Aneel cria nova bandeira tarifária, com taxa de R$ 14,20

Denominada “bandeira tarifária escassez hídrica”, taxa é 49,63% maior ante bandeira vermelha 2 e será cobrada até abril de 2022

Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Jornal GGN – As contas de luz ficarão ainda mais caras a partir desta quarta-feira (01/09), quando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) coloca em vigor uma nova bandeira tarifária, denominada “bandeira tarifária escassez hídrica”, ao custo de R$ 14,20 para cada 100 kW/h consumidos.

A nova bandeira ficará em vigor até 30 de abril de 2022, e corresponde a um aumento de 49,63% ante a bandeira vermelha patamar 2, até então a bandeira mais elevada do sistema e que estava em vigor há alguns meses.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

De acordo com a Aneel e com o governo federal, a nova bandeira deve provocar um reajuste de 6,78% na conta média dos consumidores atendidos pelas distribuidoras, enquanto aqueles enquadrados na tarifa social não serão afetados. A justificativa para o reajuste é a piora da crise hídrica.

Segundo informações do G1, a nova cobrança foi decidida na última semana, em reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e os integrantes da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg). O reajuste foi decidido nesta terça, prevalecendo o valor defendido pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. As informações são do portal G1.

Leia Também

O lamentável processo de privatização da Eletrobras, por Gabriel Senra

Bandeira vermelha pode ficar até 58% mais cara

Só agora o mercado acorda para a crise energética, por Luis Nassif

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador