Mercado de trabalho americano supera expectativas em abril

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Apesar da desaceleração econômica, 253 mil vagas de trabalho foram abertas no mês; desemprego atinge menor percentual desde 1969

Foto: Clem Onojeghuo via Unsplash

O mercado de trabalho norte-americano surpreendeu analistas com a abertura de 253 mil postos de trabalho no mês de abril, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho local.

A taxa de desemprego no país foi de 3,4%, empatando no menor patamar apurado desde 1969. Ao mesmo tempo, o percentual de trabalhadores desanimados ou com trabalhos parciais por motivos econômicos caiu para 6,6%.

Os destaques ficaram com a criação de vagas em serviços profissionais e empresariais (43 mil vagas), seguido pelos setores de cuidados de saúde (40.000), lazer e hospitalidade (31.000) e assistência social (25.000).

O salário médio por hora (considerado um indicador importante para a inflação) subiu 0,5%, o maior ganho mensal em um ano e acima dos 0,3% inicialmente esperados. No comparativo anual, o valor do salário pago subiu 4,4%, acima dos 4,2% esperados pelos analistas.

Segundo a NBC News, tal resultado eleva a probabilidade de que o Federal Reserve – o Banco Central norte-americano – aumente a taxa de juros na reunião programada para junho, uma possibilidade considerada por analistas por conta do relatório de vagas de trabalho.

Leia Também

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desde o início do ano a situação da economia nos EUA tem dado mostra de recuperar vigor, a geração de postos de trabalho supera as expectativas em mais uma ocasião. Com esse número que marca um dos menores índices para o desemprego do país, situado em 3,4 pp , os EUA tendem a prosseguir com a elevação dos juros pelo FED. Por motivos bem distintos dos motivos aqui no Brasil, a atividade econômica forte está surpreendendo e levando a uma tentativa de moderar as coisas. Possivelmente buscando reverter o quadro de decadência da suas classes médias e as consequências negativas para a competitividade do seu conjunto econômico; mesmo diante das preocupações pela guerra em curso na Ucrânia, sabem que o Mundo não pode parar e não vai ficar esperando ninguém. Por enquanto é precipitado afirmar o que pode estar ocorrendo, mas lá não se brinca em serviço. A mudança no modelo da globalização ainda em formação, faz você reagir para não ser surpreendido. Os números percebidos nos serviços profissionais e empresariais, em certa medida confirmam uma reação como algo não casual.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador