Jornal GGN – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertou que a capacidade de geração de energia do país pode chegar ao seu limite por conta do quadro de crise hídrica nas reservas das hidrelétricas.
Caso o quadro continue grave, o prognóstico da ONS é que todos os recursos existentes nas hidrelétricas se esgotem até o mês de novembro. E pode sobrar para o consumidor lidar com a questão, por meio de mais aumento na tarifa.
Reportagem do jornal Folha de São Paulo indica que, entre janeiro e maio, foram gastos R$ 3,632 bilhões (cerca de R$ 726,4 milhões/mês) por conta do acionamento das termelétricas, valor que foi repassado para as tarifas elétricas por meio das bandeiras tarifárias.
E prognósticos traçados pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) indicam que os custos devem ser semelhantes até o mês de novembro, por conta da manutenção das termelétricas para evitar o colapso das hidrelétricas até o início do período chuvoso. E esse valor deve ser novamente repassado para o consumidor.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.