Categories: EconomiaNovo Modelo

El Pais e o Brasil

Por weden

Nassif, URGENTE,

Estamos perto de um guerra de imprensa sem precedentes. O jornal El PAIS receberá demonstrações de ódio eterno da imprensa brasileira.

No seu caderno especial sobre os 100 protagonistas do ano, o jornal não somente traz um artigo de Lula na abertura da categoria Líderes, como entre os políticos/executivos/empresários aponta Dilma Roussef como uma das mais importantes.

Ai já é demais. Não sabem brincar não brinquem. Lula e Dilma de uma só vez? (Clique aqui).

Abaixo um trecho do artigo de Lula

Es la hora de la política

Por Luiz Inácio Lula da Silva

Escribo estas notas en Roma, horas antes de partir para Washington, donde el día 15 de noviembre voy a participar en la reunión de líderes mundiales, mientras la comunidad internacional está evaluando aún los daños provocados por la más grave crisis financiera desde 1929.

Las respuestas a los desafíos actuales no pueden provenir de los especialistas, que durante tres décadas han aplicado las recetas que nos han llevado al actual colapso de la economía mundial. Lo que necesitamos son otros consejos, provenientes de hombres y mujeres con acusada sensibilidad social, preocupados por la producción, por el empleo y por un orden global más equilibrado y democrático. Como dije en mi reciente discurso ante la Asamblea General de la ONU, ha llegado la hora de la política.

El pensamiento neoconservador y recetas como las del Consenso de Washington consagraron la autorregulación de los mercados, la hegemonía del capital especulativo y la práctica inutilidad del Estado. El predominio de semejantes ideas encubría en realidad una actividad especulativa sin precedentes, que provocó una separación prácticamente total entre las esferas productiva y financiera. La economía global se transformó poco a poco en un enorme casino.

La crisis financiera ha obligado a los fundamentalistas del liberalismo a rendirse a la evidencia de su propio fracaso y a implorar la acción del Estado para evitar un posible agravamiento. De repente, la intervención estatal dejó de ser abominable y pasó a ser indispensable para los defensores de la tesis falaz -y durante mucho tiempo, poco cuestionada- de que el mercado es virtuoso por definición y capaz de regularse a sí mismo.

Segue

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Já disse certa vez no Blog do
    Já disse certa vez no Blog do Nassif : os gringos são mesmo dissimulados
    e hipócritas ; batem e depois assopram.
    Lula como personalidade do ano vá lá , mas a Dilma já é querer bajular !

  • Estas notícias estampadas nas
    Estas notícias estampadas nas páginas do El País,nada mais é que a maior demonstração de independencia de um veículo de informação,a serviço da verdade e da análise pura dos fatos,sejam eles do gôsto dos patrões,ou não.
    Imaginem se algum diretor de redação de jornal do Brasil,iria permitir tamanho elogío ao brasileirinho quase analfabeto,que "ousou"desafiar o status quo reinante na política brasileira,e mostrar ao mundo civilizado(o que significa mesmo a palavra civilização?)que é possível fazer as coisas acontecerem,basta vontade política.

  • Isso mostra o quanto a
    Isso mostra o quanto a insanidade roda a imprensa brasileira. Como classifica Mino Carta, é uma mídia imprestável. Aliás, ela se presta ao que prego os donos dos meios. Somente eles têm liberdade de imprensa. Os jornalistas brasileiros são extremamente conservadores. O objetivo não declarado de todos eles é a destruição do Partido dos Trabalhadores. Que ousadia desse Partido levar o povo para a política. Principalmente de colocar um Presidente da República que é respeitado pelo mundo inteiro. Não adianta os frias, civitas, marinhos e mesquitas se estrebuncharem. Enquanto os cães ladram a caravana passa. É ISSO.

  • Lula vc é demais né? as
    Lula vc é demais né? as pessoas ficam atônitas mesmo, 4 ano´romário, carisma sobrando e esse show pelo mundo, vc nos tirou o complexo de vira latas.Vc é 10000000000000000000

  • O primeiro mundo é aqui, o
    O primeiro mundo é aqui, o Nordeste é no Haiti. É comovente acreditar que a imprensa internacional tornou-se um oráculo para muitos brasileiros entusiasmados com atual conjuntura.Ainda mais quando há divergência de visão entre os daqui e os de lá frente à realidade do país.
    Mudou para melhor pois hoje os nossos demônios não são mais a CIA, FMI , BIRD e quejandos.A imprensa internacional não está mais infiltrada de agentes desestabilizadores das nossas instituições democráticas.O que se diz à boca pequena é que hoje vivemos ameaçados pela grande mídia nacional que procura diuturnamente minar os pilares estruturais do nosso amado governo. Devemos nos apegar ao apoio internacional e em primeiro lugar aos nossos hermanos latinos americanos que adotam a linha política bolivariana introduzida pelo grande líder Hugo Rafael Chávez Frías.
    No primeiro mundo já contamos com o firme e incondicional apoio de defensores da estabilidade política brasileira.Temos os exemplos significantes dos ícones do capitalismo a saber: o NYT, The economist, El País, Wall Street Journal e outros mais. De mais a mais contamos com o Obama. Podemos dormir tranqüilos.

  • Leitura frequente de Clóvis
    Leitura frequente de Clóvis Rossi, "El País" será acusado de ter-se tranformado numa "Carta Capital" em espanhol.

  • A mídia conservadora
    A mídia conservadora tupiniquim vai morrer de raiva. Afinal, eles só saber repercutir a cabeça dos donos dos meios. Os frias, mesquitas, civitas e marinhos já não conseguem pautar o povo brasileiro. Graças a internet os jornalões e televisões que deturpam as informações estão com seus dias contados. O jornalismo brasileiro é de dar vergonha a qualquer consideração de ética ou de compromisso com o país. E o Lula é o melhor presidente que esse país já viu. Isso o mundo já reconhece, falta a mídia brasileira dar o braço a torcer. Mas não importa, pois o povo brasileiro já o reconhece. E isso é o suficiente. É ISSO.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

4 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

5 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

5 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

6 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

7 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

9 horas ago