Economistas reduzem estimativas de crescimento para 2013 e 2014

Jornal GGN – Economistas reduziram as estimativas sobre o crescimento da economia brasileira neste e no próximo ano pela segunda semana consecutiva, assim como elevaram a perspectiva para os preços ao consumidor em 2014, segundo informou, nesta segunda-feira (16), a pesquisa Focus, divulgada semanalmente pelo BC (Banco Central).

A expectativa agora é de que o PIB (Produto Interno Bruto) registre expansão de 2,01% no ano que vem e 2,30% neste ano. As previsões estavam em 2,10% e 2,35%, respectivamente. A previsão de uma economia com crescimento ainda fraco se deve a resultados pouco animadores. As vendas no varejo brasileiro voltaram a desacelerar em outubro ao crescerem 0,2% e, embora o resultado tenha sido o oitavo positivo, ficou abaixo do esperado.
 
O ajuste no crescimento ocorreu em paralelo com um cenário de preços mais altos no ano que vem, em 5,95%, ante 5,92% na semana anterior. Para este ano, a perspectiva ficou inalterada em 5,70%. Já a inflação nos próximos 12 meses, por sua vez, foi reduzida a 6,03% no Focus, ante 6,04% anteriormente.
 
As mudanças nas duas variáveis não influenciaram o cenário para a taxa básica de juros. Para os economistas consultados pelo BC, a Selic ficará em 10,50% no fim do ano que vem. A manutenção ocorre depois de o BC ter deixado em aberto as perspectivas para o futuro da política monetária na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Já para janeiro, o Focus mostrou manutenção da projeção de aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros.
 
Com informações da Reuters
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador