Indicada de Biden para Tesouro pede que Congresso aumente gastos e se preocupe com a dívida depois

"Com as taxas de juros em baixas históricas, a coisa mais inteligente que podemos fazer é agir em grande”, disse Yellen

Da Reuters (USA)

Janet Yellen, nomeada do presidente eleito Joe Biden para secretário do Tesouro, pediu aos legisladores na terça-feira que “agissem de forma grande” no próximo pacote de alívio do coronavírus, acrescentando que os benefícios superam os custos de uma dívida maior.

Yellen disse que sua tarefa como chefe do Tesouro será ajudar os americanos a suportar os meses finais da pandemia do coronavírus e reconstruir a economia dos EUA “para que crie mais prosperidade para mais pessoas e garanta que os trabalhadores americanos possam competir em uma economia global cada vez mais competitiva. ”

Biden, que assumirá o cargo na quarta-feira, esboçou uma proposta de pacote de estímulo de US $ 1,9 trilhão na semana passada, dizendo que um investimento ousado era necessário para relançar a economia e acelerar a distribuição de vacinas para colocar o vírus sob controle.

Questionado sobre quais despesas proporcionariam o maior “retorno do investimento”, Yellen disse que os gastos com saúde pública e vacinações generalizadas foram o primeiro passo. Os benefícios de desemprego estendido e SNAP, mais conhecidos como vale-refeição, devem ser os próximos, ela disse.

Direcionar a ajuda às pessoas mais necessitadas e às pequenas empresas criará “uma grande quantidade de gastos por dólar gasto, eles criarão empregos em toda a economia”, disse Yellen.

“Nem o presidente eleito, nem eu, propomos este pacote de alívio sem uma avaliação do peso da dívida do país. Mas agora, com as taxas de juros em baixas históricas, a coisa mais inteligente que podemos fazer é agir em grande ”, disse Yellen, ex-presidente do Federal Reserve, ao Comitê de Finanças do Senado.

“Embora o valor da dívida em relação à economia tenha aumentado, a carga de juros não aumentou”, disse Yellen, referindo-se à quantidade de dinheiro que o governo federal paga em juros sobre essa dívida.

O pacote de ajuda proposto por Biden inclui US $ 415 bilhões para apoiar a resposta dos EUA ao vírus e o lançamento das vacinas COVID-19, cerca de US $ 1 trilhão em ajuda direta às famílias e cerca de US $ 440 bilhões para pequenas empresas e comunidades particularmente atingidas pela pandemia.

Muitos americanos receberiam pagamentos de estímulo de US $ 1.400, o que seria além dos cheques de US $ 600 aprovados em um projeto de lei de alívio à pandemia aprovado pelo Congresso no mês passado. O seguro-desemprego suplementar também aumentaria para $ 400 por semana, dos atuais $ 300 por semana, e seria estendido até setembro.

Yellen recebeu o endosso de todos os ex-secretários do Tesouro, de George Schultz a Jack Lew, que pediu aos senadores em uma carta que confirmassem rapidamente a nomeação de Yellen para que ela pudesse enfrentar rapidamente os “desafios assustadores” da economia.

“O tratamento dessas questões urgentes exigirá um envolvimento cuidadoso do Departamento do Tesouro. Qualquer lacuna em sua liderança colocaria em risco os esforços de recuperação ”, escreveram os ex-secretários.

Uma porta-voz do secretário do Tesouro Steven Mnuchin, que deixou o cargo na quarta-feira, não pôde ser contatada imediatamente para comentar.

Yellen também abordou a posição do Tesouro em relação ao dólar, depois que o presidente Donald Trump frequentemente pediu um dólar mais fraco para impulsionar as exportações dos EUA.

Os Estados Unidos deveriam se opor às tentativas de outros países de manipular artificialmente os valores das moedas para obter vantagens comerciais, disse ela, acrescentando que a segmentação das taxas de câmbio para obter vantagens comerciais era “inaceitável”.

Ela disse que a China era claramente o concorrente estratégico mais importante dos Estados Unidos e ressaltou a determinação do governo Biden em reprimir o que chamou de “práticas abusivas, injustas e ilegais” da China.

Os secretários do Tesouro já haviam afirmado seu compromisso com uma taxa de câmbio determinada pelo mercado e alguns nos últimos anos disseram que um dólar forte é do interesse dos EUA.

Yellen também disse que acreditava que parte da lei de reforma tributária de 2017 deveria ser revogada, como o corte nas taxas de imposto corporativo, embora as taxas não voltassem aos níveis anteriores a 2017. Os rendimentos do Tesouro caíram ligeiramente com o testemunho.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador