelada.

A política de Bolsonaro visa a desregulamentar as atividades econômicas, dar autonomia para que as empresas privadas, muitas delas oligopólios, autorregulem-se e se vejam livres das leis de proteção socioambiental. Objetiva ainda privatizar as empresas públicas, enfraquecer o que ainda resta de bancos públicos, vender os ativos do Estado na bacia das almas, reduzir os direitos dos trabalhadores, privatizar e/ou terceirizar a educação e a saúde em todas as etapas e condenar o país ao atraso e à subordinação aos interesses do capital externo.

A frente de expansão do capitalismo dependente brasileiro passa a girar em torno do agronegócio, em especial o complexo de grãos e carnes, estimulados pela dinâmica internacional, do extrativismo mineral com tudo que lhe é inerente: devastação ambiental (inclusive pelo uso intensivo de agrotóxicos), social e cultural, com um conflito permanente em torno da ocupação e do uso da terra. Uma economia neocolonial, baseada na produção de mercadorias para o mercado internacional, e uma base produtiva que se reprimariza e se desindustrializa.

Na área externa, a política do governo é de renúncia à soberania nacional, abertura indiscriminada ao capital estrangeiro e às importações, adesão a padrões de política da OCDE que não nos servem, e que podem contribuir para destruir o que resta da indústria nacional, esvaziar acordos regionais como o Mercosul e para um comportamento irresponsável em relação ao papel do país no enfrentamento às mudanças climáticas.

O projeto político de Bolsonaro é de implantação de um sistema político autoritário, uma ditadura neofascista que pretende se perpetuar armando as polícias e milícias para concretizar sua aspiração de poder.

Nós, economistas que subscrevemos este manifesto, entendemos que a superação desse quadro exige uma união em defesa da democracia, dos direitos humanos e da Constituição de 1988. Um pacto em defesa da civilização e contra a barbárie, multipartidário, o mais amplo possível, como expresso na frente partidária que lançou a pré-candidatura Lula/Alckmin.

Defendemos que um novo governo democraticamente eleito tem que se pautar por reformas que ampliem e garantam direitos sociais, ambientais e trabalhistas, que se adequem à era digital e estejam em sintonia com os princípios democráticos e com o potencial do novo e real no mundo do trabalho.

Para recuperar o crescimento e colocar o Brasil na trilha de um país mais justo, menos desigual, ambientalmente sustentável e mais próspero, esperamos do futuro governo:

– Promoção de uma Reforma Política baseada nos princípios de fortalecimento dos partidos políticos e aumento da participação popular por meio de plebiscitos, referendos e conselhos setoriais deliberativos;

– Extinção do teto de gastos e criação de uma nova regra fiscal que compatibilize a sustentabilidade de médio e longo prazo da dívida pública, essencial para administrar a fragilidade financeira do Estado Brasileiro, com o aumento necessário dos gastos com educação, saúde, assistência social, cultura e políticas de apoio a negros, povos tradicionais, mulheres, portadores de necessidades especiais, juventude e LGBTQIA+;

– Reativação dos conselhos de políticas públicas que foram extintos na gestão Bolsonaro. Em especial, a retomada do funcionamento pleno do CONSEA e dos instrumentos nacionais de combate à fome e à miséria, das políticas de estoques reguladores e de preços mínimos, e do forte apoio à agricultura familiar;

– Promoção de uma mudança profunda na política econômica, social e ambiental cujo caráter ortodoxo, neocolonial e neofacista aprofunda as tendências à estagnação econômica e exacerba as múltiplas desigualdades – de renda e riqueza, regional, de raça/etnia e de gênero no mercado de trabalho;

– Promoção rápida de uma Reforma Tributária Ampla e Estrutural que vise a atender como objetivos: (i) aumentar fortemente a progressividade da carga tributária por intermédio da taxação de lucros e dividendos distribuídos, revisão da “pejotização” e aumento dos impostos sobre a propriedade e redução da carga tributária sobre o consumo dos mais pobres; (ii) estabelecer a equidade horizontal entre os setores de atividade econômica, reduzindo a carga tributária sobre a indústria de transformação e aumentando a carga tributária sobre o agronegócio e o setor de serviços;

– Modernização, reestruturação e democratização do Estado, colocando no centro de sua agenda os objetivos de garantir a vida, o bem-viver e a sustentabilidade com visão de longo prazo;

– Desenho e implementação de programas emergenciais de obras públicas em infraestrutura e serviços públicos em parceria com estados e municípios, visando à geração de trabalho e renda e incentivo às economias locais;

– Construção de sólido programa de investimentos em infraestrutura econômica, urbana e social, com destaque para iniciativas que reduzam desigualdades sociais e regionais;

– Fortalecimento do BNDES e dos bancos públicos como financiadores de projetos para a retomada e modernização tecnológica da indústria, defasada em nível internacional devido à falta de investimentos. Esse financiamento deverá estar atrelado a metas concretas de melhoria da competitividade nos mercados internacionais e a metas de sustentabilidade social e ambiental, inclusive de redução de emissão de CO2. É preciso que as autoridades monetárias voltem a ter capacidade de, se necessário, usar suas taxas para favorecer o investimento e o esforço contracíclico, além de privilegiar setores e atividades que sejam intensivos em benefícios para toda economia. Também é importante priorizar o apoio aos pequenos negócios e às médias, pequenas e microempresas;

– Fortalecimento do serviço público nacional, respeitando e valorizando os direitos das servidoras e servidores, buscando desfazer privilégios acumulados no último período, em especial no Judiciário e nas Forças Armadas, assim como a recuperação da capacidade indutora e de planejamento do Estado Brasileiro;

– Modernização de modelos de implementação de políticas públicas, atualizando-os face aos desafios e oportunidades associados aos novos padrões técnicos da era do conhecimento e a avanços do processo de reconstrução do Estado.

– Tomada de medidas imediatas de combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional;

– Retomada da política de valorização do salário mínimo;

– Revisão das Reformas Trabalhista e Previdenciária com base na negociação entre trabalhadores, empresários e governo;

– Suporte técnico e financiamento da agricultura familiar, implementação de uma reforma agrária agroecológica, estabelecimento de estoques reguladores e comercialização dos produtos visando à redução da carestia, à garantia da segurança alimentar e à melhoria da renda dos pequenos produtores rurais;

– Incentivo à economia solidária, ao associativismo, ao cooperativismo, aos arranjos produtivos locais e projetos de desenvolvimento territorial urbano e rural;

– Garantia do acesso aos direitos humanos, ao trabalho e a uma vida decente. Combate ao racismo, ao sexismo e ao patriarcado, criando medidas afirmativas e mecanismos institucionais para que pessoas e grupos discriminados possam superar a pobreza e ter acesso a trabalho e existência dignos;

– Revisão da política de paridade de preços internacionais dos combustíveis por intermédio da retomada da produção nacional de derivados de petróleo, fortalecendo a Petrobras como uma empresa de energia indutora do crescimento e desenvolvimento nacional;

– Retomada do controle estatal da Eletrobrás e da priorização da expansão de energias renováveis, mantendo o setor público no controle da matriz energética do país;

– Desenvolvimento de uma política ambiental comprometida com a sociobiodiversidade, a defesa do meio ambiente e a solução das questões climáticas, garantindo a os direitos dos povos originários definidos constitucionalmente e o reconhecimento de seus conhecimentos, aderente às medidas de proteção das riquezas naturais do país. Apresentação de plano de transição justa para uma economia verde, baseado na biotecnologia, indústria 4.0, internet das coisas, promovendo mudanças no atual padrão de mobilidade urbana, e buscando a recuperação de áreas degradadas e do complexo industrial da saúde;

– Forte aumento do investimento em ciência, tecnologia e inovação mirando os patamares observados nos países desenvolvidos;

– Garantia de um olhar estratégico para o desenvolvimento regional, em especial para a Amazônia e o Nordeste, com caráter de inclusão e redução das desigualdades, mas também de integração dentro de um projeto nacional de desenvolvimento, a partir dos próprios potenciais regionais. Fundamental aqui também retomar as negociações com Estados e Municípios, no que tange à dívida pública, buscando tornar mais justa e sustentável a situação financeira dos níveis subnacionais;

– Retomar e fortalecer a integração regional por intermédio do Mercosul e a expansão do processo na América do Sul e no conjunto da América Latina e Caribe;

– Revisão da política externa de forma a recuperar o protagonismo do País nos organismos e fóruns internacionais e na cooperação sul-sul, especialmente com os países da América Latina, da África, da Ásia, assim como resgatar e fortalecer os laços com os BRICS.

Nós, economistas, que subscrevemos este manifesto, temos clareza de que o retorno do Brasil a uma trajetória de progresso civilizatório passa, necessariamente, pela eleição da chapa Lula-Alckmin no primeiro turno das eleições gerais. Também é fundamental votarmos para governadores, senadores e deputados federais e estaduais que se oponham firmemente ao governo de Jair Bolsonaro e estejam alinhados com a defesa permanente da democracia, do Estado de Direito e da Constituição Federal de 1988.

República Federativa do Brasil, 13 de junho de 2022.

Assinam:

1       Luiz Gonzaga Belluzzo  SP

2       Tânia Bacelar       PE

3       Helena Lastres      RJ

4       Jean Paul Prates    RN

5       José Sérgio Gabrielli de Azevedo      BA

6       Luiz Carlos Bresser-Pereira      SP

7       Rosa Maria Marques      SP

8       Otaviano Canuto  EUA

9       Antônio Corrêa de Lacerda      SP

10     Sulamis Dain        RJ

11     Renan Filho         AL

12     Claudio Alberto Castelo Branco Puty         PA

13     Hildete Pereira de Melo  RJ

14     Tiago Oliveira      Portugal

15     Julia Braga  RJ

16     Clélio Campolina Diniz MG

17     Rogério Studart    EUA

18     Márcio Pochman  SP

19     Magda Biavaschi  SP

20     Maurício Borges Lemos MG

21     Ladislau Dowbor  SP

22     Uallace Moreira Lima     Coréia do Sul

23     Ana Cláudia Arruda       PE

24     Pedro Rossi SP

25     Flávia Vinhaes     RJ

26     Guilherme Santos Mello          SP

27     Paulo Nogueira Batista Júnior SC

28     Luiz Fernando de Paula RJ

29     Ricardo Carneiro  SP

30     José Raimundo Barreto Trindade      PA

31     Tânia Cristina Teixeira   MG

32     Denise Kassama   AM

33     João Hallak Neto  RJ

34     Leda Paulani        SP

35     Esther Dweck       RJ

36     José Eduardo Cassiolato          RJ

37     Margarida Baptista – Portugal

38     Ricardo Bielschowsky  RJ

39     José Ricardo Wendling  AM

40     Teresa Campello   SP

41     Lidice da Mata      BA

42     Virgilio Guimarães         MG

43     Edson Machado Monteiro       DF

44     Dercio Garcia Munhoz   DF

45     Fernando Augusto Mansor de Mattos         RJ

46     Clóvis Alves de Melo e Silva  AC

47     Edmar Batistela Toneli   AC

48     Marcela Sarkis Sopchaki         AC

49     Mário Jorge da Silva Fadell     AC

50     Tony John de Oliveira   AC

51     Agnaldo Quintela dos Santos  AL

52     Alonso Barros da Silva Junior AL

53     Anderson Henrique dos Santos Araújo      AL

54     Cícero Péricles Carvalho         AL

55     Cid Olival Feitosa AL

56     Diana Lima AL

57     Dilson Renan de Souza  AL

58     Emanuel Lucas de Barros        AL

59     Fábio Guedes Gomes     AL

60     Flávio José Domingos   AL

61     Francisco José Peixoto Rosário         AL

62     Guilherme Lopes  AL

63     Lailla Nayara Alves de Brito Soares  AL

64     Luan Gomes da Silva     AL

65     LUCIANA CAETANO DA SILVA AL

66     Maurílio Procópio Gomes       AL

67     Mirabel Silva dos Santos         AL

68     Paula Ruana do Carmo Ferreira        AL

69     Pedro Ivo Moraes de Souza     AL

70     Roberto Resende Simiqueli     AL

71     Rômulo Batista Sales     AL

72     Sandra Cavalcante Dias  AL

73     Umbelino Oliveira de Andrade         AL

74     Valber Gregory Barbosa Costa Bezerra Santos     AL

75     Verônica N. Brito Antunes      AL

76     Victor Emmanuel Feitosa Hortencio AL

77     Alcides Saggioro Neto   AM

78     Aldemir De Carvalho Caetano Júnior         AM

79     Armando Clovis Marques de Souza  AM

80     Celso Augusto Torres do Nascimento                  AM

81     Cleísa Bessa         AM

82     Farid Mendonça Júnior  AM

83     Francisco Ednaldo Praciano    AM

84     Inaldo Seixas Cruz         AM

85     Jose da Silva Sobral       AM

86     Paulo Rodrigues dos Santos    AM

87     Charles Achcar Chelala  AP

88     Cláudia Chelala    AP

89     Jadson Luís Rebelo Porto        AP

90     Lucia Tereza Ribeiro do Rosario       AP

91     Ana Cristina Cerqueira   BA

92     Ana Georgina da Silva Dias    BA

93     Ana Lúcia de Miranda Costa   BA

94     Ana Maria Ferreira Menezes    BA

95     Andréa Costa Magnavita         BA

96     Andreia Andrade dos Santos   BA

97     Angela Brasileiro  BA

98     Antonio Rosevaldo Ferreira da Silva BA

99     Carmem Lucia Castro Lima     BA

100   Chirley Vanuyre Vianna Cordeiro     BA

101   Claudia Monteiro Fernandes   BA

102   Cristina Mascarenhas     BA

103   Daniel Alem         BA

104   Denilson Geraldo Sampaio Rehem   BA

105   Dilton de Souza Campos Filho         BA

106   Elizabeth Oliveira BA

107   Ely de Oliveira Rosa Pimenta  BA

108   Euclides Santos Bittencourt     BA

109   Fábio Di Natale Guimarães      BA

110   Flávia Santana Rodrigues        BA

111   Frederico Fernandes de Souza BA

112   Frederico Torres da Silva        BA

113   Gerard Coelho      BA

114   Gilca Garcia de Oliveira BA

115   Glaucia Campregher      BA

116   Ivo Costa Novais  BA

117   José dos Santos Costa    BA

118   José Nelio Monteiro Corsini    BA

119   José Rubens Monteiro Teixeira         BA

120   Lavínia Maria de Moura Ferreira       BA

121   Lícia Maria França Cardoso     BA

122   Lielso Antonio de Almeida Coelho   BA

123   Lourival Moura    BA

124   Luiz Filgueiras      BA

125   Manoel Justiniano Melo da Fonseca BA

126   Marcia da Silva Pedreira BA

127   Maria Bernadete Pereira Bezerra        BA

128   Maria Christina  Cunha  de  Carvalho        BA

129   Maria Emilia Marques Aldonce        BA

130   Marileide Alves da Silva         BA

131   Maryanna Nascimento de Oliveira Silva     BA

132   Nicia Moreira       BA

133   Paulo Dantas da Costa   BA

134   Paulo de Tarso Guedes de Brito Costa       BA

135   Paulo Henrique de Almeida    BA

136   Ranieri Muricy Barreto  BA

137   Reginaldo Souza Santos BA

138   Renildo Souza      BA

139   Romeu Temporal BA

140   Sarah Farias Andrade     BA

141   Sidney Guilherme Chaves Junior0    BA

142   Solange Doria Marques de Santana   BA

143   Thiago dos Santos Xavier       BA

144   Vitor Antônio Pereira Lemos   BA

145   Elias de Oliveira Sampio         BA

146   Aécio Alves de Oliveira CE

147   Alfredo José Pessoa de Oliveira        CE

148   Andre Macedo     CE

149   André Vasconcelos Ferreira     CE

150   Antônio Alberto Teixeira        CE

151   Elton Eduardo Freitas    CE

152   Fabio Maia Sobral         CE

153   Fatima Gondim Farias   CE

154   Fernando Pires     CE

155   João Cezar Barbosa de Assis   CE

156   Kleber Silveira     CE

157   Marcelo Lettieri    CE

158   Marcos Antônio Vieira de Castro      CE

159   Maria Neura Antunes     CE

160   Raimundo Barroso Pimentel   CE

161   Reginaldo de Aguiar Silva       CE

162   Roberto Smith      CE

163   Sergio Gonçalves dos Santos Junior CE

164   Silvana Parente     CE

165   Acilino Ribeiro    DF

166   Adelina Maria Melo Feijão      DF

167   Ademar Kiotoshi Sato (Monge Sato)          DF

168   Adroaldo Quintela         DF

169   Afonso Magalhães         DF

170   Alex Rabelo Machado   DF

171   Alexandre Ribeiro Motta         DF

172   André Calixtre      DF

173   Andre Cavalcanti  DF

174   Andrea Barreo de Paiva DF

175   Antonio Carlos Filgueira Galvão      DF

176   Antonio Ibiapina Parente         DF

177   Antônio Sérgio Borba Cangiano       DF

178   Aristides Monteiro Neto DF

179   Austregesilo Ferreira de Melo  DF

180   Benjamim Bandeira Filho       DF

181   Bruno Moretti      DF

182   Carla Naves DF

183   Carlos Alberto Ferreira Lima   DF

184   Carlos Alvares da Silva Campos Neto        DF

185   Carlos Eduardo Flores   DF

186   Caroline Teixeira Jorge  DF

187   Celia Vieira DF

188   Célio L. Paulo      DF

189   Cezar Santos Alvarez     DF

190   Claudio Antônio de Almeida  DF

191   Clovis Scherer      DF

192   Daniel Moura da Costa Teixeira        DF

193   Daniela Freddo     DF

194   David Deccache   DF

195   Deise Maria Bourscheidt         DF

196   Edmar Rodrigues de Abreu     DF

197   Edson Raimundo dos Santos Filho   DF

198   Eduardo B. Viotti DF

199   Eduardo Fernandez Silva        DF

200   Eduardo Rodrigues da Silva    DF

201   Emilio Chernavsky        DF

202   Enid Rocha Andrade da Silva DF

203   Enio Carlos M. Souza    DF

204   Esther Bemerguy de Albuquerque    DF

205   Evilasio da Silva Salvador       DF

206   Fernanda Valada Machado      DF

207   Fernando Fellows Dourado     DF

208   Fernando Muro Martinez        DF

209   Flavio Cruvinel Brandão         DF

210   Flavio Lucio Correa de Faria   DF

211   Flavio Tavares de Lyra   DF

212   Flávio Teixeira Barbosa DF

213   Francisco Carneiro De Filippo DF

214   FREDerico Rocha Ribeiro      DF

215   Gerti Egler  DF

216   Gilson Duarte Ferreira dos Santos     DF

217   Guidborgongne Carneiro Nunes da Silva   DF

218   Guilherme Costa Delgado       DF

219   Gustavo Falcao Silva     DF

220   Henrique César da Silva Gómez       DF

221   Ingo Antonio Luger       DF

222   Ivanilson Guimarães      DF

223   Jales Dantas da Costa     DF

224   Janice Campos da Câmara       DF

225   Jefferson D’Avila de Oliveira  DF

226   João Carvalho Leal        DF

227   Joaquim Andrade DF

228   Jorge Abrahão de Castro         DF

229   José Carlos Peliano        DF

230   José Celso Cardoso Jr.   DF

231   José Geraldo França Diniz       DF

232   José Luis da Costa Oreiro        DF

233   José Luiz Lobo Paiva     DF

234   José SantAna       DF

235   Júlia Alves Marinho Rodrigues         DF

236   Juliano Musse      DF

237   Júlio Miragaya      DF

238   Kalinka Martins da Silva         DF

239   Lauro Henrique Guimarães Corrêa    DF

240   Leandro Freitas Couto   DF

241   Leopoldo Costa Junior  DF

242   Lorena Siva Brandao     DF

243   Luana Pinheiro     DF

244   Lucca Henrique G Rodrigues  DF

245   Luciana Mendes   DF

246   Luciana Resende  DF

247   Luciano Pereira da Silva DF

248   Ludmila Luísa Tavares e Azevedo    DF

249   Luís Eduardo Montenegro Castelo    DF

250   Luis Otávio R. Cunha    DF

251   Luise Gonçalves Villares         DF

252   Luiz Alberto Vieira        DF

253   Manuel José Forero Gonzalez DF

254   Marcelo Galiza Pereira de Souza       DF

255   Márcio Gimene    DF

256   Marcos Maia Antunes    DF

257   Maria Cristina de Araújo         DF

258   Maria das Graças Batista de Carvalho         DF

259   Maria de Lourdes Rollemberg Mollo DF

260   Maria Luiza Falcao Silva         DF

261   Maria Martha de Menezes Costa Cassiolato          DF

262   Mario Luiz Machado     DF

263   Mário Theodoro   DF

264   Marlene Libardoni         DF

265   Matuzalem Silva de Albuquerque     DF

266   Maurício Galinkin         DF

267   Max Leno de Almeida   DF

268   Mônica Beraldo    DF

269   Moyses Aparecido Berndt       DF

270   Nair Tuboiti         DF

271   Nathalie Beghin    DF

272   Nhanja Ribeiro de Araujo       DF

273   Noely Antônio de Douza        DF

274   Odilon Nunes Botelho Junior DF

275   Paulo Cezar Mendes Ramos    DF

276   Paulo du Pin Calmon    DF

277   Paulo Kliass         DF

278   Paulo Rodrigues Mendes         DF

279   Pedro Assumpção Alves         DF

280   Pedro César Batista        DF

281   Pedro Garrido      DF

282   Pedro Rodrigues de Sousa Martins   DF

283   Persio Davison     DF

284   Regina Coeli Pellicano   DF

285   Reinaldo Felipe dos Santos.    DF

286   Ricardo Berzoini  DF

287   Ricardo Karam     DF

288   Ricardo Laclau Fialho de Mello        DF

289   Ricardo Silva Azevedo Araujo         DF

290   Richard Wilson Borrozine de Siqueira       DF

291   Roberto Bocaccio Piscitelli      DF

292   Roberto Conceição dos Santos         DF

293   Rodrigo Luis Comini Curi      DF

294   Rogério José Dias DF

295   Rogério Luiz Ferreira     DF

296   Ronaldo Coutinho Garcia       DF

297   Rosa C S Pinheiro         DF

298   Rosana do Carmo Nascimento Guiducci    DF

299   Rosane de Almeida Maia         DF

300   Roseli Faria DF

301   Samuel Pinheiro Guimarães Neto     DF

302   Samy Kopit DF

303   Sandra Regina Leitão da Silva DF

304   Sara Tavares Alves da Costa    DF

305   Sérgio Farias de Albuquerque DF

306   Sérgio Luiz de Miranda Rodrigues    DF

307   Tania Paula Santana       DF

308   Tereza Pozzeti      DF

309   Thereza Chistina de Alencar Silveira.         DF

310   Ubajara Berocan Leite    DF

311   Valéria Moraes     DF

312   Valéria Rezende de Oliveira    DF

313   Vânia Maria da Costa Souza    DF

314   Vinícius Amaral   DF

315   Vinícius Silva       DF

316   Vitor Dotta DF

317   Weslley Dourado da Silva       DF

318   Wilnês Henrique  DF

319   Flauzino Antunes Neto  DF

320   Luiz Fenelon Pimentel Barbosa        DF

321   Roberto Muniz Barretto de Carvalho          DF

322   Tiago Moraes Silva        DF

323   Vitor Sarno DF

324   Alain Herscovici   ES

325   Ana L F Bottecchia        ES

326   Arlindo Villaschi Filho  ES

327   Daniel Sampaio    ES

328   Ednilson Silva Felipe     ES

329   Ercilia Bueno Bassani    ES

330   Érika de Andrade Silva Leal    ES

331   Eulália Enise Cardoso    ES

332   Guilherme Henrique Pereira    ES

333   Guilherme Narciso de Lacerda ES

334   Heldo Siqueira     ES

335   José Antonio Bof Buffon        ES

336   Leonardo Dadalto ES

337   Maria Celeste Ribeiro Pupa     ES

338   Patricia Leslie Barragan Macêdo        ES

339   Robson Antonio Grassi ES

340   Rogério Casotti Lira       ES

341   Rômulo Gama Ferreira  ES

342   Sebastião José Balarini   ES

343   Victor Nunes Toscano   ES

344   Ricardo Silveira da Paixão      ES

345   Rosa Freire d’Aguiar     frança

346   Aline Seabra de Medeiros        GO

347   Ana Maria Souza e Silva         GO

348   Ângelo Cavalcante         GO

349   Aristides Moyses  GO

350   Breno Nahuel Freneau   GO

351   Carlos Alberto F. de Sousa      GO

352   Carlos Augusto Costa de Souza        GO

353   Carlos Daniel França de Araújo        GO

354   Cíntia Aparecida Dias    GO

355   Edmundo Magela Carneiro     GO

356   Eduardo Rodrigues da Silva    GO

357   Elcileni de Melo Borges GO

358   Everaldo Leite da Silva  GO

359   Flávia Fernandes Ramos Cavalcante Macêdo       GO

360   João Gabriel de Araujo Oliveira        GO

361   Kerssia Preda Kamenach         GO

362   Leila Rezende Brito       GO

363   Lília de Fátima Pena Monteiro GO

364   Luis Carlos Ferreira Gomes     GO

365   Marcelino de Carvalho Santana        GO

366   Marcelo Moreira   GO

367   Marcos Bittar Haddad    GO

368   Maria Idelma Vieira D’Abadia GO

369   Ranon Bento        GO

370   Raphael Teles Oliveira   GO

371   Sebastião Ribeiro GO

372   Sergio Duarte de Castro GO

373   Sergio Fornazier Meyrelles Filho      GO

374   Tamires Almeida Santos          GO

375   Valdir Specian      GO

376   Weslei Garcia de Paulo  GO

377   Alfredo Saad Filho        Inglaterra

378   Maria Lucia Falcón        La Rioja

379   Frednan Bezerra dos Santos    MA

380   Gianna Beatriz Cantanhede Rocha de Lima         MA

381   Gustavo de Sousa Cardozo Costa     MA

382   Jadson Pessoa      MA

383   Jhonatan Almada MA

384   João Carlos Souza Marques    MA

385   Jomar Fernandes  MA

386   José Tavares Bezerra Júnior    MA

387   Liana dos Santos Gonçalves de Souza        MA

388   Marcus Antonio Gomes Douza         MA

389   Mariana Carneiro Corrêa Nascimento         MA

390   Raimundo Borges de Souza Júnior   MA

391   Ricardo Zimbrão Affonso de Paula   MA

392   Rodolfo Francisco Soares Nunes      MA

393   Thiago Melo Antoniolli MA

394   Adinam Franco    MG

395   Alessandra Kely da Silva         MG

396   Alexandre da Silva Andrade    MG

397   Alexandre Martins         MG

398   Alvaro Ramalho Junior MG

399   Ana Luiza Nabuco         MG

400   André H. De Brito Veloso       MG

401   Antonio Cesar Ortega    MG

402   Antonio de Padua Ubirajara e Silva  MG

403   Antônio Luiz Bernardes MG

404   Antonio Manoel Mendonça de Araujo       MG

405   Ari de Oliveira Zenha    MG

406   Bruna Matos de Carvalho        MG

407   Camila Lins MG

408   Candido Luiz de Lima Fernandes     MG

409   Carla de Barros Reis      MG

410   Carolina Rocha Batista   MG

411   Cid Botelho         MG

412   Clauder Vianini Cesar    MG

413   Cláudia Maria Ribeiro Teixeira         MG

414   Cleber Maia          MG

415   Cornélia de Carvalho Vidigal  MG

416   Davyson D. G. Barbosa MG

417   Diogo Oliveira Santos    MG

418   Eduardo Nunes Guimarães      MG

419   Eli Iola Gurgel Andrade MG

420   Eliane Calaes        MG

421   Elvis Wellington de Melo        MG

422   Erica Cristina Alves Ouverney MG

423   Eugenio Eduardo Cunha Gomes      MG

424   Eulália Alvarenga MG

425   Evandro Xavier Gomes MG

426   Ezequiel Henrique Rezende     MG

427   Fágner João Maia Medeiros     MG

428   Fernando Batista Pereira MG

429   Fernando Damata Pimentel     MG

430   Flavio Moreno     MG

431   Frederico G. Jayme Jr    MG

432   Gabriela Felipe Martins  MG

433   Gelton Pinto Coelho Filho      MG

434   Geraldo Vasconcelos     MG

435   Glauco Manuel dos Santos      MG

436   Gustavo Aguiar    MG

437   Gustavo Britto      MG

438   Henrique Couto Teixeira         MG

439   Hugo da Gama Cerqueira        MG

440   João Antônio de Paula   MG

441   João Baptista Santiago Neto    MG

442   João Bosco Rodrigues   MG

443   Jonas da Silva Henrique MG

444   José Artur dos Santos Ferreira MG

445   José Maria dos Santos Junior  MG

446   José Mauro Silva  MG

447   José Rubens Damas Garlipp    MG

448   Jucirlei Antonio Martins Nazario      MG

449   Leonardo Fares Menhem         MG

450   Leonardo Pontes Guerra MG

451   Lourival Batista de Oliveira Júnior    MG

452   Lucas Rodrigues Espeschit      MG

453   Luci Rodrigues Espeschit        MG

454   Luciano Dias de Carvalho       MG

455   Luiza Marilac de morais MG

456   Manoel Procópio Júnior          MG

457   Marcelo Pereira de Mendonça MG

458   Márcio Favilla Lucca de Paula MG

459   Marcio Gomes      MG

460   Marco Antonio Alves    MG

461   Marco Aurélio Costa      MG

462   Marco Aurélio Loureiro MG

463   Marco Flavio da Cunha Resende      MG

464   Marco Tulio Silva          MG

465   Maria de Fátima Lage Guerra   MG

466   Maria Eloiza Duarte       MG

467   Maria Jose Silveira Pessoa       MG

468   Maria Luíza Sousa Araújo       MG

469   Maria Piedade Sarmento Mendes      MG

470   Marisa dos Reis A. Botelho     MG

471   Mônica Lucchesi Batista MG

472   Niemeyer Almeida Filho         MG

473   Nikolas Passos     MG

474   Otávio Silva Camargo    MG

475   Paulo César Machado Feitosa  MG

476   Paulo Couto Teixeira     MG

477   Paulo Roberto Paixão Bretas   MG

478   Pedro Pettersen     MG

479   Regina Froes Dolabela   MG

480   Ricardo Fonseca Rabelo MG

481   Rodrigo Botelho Campos        MG

482   Rosangela de Castro Pimentel  MG

483   Sérgio Eustáquio Bastos Lins  MG

484   Suzana Ferreira de Alvarenga  MG

485   Thales Nogueira   MG

486   Valquiria Assis     MG

487   Vanessa Petrelli  Corrêa MG

488   Weslley Cantelmo MG

489   Breno Leandro do Carmo Correa      MG

490   Italo do Nascimento Mendonça        MG

491   Luis Otavio de Abreu Reiff     MG

492   Marcelo Sartorio Loural MG

493   Ido Michels MS

494   Ágada Maria Werner      MT

495   Antonino Gomes Paixão         MT

496   Elizabete Maria da Silva MT

497   Leonardo Orlando Campos de Aguiar        MT

498   Luís Otávio Bau Macedo         MT

499   Melre Lima MT

500   Ney Lared Reynaldo      MT

501   Nilmara Meireles Fonseca        MT

502   Paulo Alberto dos Santos Vieira       MT

503   Reginaldo Conceiçao Amorim MT

504   Alberto Ferreira Puty     PA

505   Camila Augusta Brito Correa   PA

506   Carlos Eduardo Rodrigues Martins   PA

507   Carlos Sousa        PA

508   Cassiano Figueiredo Ribeiro    PA

509   Celeste Lourenço  PA

510   Clayton Douglas Chagas de Oliveira PA

511   Danilo Araújo Fernandes        PA

512   Emerson Beltrão   PA

513   Eunice Léa de Moraes    PA

514   Fernando Nogueira        PA

515   Gabriela Balduino Moreira      PA

516   Gedson Thiago do Nascimento Borges       PA

517   Giancarlo Frabetti PA

518   Giliad de Souza Silva    PA

519   Harley Silva         PA

520   Helio Santana Mairata Gomes PA

521   João Alfredo de Arruda Gonçalves   PA

522   João Claudio Tupinamba Arroyo     PA

523   Jonatas Rebelo da Silva PA

524   José Nazareno Araújo dos Santos     PA

525   Juliana Carvalho Brandão       PA

526   Jurandir Santos de Novaes      PA

527   Kellyta lira da silva        PA

528   Larissa Steiner Chermont         PA

529   Lucas Rodrigues   PA

530   Luís Flávio Maia Lima   PA

531   Mário Tito Barros Almeida     PA

532   Nathalya Rocha de Sousa        PA

533   Patricksandre Oliveira da Silva         PA

534   Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro   PA

535   Pedro Neves de Castro   PA

536   Raimundo Jorge Pires Bastos  PA

537   Ricardo Bruno Nascimento dos Santos      PA

538   Roose de Fátima da Silva Rosa         PA

539   Roseane Freitas Nicolau PA

540   Sandro Augusto Viégas Leão  PA

541   Sérgio Ricardo da Conceição Ribeiro         PA

542   Sonia Maria Fonseca Gama     PA

543   Valcir Bispo Santos       PA

544   Vando Vidal de Oliveira Rêgo PA

545   Afranio Garcia      Paris

546   Marilza de Melo Foucher        Paris

547   Águida Cristina Santos Almeida       PB

548   Carlos Antonio da Silva PB

549   Daniel Guerra       PB

550   Ernesto Luiz Batista Filho       PB

551   Geraldo Medeiros Júnior         PB

552   Johnatan Rafael Santana de Brito      PB

553   Jorge Souza Alves         PB

554   Leiliam Cruz        PB

555   Luíza Dantas de Souza Lima Teixeira         PB

556   Matinho leal Campos     PB

557   Paulo Fernando Moura Bezerra Cavalcanti Filho PB

558   Renato Silva de Assis    PB

559   Salene Leite Chaves       PB

560   Jonas Pereira de Oliveira Júnior        PB

561   Luciana Carvalho de Oliveira  PB

562   Marcelo Eduardo Farias de Brito      PB

563   Marilia Medeiros de Araújo     PB

564   Abilio Santos de Oliveira        PE

565   Abraham Benzaquem Sicsu     PE

566   Ana Carolina Wanderley Beltrão       PE

567   Ana Cristina Fernandes  PE

568   Ana Isabel Bezerra Cavalcanti PE

569   Ana Monteiro Costa      PE

570   André Luiz de Miranda Martins        PE

571   André Morais       PE

572   Angelo Antonio Paula da Cunha      PE

573   Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes Júnior       PE

574   Brenno Cesar Gomes de Almeida     PE

575   Carolina de Castro Marques    PE

576   Diógenes Sócrates Robespierre de Sá         PE

577   Elísio Ferreira Guedes    PE

578   Enildo Meira de Oliveira Júnior        PE

579   Ernani Brasil        PE

580   Fernanda Ferrario PE

581   Filipe Reis Melo   PE

582   Flavio Valdesz Martins Da Silva       PE

583   Francisco Oliveira PE

584   Frederico Katz      PE

585   Geraldo Francisco da Silva Junior    PE

586   Ielyson José Rodrigues de Melo        PE

587   Jackeline Teixeira Natal PE

588   João Albuquerque da Silva     PE

589   João Henrique Ferreira Tavares de Melo    PE

590   João Policarpo R. Lima PE

591   Jose Farias Gomes Filho         PE

592   José Luiz Alves    PE

593   José Valdecy Guimarães Júnior        PE

594   Julia Vasconcelos Neves         PE

595   Keynis Cândido de Souto       PE

596   Lautemir Canel     PE

597   Lilia Maria Pinto Gondim       PE

598   Maria Bernadete Leal Campos PE

599   Maria do Socorro Tito Rocha  PE

600   Maria Tereza Cavalcanti Cabral         PE

601   Milena Prado        PE

602   Monaliza de Oliveira Ferreira  PE

603   Osmil Torres Galindo Filho    PE

604   Rodolfo Guimarães Regueira da Silva        PE

605   Romilson Marques Cabral       PE

606   Sandro Prado       PE

607   Teresa Cristina Medeiros Pereira de Carvalho      PE

608   Uranilson Carvalho        PE

609   Valdeci Monteiro PE

610   Zulmira Monteiro PE

611   Débora Tito          PE

612   Clarissa Flávia Santos Araújo  PI

613   Deusval Lacerda de Moraes     PI

614   Emidio Marques de Matos Neto       PI

615   Fernanda Rocha Veras e Silva PI

616   Fernando Galvão  PI

617   Francisco Prancacio Araújo de Carvalho    PI

618   João Victor Souza da Silva     PI

619   José Edson Rodrigues Júnior  PI

620   Leonardo Melo     PI

621   Raimundo Pereira de Sousa Filho – PI       PI

622   Rebeca Maria Nepomuceno Lima     PI

623   Solimar Oliveira   PI

624   Teresinha de Jesus Ferreira da Silva  PI

625   Valdinar Marinho de Sousa     PI

626   Alencar d’Avila Magalhães     Portugal

627   Rui Jorge de Ramos Moreira de Sá   Portugal

628   Alan Ianke dos Santos   PR

629   Alysson Carlos Fand      PR

630   Angela Welters     PR

631   Arion de Santana  PR

632   Carlos Artur Krüger Passos     PR

633   Carlos Eduardo Caldarelli       PR

634   Cristina Sturmer dos Santos    PR

635   Demian Castro     PR

636   EDUARDO MOREIRA GARCIA   PR

637   Eliane Araújo       PR

638   Eron José Maranho        PR

639   Fabiano Silva       PR

640   Felipe Almeida     PR

641   Flávio Gonçalves PR

642   Françoise de Lima          PR

643   Gabriel Porcile     PR

644   Gerson Vieira Guimarães         PR

645   Gina G. Paladino  PR

646   Hugo Carcanholo Iasco Pereira         PR

647   Janete Stoffel        PR

648   João Alfredo de Arruda Gonçalves   PR

649   José Maria Ramos          PR

650   José Moraes Neto PR

651   Juarez Varallo Pont        PR

652   Junior Garcia        PR

653   Katy Maia   PR

654   Lenita Marques     PR

655   Liana Carleial       PR

656   Liliane Vilanova Costa da Silva        PR

657   Luciano Luiz Manarin D’Agostini    PR

658   Lucir Reinaldo Alves     PR

659   Manuela Salau Brasil     PR

660   Mara Lucy Castilho        PR

661   Maria Lucia Urban         PR

662   Maria Luiza M S Marques Dias         PR

663   Mariano Macedo  PR

664   Marley Deschamps         PR

665   Mirian Beatriz Schneider         PR

666   Pablo Sergio Mereles Ruiz Diaz        PR

667   Ricardo Cifuentes PR

668   Rodolfo Coelho Prates   PR

669   Rodrigo Gomes Marques Silvestre    PR

670   Sandro Silva        PR

671   Sérgio Guimarães Hardy          PR

672   Sinival Osorio Pitaguari PR

673   Victor Hugo Martins Agudo Romão PR

674   Wagner Wiliam da Silva          PR

675   Walter Tadahiro Shima  PR

676   Alexandre Salvador Werri       PR

677   Cid Cordeiro Silva         PR

678   Janis Berzins        Riga

679   Adhemar Mineiro RJ

680   Adriana  Vassallo Martins       RJ

681   Adriano Vilela Sampaio RJ

682   Agnes De Freitas Melo Levorato       RJ

683   Alexandre Jeronimo de Freitas          RJ

684   Alexis Toribio Dantas    RJ

685   Ana Luísa de Oliveira Castro Carneiro       RJ

686   Anderson Oriente RJ

687   Andre De Melo Modenesi       RJ

688   André Luiz Silva de Souza      RJ

689   André Nassif        RJ

690   André Simões      RJ

691   Angela Fontes      RJ

692   Antonio dos Santos Magalhães         RJ

693   Antonio José Alves Junior      RJ

694   Artemisia Moreira da Rocha    RJ

695   Barbara Cobo Soares     RJ

696   Bárbara Cristina Vicente Fernandes   RJ

697   Beatriz Cavalcante de Oliveira Barros         RJ

698   Beatriz Meirelles   RJ

699   Betty Nogueira Rocha    RJ

700   Camila Chaves Abuche  RJ

701   Caren Freitas de Lima    RJ

702   Carla Adriana Meneses da Rocha      RJ

703   Carlos Alberto Gadelha  RJ

704   Carlos Alberto Oliveira Lima   RJ

705   Carlos Antônio Brandão         RJ

706   Carlos Fidelis Ponte       RJ

707   Carlos Henrique Tibiriçá Miranda     RJ

708   Carlos Ocké         RJ

709   Carlos Pinkusfeld Bastos         RJ

710   Carlos Vidotto      RJ

711   Carmem Feijo      RJ

712   Carmen de Jesus Garcia RJ

713   Carmen Lucia Evangelho Lopes       RJ

714   Cecília Lustosa     RJ

715   Cesar Homero Fernandes Lopes        RJ

716   Cezar Augusto Mirands Guedes        RJ

717   Cinthia Rodrigues de Oliveira RJ

718   Cinthya Cordeiro Magalhães   RJ

719   Clara Torma         RJ

720   Claudia Beatriz Le Cocq          RJ

721   Claudio L. S. Toledo     RJ

722   Clician do Couto Oliveira       RJ

723   Cloviomar Cararine Pereira     RJ

724   Cristiane Garcez   RJ

725   Cristina Lemos     RJ

726   Danilo Pitarello Rodrigues      RJ

727   David Rodrigues  RJ

728   Deborah Werner   RJ

729   Denise Guichard Freire  RJ

730   Denise Lobato Gentil     RJ

731   Diego da Silveira Bastos          RJ

732   Dulce Corrêa Monteiro Filha   RJ

733   Eduardo Costa Pinto      RJ

734   Eduardo Luiz de Mendonça    RJ

735   Eduardo Nunes    RJ

736   Eduardo Scaletsky         RJ

737   Elvio Gaspar        RJ

738   Euler Oliveira Cardoso da Costa       RJ

739   Eustaquio Reis     RJ

740   Fabiano Escher     RJ

741   Fernanda Feil       RJ

742   Fernando de Aquino Fonseca Neto   RJ

743   Fernando Freitas   RJ

744   Flávia Vinhaes     RJ

745   Flaviana Candido Oliveira       RJ

746   Flávio Miranda     RJ

747   Francisco Soriano de Souza Nunes   RJ

748   Georges Flexor     RJ

749   Glauber Cardoso Carvalho      RJ

750   Gloria Maria Moraes da Costa RJ

751   Guilherme Soares Ferreira       RJ

752   Guilherme Weber RJ

753   Gustavo Souto de Noronha     RJ

754   Gustavo Teixeira Ferreira da Silva    RJ

755   Heber dos Santos RJ

756   Inês Patrício         RJ

757   Inessa Salomão     RJ

758   Isabela Duarte Kelly       RJ

759   Jacob Frenkel       RJ

760   João Manoel Barbosa    RJ

761   José Antonio Lutterbach Soares        RJ

762   Jose Carlos de Assis       RJ

763   José Luis Fevereiro        RJ

764   José Maldonado   RJ

765   José Ricardo de Moraes Lopes RJ

766   Juan Pablo Painceira      RJ

767   Júlia Borges da Costa     RJ

768   Juliana Duffles Donato Moreira        RJ

769   Karina Kato          RJ

770   Kleyton da Costa  RJ

771   Lamounier Erthal Villela         RJ

772   Lena Lavinas        RJ

773   Lucia Helena Salgado    RJ

774   Lúcia Navegantes Bicalho       RJ

775   Luciene Gomes    RJ

776   Luis Gustavo Martins     RJ

777   Luiz Antonio Elias         RJ

778   Luiz Carlos de Sousa Santos   RJ

779   Luiz Jorge V Pessoa de Mendonça    RJ

780   Luiz Martins de Melo     RJ

781   Marcelo Miterhof RJ

782   Marcelo Pereira Fernandes       RJ

783   Marcelo Sereno    RJ

784   Marco Aurelio Cabral Pinto    RJ

785   Margarita Olivera  RJ

786   Maria Carolina Capistrano       RJ

787   Maria Gabriela von Bochkor Podcameni    RJ

788   Maria Tereza Garcia Duarte     RJ

789   Marta Skinner      RJ

790   Matheus Yoshikawa Stachissini        RJ

791   Maurício Buzanovsky    RJ

792   Mauro Cesar         RJ

793   Mauro Osorio       RJ

794   Milton de Pina Junior    RJ

795   Mônica Assunção Silva RJ

796   Nelma Tavares     RJ

797   Nelson Delgado    RJ

798   Nelson Le Cocq   RJ

799   Orlando Ramos moreira RJ

800   Paula Nazareth     RJ

801   Paulo Bastos Tigre         RJ

802   Paulo Henrique Furtado de Araujo   RJ

803   Paulo Jager RJ

804   Pedro Miranda     RJ

805   Pedro R. Roquete RJ

806   Regina Célia Melo Dantas       RJ

807   Renata Curcio Valente   RJ

808   Renata Lins RJ

809   Rita Maria da Silva Passos       RJ

810   Rubia Wegner      RJ

811   Rute Imanishi Rodrigues         RJ

812   Ruth Espinola Soriano de Mello       RJ

813   Ruth Helena Dweck       RJ

814   Saulo Quadros Santiago RJ

815   Sergio Carneiro Neumayer      RJ

816   Sergio Leite RJ

817   Sidneia Reis Cardoso     RJ

818   Thierry Molnar Prates    RJ

819   Vanessa Teixeira  RJ

820   Victor Leonardo de Araujo      RJ

821   Wellington Leonardo da Silva RJ

822   Breno Roos RN

823   Cassiano Trovão  RN

824   Elivania Melo       RN

825   Francisco Wellington Duarte   RN

826   José Elesbão de Almeida         RN

827   Juliana Bacelar de Araújo        RN

828   Luziene Dantas de Macedo      RN

829   Maria do Livramento Miranda Clementino RN

830   Odair Lopes Garcia        RN

831   Rebeca Marota da Silva RN

832   Robério Paulino   RN

833   Valdênia Apolinário      RN

834   William Eufrásio Nunes Pereira        RN

835   Marcelo Fernandes         RO

836   Marcelo Henrique de Lima Borges    RO

837   Otacílio Moreira de Carvalho Costa  RO

838   Adalmir Antonio Marquetti     RS

839   Adriana Dias        RS

840   Alessandro Donadio Miebach RS

841   Alex Leonardi      RS

842   Ana Lucia Fialho  RS

843   Andre Luis Forti Scherer         RS

844   Anelise Manganelli        RS

845   Aniger Lorena Ribeiro de Oliveira    RS

846   Ario Zimmermann         RS

847   Carlo Alberto Liedtke    RS

848   Carlos Aguedo Paiva     RS

849   Carlos Mario Guedes de Guedes       RS

850   Cassio da Silva Calvete  RS

851   César Cintra Freitas Signates    RS

852   Cristina Passos     RS

853   Daniel Consul de Antoni         RS

854   Daniel Jeziorny    RS

855   Darcy  Bitencourt RS

856   David Fialkow Sobrinho         RS

857   Eduardo Ernesto Filippi RS

858   Elvis A. dos Santos       RS

859   Fabrício Márcio Gomes Miron          RS

860   Felipe Rodrigues da Silva        RS

861   Fernando Cavalheiro Krauzer  RS

862   Flavio Fligenspan RS

863   Gentil Corazza      RS

864   Isabel Kopezinski da Silva      RS

865   Isabela Callegari   RS

866   Izabel Ruth Tamiozzo Vieira   RS

867   Jose Carlos Ferreira dos Reis   RS

868   José Francisco Kanarzveski     RS

869   José Joaquim Marchisio RS

870   José Keniger         RS

871   Lauro Belini Ribeiro da Silva  RS

872   Lisiane F. Da Silva        RS

873   Lorena Holzmann RS

874   Lucia Garcia         RS

875   Lucimar Fátima Siqueira         RS

876   Luis Lassance Moreira    RS

877   Luiz Augusto Estrella Faria     RS

878   Marcelo Ramos Oliveira RS

879   Maria Alice Lahorgue    RS

880   Mark Ramos Kuschick  RS

881   Mauricio Andrade Weiss         RS

882   Octavio Augusto Camargo Conceição        RS

883   Orlando Martinelli         RS

884   Ricardo Dathein   RS

885   Rober Iturriet Ávila        RS

886   Rosa Angela Chieza       RS

887   Sérgio Alexandre Ramos González   RS

888   Dão Real Pereira dos Santos    RS

889   Ilma Borges RS

890   Marcelo Mallet Siqueira Campos      RS

891   Volnei Piccolotto RS

892   Alcides Goularti Filho   SC

893   Antonio Paulo Lima de Carvalho     SC

894   Arnaldo dos Santos Vaz Neto SC

895   Carla Barreto Almeida   SC

896   Cezar Luiz Munari         SC

897   Daniel Passos       SC

898   Denise Benetti Ramirez  SC

899   Fabio Farias de Moraes  SC

900   Ivo Marcos Theis SC

901   Jaime Cesar Coelho       SC

902   João Batista de Medeiros         SC

903   José Álvaro de Lima Cardoso  SC

904   Jose Carlos Tartaglia      SC

905   Laurileda Matos Galvão Knoll SC

906   Lauro Mattei         SC

907   Nelson de Chueri Karam         SC

908   Sammy M. C.       SC

909   Valdir Alvim da Silva    SC

910   Valeska Nahas Guimarães       SC

911   Barbara Cecilia     SE

912   Bruno Setton Gonçalves         SE

913   Carlos Eduardo Trindade Santos      SE

914   Clea Maria Rezende       SE

915   Emerson de Sousa Silva SE

916   Eurílio Pereira Santos Filho     SE

917   Fernanda Esperidião      SE

918   Francyelle do Nascimento Santos      SE

919   Guilherme Maia Rebouças      SE

920   Ismeralda Maria Castelo Branco do Nascimento   SE

921   Josenito Oliveira Santos SE

922   Juarez Marques Filho     SE

923   Juliana Lago         SE

924   Júlio César Pereira Batista       SE

925   Marcelo Geovane da Cruz       SE

926   Marco Otávio dos Santos Vianna      SE

927   Ricardo Lacerda de Melo         SE

928   Ademir Figueiredo         SP

929   Aderval Rossetto  SP

930   Adilson Soares     SP

931   Adriana Marques da Cunha     SP

932   Adriana Nunes Ferreira  SP

933   Alencar Ferreira    SP

934   Aletheia Patrice Rodrigues Vieira      SP

935   Alexandre De Podestá Gomes SP

936   Alexandre Favaro Lucchesi     SP

937   Ali Chahin  SP

938   Alisson Oliveira de Souza Carvalho  SP

939   Altair Garcia         SP

940   Ana Fernandes Xavier   SP

941   Ana Luiza D. Viana       SP

942   Ana Paula Guidolin       SP

943   Ana Rosa Ribeiro de Mendonça       SP

944   Ana Yara Paulino SP

945   André Biancarelli SP

946   André Galhardo Fernandes      SP

947   André Luis Campedelli  SP

948   Andre Luiz Passos Santos       SP

949   André Mellini       SP

950   Andrea Rodrigues Ferro SP

951   Andrey Barbato    SP

952   Andri Werner Stahel      SP

953   Antonio Carlos Alves dos Santos     SP

954   Antonio Carlos de Moraes       SP

955   Antonio Carlos Lopes Granado        SP

956   Antônio Carlos Roxo    SP

957   Antonio Fernando Gomes Alves      SP

958   Antonio José Corrêa do Prado SP

959   Ariane Alves dos Santos         SP

960   Aroldo Luiz dos Santos SP

961   Beatriz Freire Bertasso   SP

962   Beatriz Tamaso Mioto    SP

963   Benjamin Teixeira Dourado    SP

964   Bernardo Geraldini        SP

965   Caio Cesar Gregorio      SP

966   Camila de Caso    SP

967   Cândido Ferreira da Silva Filho        SP

968   Carlindo Rodrigues de Oliveira         SP

969   Carlos Eduardo Fernandez da Silveira        SP

970   Carlos Eduardo Oliveira Jr      SP

971   Catia Toshie Uehara       SP

972   Célio Hiratuka      SP

973   Celso Veras Baptista      SP

974   César Locatelli      SP

975   César Roberto Leite da Silva   SP

976   Claudia Castello Branco SP

977   Claudio da Costa Manso         SP

978   Clemente Ganz Lúcio    SP

979   Cristiano Funari   SP

980   Cristina Fróes de Borja Reis    SP

981   Daniel dos Santos SP

982   Daniel Soares Fogo        SP

983   Daniela Gorayeb   SP

984   Dario Rodrigues da Silva        SP

985   Darlene Ramoa Dias      SP

986   Deborah de Oliveira Magagna SP

987   Denis Luiz de Castro Costa     SP

988   Denis Maracci Gimenez SP

989   Eduardo Brasileiro         SP

990   Eduardo César Vaquero Marques     SP

991   Eduardo Correia   SP

992   Eduardo Fagnani  SP

993   Eliane Navarro Rosandiski      SP

994   Elisa Arruda Botelho     SP

995   Elisabeth Maria Sawaya Kaphan       SP

996   Felipe Camargo Gaiotto SP

997   Felype Tadeu Neves Rodrigues         SP

998   Fernanda Cardoso          SP

999   Fernando Adura Martins         SP

1000 Fernando Cézar de Macedo     SP

1001 Fernando Nogueira da Costa   SP

1002 Fernao de Souza Vale    SP

1003 Francisco Mendes de Barros    SP

1004 Gabriel Batista de Oliveira       SP

1005 Gabriel Quatrochi SP

1006 Gisley Maver        SP

1007 Guilherme Corrêa de Toledo   SP

1008 Gustavo Machado Cavarzan    SP

1009 Hector de Moura Luz     SP

1010 Helio Rodrigues   SP

1011 Henrique Pavan Beiro de Souza       SP

1012 Iago Montalvão    SP

1013 Ivan Goncalves Ribeiro Guimaraes   SP

1014 Jackson de Andrade dos Reis  SP

1015 Jacqueline Aslan Souen SP

1016 Jáder José de Oliveira    SP

1017 Jason Tadeu Borba        SP

1018 João Gabriel Nascimento de Almeida         SP

1019 João Ildebrando Bocchi SP

1020 Joao Pedro Orsi Do Vale         SP

1021 João Pereira          SP

1022 Jorge Alano Silveira Garagorry         SP

1023 Jorge Mattoso       SP

1024 José Alex R Soares        SP

1025 Jose Anibal Gonçalves de Almeida   SP

1026 Jose Bonifacio S Amaral Filho         SP

1027 José Eduardo Roselino  SP

1028 José Jorge Gebara SP

1029 José Lourenço Pechtoll  SP

1030 José Luiz Juhas    SP

1031 José Machado      SP

1032 Jose Manuel Marta         SP

1033 José Paulo Vieira  SP

1034 José Ricardo Fucidji      SP

1035 Juliane Furno       SP

1036 Julio Manuel Pires         SP

1037 Kaline Gabrielle Campos Honorio da Silva         SP

1038 Lidia Biazzi Lu     SP

1039 Ligia Toneto         SP

1040 Lineu Carlos Maffezoli  SP

1041 Lucas Feres SP

1042 Lucas Ferreira Lima       SP

1043 Lucas Siqueira de Carvalho     SP

1044 Luciana Rosa de Souza  SP

1045 Lucio Flavio da Silva Freitas   SP

1046 Luís Felipe Aires Magalhães    SP

1047 Luiz Antonio Tararan    SP

1048 Luiz Carlos Merege        SP

1049 Luiz Henrique Santos Cardoso         SP

1050 Luiz M Niemeyer N       SP

1051 Luiz Ricardo Alves        SP

1052 Luiza Sidonio       SP

1053 Manuel Ramon Souza Luz      SP

1054 Marcelo Álvares de Lima Depieri      SP

1055 Marcelo Prado Ferrari Manzano        SP

1056 Marcelo Proni      SP

1057 Márcia Flaire Pedroza    SP

1058 Marcio Wohlers de Almeida    SP

1059 Marco Antonio  Nascimento Pereira SP

1060 Marco Antonio Rocha   SP

1061 Marcos Henrique do Espírito Santo  SP

1062 Maria Cecília Pires de Campos          SP

1063 Maria Cristina Penido de Freitas       SP

1064 Maria Fernanda Cardoso de Melo     SP

1065 Maria Izabel Rabelo Fonseca Steter   SP

1066 Maria Luiza Levi  SP

1067 Mariana Ribeiro Jansen Ferreira        SP

1068 Mariano Laplane  SP

1069 Marilane Teixeira SP

1070 Marília Ceci Cubero       SP

1071 Mário Araújo       SP

1072 Maristela Afonso de Andre      SP

1073 Marlene Cardia Laviola  SP

1074 Matias Rebello Cardomingo    SP

1075 Maurias Alves Costa      SP

1076 Maurício Serra      SP

1077 Mauro Arruda      SP

1078 Miguel Huertas Neto      SP

1079 Miguel Luiz Amaral Cabrera   SP

1080 Milton dos Santos          SP

1081 Mônica Landi       SP

1082 Mônica Nunes de Azevedo     SP

1083 Nilson Araújo de Souza SP

1084 Norma Casseb      SP

1085 Odilon Guedes     SP

1086 Osmarina de Fátima Chieranda Ruiz SP

1087 Osvaldo Guizzardi Filho         SP

1088 Osvaldo Oliveira  SP

1089 Patricia Helena Fernandes Cunha      SP

1090 Paula Montagner  SP

1091 Paulo Gil Holck Introini          SP

1092 Paulo Roberto Beskow  SP

1093 Paulo Robilloti     SP

1094 Paulo Sérgio Fracalanza SP

1095 Pedro Afonso Gomes    SP

1096 Pedro Paulo Zahluth Bastos    SP

1097 Ramon Garcia Fernandez        SP

1098 Raphael Bicudo    SP

1099 Raquel Oliveira Silva     SP

1100 Raul Dias    SP

1101 Regina Coeli Moreira Camargos       SP

1102 Regina Gadelha    SP

1103 Regina Helena Ciampi   SP

1104 Reginaldo Muniz Barreto        SP

1105 Ricardo Buratini   SP

1106 Ricardo Carlos Gaspar   SP

1107 Roberto Garibe     SP

1108 Roberto Vermulm          SP

1109 Rodrigo Alves Teixeira  SP

1110 Rodrigo Jeronimo          SP

1111 Rosangela Ballini SP

1112 Rubens Sawaya    SP

1113 Sérgio E. A. Mendonça SP

1114 Sergio Goldbaum SP

1115 Sergio Pereira Almendra          SP

1116 Sergio Roberto Rodrigues       SP

1117 Simone Deos        SP

1118 Sônia Maria Corrêa Alves       SP

1119 Suely Muniz         SP

1120 Valéria Cristina de Sousa Santos       SP

1121 Vera Alves Cepêda        SP

1122 Vitor Hugo Tonin          SP

1123 Vítor Lopes de Souza Alves    SP

1124 Vitor Rodrigues Marcili SP

1125 Vivaldo Luiz Conti        SP

1126 Wagner Moreira Gonçalves     SP

1127 Walter Belik         SP

1128 André Paiva         SP

1129 Carlos Eduardo Soares de Oliveira Junior  SP

1130 Douglas Meira Ferreira   SP

1131 Elizabeth Marques         SP

1132 Gabriely do Carmo Sotero       SP

1133 Leonardo Escobar SP

1134 Lincoln Diogo Lima      SP

1135 Cinthia Santos      TO

1136 Danyel de Moraes Avelino      TO

1137 José Francisco Mendanha        TO

1138 Marcos da Silva Fernandes      TO

1139 Marcos Vinicius Pereira de Souza     TO

1140 Sabrina Matos de Aguiar TO

Fernando Castilho

Fernando Castilho é arquiteto, professor e escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, a Sangria Estancada.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Precisamos de uma COISA ÚNICA, para resolver os problemas nacionais.
    Existe várias coisas únicas. Mas depois do país retormar o controle democrático,
    com eleições limpas e um governo do povo, a COISA ÚNICA a se fazer é
    democratização das mídias do país. É certo que tudo que passamos é culpa da
    grande mídia que levou ao povo brasileiro a mentira, o ódio, a perseguição, o golpe e
    o bolsonarismo. Está se vendo pela história do Brasil, desde século passado, que a
    grande mídia golpista é o maior problema desse país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador