Economia

Mercado de trabalho americano supera expectativas em abril

O mercado de trabalho norte-americano surpreendeu analistas com a abertura de 253 mil postos de trabalho no mês de abril, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho local.

A taxa de desemprego no país foi de 3,4%, empatando no menor patamar apurado desde 1969. Ao mesmo tempo, o percentual de trabalhadores desanimados ou com trabalhos parciais por motivos econômicos caiu para 6,6%.

Os destaques ficaram com a criação de vagas em serviços profissionais e empresariais (43 mil vagas), seguido pelos setores de cuidados de saúde (40.000), lazer e hospitalidade (31.000) e assistência social (25.000).

O salário médio por hora (considerado um indicador importante para a inflação) subiu 0,5%, o maior ganho mensal em um ano e acima dos 0,3% inicialmente esperados. No comparativo anual, o valor do salário pago subiu 4,4%, acima dos 4,2% esperados pelos analistas.

Segundo a NBC News, tal resultado eleva a probabilidade de que o Federal Reserve – o Banco Central norte-americano – aumente a taxa de juros na reunião programada para junho, uma possibilidade considerada por analistas por conta do relatório de vagas de trabalho.

Leia Também

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • Desde o início do ano a situação da economia nos EUA tem dado mostra de recuperar vigor, a geração de postos de trabalho supera as expectativas em mais uma ocasião. Com esse número que marca um dos menores índices para o desemprego do país, situado em 3,4 pp , os EUA tendem a prosseguir com a elevação dos juros pelo FED. Por motivos bem distintos dos motivos aqui no Brasil, a atividade econômica forte está surpreendendo e levando a uma tentativa de moderar as coisas. Possivelmente buscando reverter o quadro de decadência da suas classes médias e as consequências negativas para a competitividade do seu conjunto econômico; mesmo diante das preocupações pela guerra em curso na Ucrânia, sabem que o Mundo não pode parar e não vai ficar esperando ninguém. Por enquanto é precipitado afirmar o que pode estar ocorrendo, mas lá não se brinca em serviço. A mudança no modelo da globalização ainda em formação, faz você reagir para não ser surpreendido. Os números percebidos nos serviços profissionais e empresariais, em certa medida confirmam uma reação como algo não casual.

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

12 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

13 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

14 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

14 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

14 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

14 horas ago