Conta de luz pode ter redução menor do que a anunciada pelo governo

E numa conta de aumento versus redução média na conta de luz o consumidor vai ter cerca de 6,5% de economia.

O governo Bolsonaro anunciou o fim da bandeira de escassez hídrica para 15 de abril. A queda da bandeira significa que a conta de luz fica mais em conta pois a tarifa extra não será mais cobrada. E anuncia que isso significará uma redução de cerca de 20% na conta de luz. Mas não é bem assim.

O ministro Paulo Guedes já desdisse o Ministério das Minas e Energia dizendo que a redução será na ordem de 18% com a mudança da bandeira da energia elétrica. Isso em evento do Banco do Brasil.

Mas especialistas já se pronunciam dizendo que esta redução poderá ser ainda menor. Aliás, a redução que o fim da sobretaxa traz vai se diluindo com os reajustes tarifários contratuais das distribuidoras que serão estabelecidos em 2022. A PSR, consultoria de energia, estima que os reajustes serão de 15%. E numa conta de aumento versus redução média na conta de luz o consumidor vai ter cerca de 6,5% de economia.

Além disso, é preciso lembrar das contratações emergenciais para uso de termelétricas feitas pelo governo brasileiro a peso de ouro. Elas entrarão em operação a partir de maio deste ano até dezembro de 2025 e essa conta será repassada aos consumidores durante esse período, mesmo que as usinas não sejam usadas. As contratações emergenciais somam R$ 11,7 bilhões.

Leia também:

Conta de luz vai aumentar de novo, em 2023, veja por quê

Privatização da Eletrobras e os Impactos Tarifários para os Brasileiros

Privatização da Eletrobrás causará 25% de aumento na energia, por Gilberto Cervinski e Fabiola Latino Antezana

A privatização da Eletrobras será o golpe do século, por Luis Nassif

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador