Os dividendos pagos pela Petrobras e a burrice institucional da mídia

Distribuição de dividendos foi superior ao lucro contábil, o que significa que descapitalizou-se a empresa

Refinaria de Paulínia (REPLAN). Petrobras. Paulínia (SP). 24.06.2014. Foto: Marcos Peron | Virtual Photo

Segundo reportagem de O Globo:

“Gestores de fundos de investimentos e de instituições financeiras relataram preocupação com a formação de preços dos combustíveis e a interrupção da venda de ativos da estatal, considerados importantes para recuperar a saúde financeira e a capacidade de investimento da empresa, que registrou prejuízos bilionários após ser alvo de casos de corrupção durante governos petistas”.

É inacreditável o grau de desinformação da mídia e a proliferação do jornalista-sela – aquele que se deixa cavalgar.

Os últimos balanços da Petrobras registraram lucros bilionários. Todo o lucro foi distribuído aos acionistas. Inclusive a distribuição de dividendos foi superior ao lucro contábil, o que significa que descapitalizou-se a empresa, distribuindo recursos que deveriam ser investidos em seu crescimento.

Segundo a Reuters

“As cinco maiores produtoras de petróleo do Ocidente — a Exxon Mobil Corp, a Chevron Corp., a Shell PLC, a TotalEnergies e a BP —publicaram recordes em distribuições a seus acionistas nos últimos dias, entre 4 e 7,6 bilhões de dólares. Mas nenhuma delas chega perto do valor de 17 bilhões de dólares da Petrobras.

(…) A Petrobras irá distribuir cerca de 60% a mais a seus acionistas do que seu lucro de 10,5 bilhões de dólares (54,33 bilhões de reais). Críticos dizem que o pagamento expressivo afetará os investimentos nos negócios da empresa.

Usar os resultados para investimento ou amortização de dívidas? Bobagem!

O pagamento extraordinário de dividendos provou ser a melhor alocação do caixa da empresa”, disse a Petrobras em comunicado.

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não seria o caso de pesquisar se os barões da mídia e seus editores adquiriram ações da Petrobras e quanto dinheiro eles estão embolsando enquanto massacram o país e a economia brasileira?

  2. Onde se lê “burrice institucional da mídia”, eu leio “canalhice cúmplice da mídia”.
    Onde se lê “grau de desinformação da mídia”, eu leio “grau de distorção (por interesse próprio) de informação da mídia”.
    Onde se lê “jornalista-sela”, eu leio “jornalista-sela”, aquele que só é jornalista porque se deixa montar.
    Por fim, os dividendos pagos pelas cinco maiores produtoras do planeta é mais ou menos 1/3 do valor que é pago aqui. Considerando que boa parte desses bilhões vão para bolsos estrangeiros, eu reforço o que penso a respeito dessa pornografia financeira do Mercado: o que eles não podem abocanhar em seus países – por ilegal ou impossível, tanto faz – eles abocanham aqui, onde, ainda que exista Deus – que, lembremos, escolheu Bolsonaro, segundo a Micheque – tudo é permitido.

  3. Uma frase muito comum resume as causas de erros e mal-feitos assim;
    “Por incompetência ou má fé”
    No caso, tenho fé que não é por incompetência …

  4. E aínda tentam jogar a culpa no PT. Não é desinfoacao, E safadeza mesmo. Estão ganhando ou por matéria paga ( os jornalistas) ou pelos dividendos milionários das ações ( os donos das mídias)

  5. O que me parece é que estão sacando uma grana extra enquanto esse governo não acaba. Estranho acontecer neste momento. A corrupção se dá por diversos meios e se houve concessão para saques acima do lucro em detrimento de investimento com prejuízo para a empresa, e consequentemente ao Estado, ao país e ao povo há indício claro de mal uso e, portanto, se intencional, é corrupção.

  6. O que essa gente está levando para fora do país,de forma legalizada,diga-se de passagem,é muito,mas muito superior a qualquer cifra que se busque dos chamados escândalos do Petrolão,coordenados pelo camisa preta do Paraná e pelo mauricinho.
    Essa gente,que dizia querer limpar o país,na verdade queria entregar. Foram-se os investimentos.Agora,ficou,até o momento,alguma coisa do que era a Petrobrás já que, o STF,participante do golpe contra o país,permitiu,como está permitindo,que se venda uma empresa estatal,que deveria passar pelo crivo do congresso nacional,como se fossem meros ativos,ou seja,está dando o que não lhes pertence e sim ao povo brasileiro.

  7. “Seo” Nassif, há uma contradição aí, como pode ser burrice se o lucro dessa turma é bilionário?!?! Sim, a mídia é parte do esquema… burrice é de quem suporta os incômodos e não de quem aufere os cômodos…isso é esperteza maquiavélica…

  8. “É inacreditável o grau de desinformação da mídia e a proliferação do jornalista-sela – aquele que se deixa cavalgar.”
    Não se trata de desinformação, mas sim de defesa de interesses de quem monta na sela.
    Vamos ao óbvio ululante: o que são grupos de mídia, senão mega empresas com interesses econômicos e políticos?
    O jornalista também tem contas a pagar no final do mês – e muitos alimentam o sonho de um dia se tornar um Roberto Marinho, um Rupert Murdoch.
    Tal como todo operário, ele não é dono dos meios de produção. Tem a oferecer tão-somente sua força de trabalho.

  9. Petrobras, não tem lucros astronômicos por sua eficiência e sim por estar alinhada com o mercado internacional e ainda venderam muitos ativos, que aliás foram herança do governo anterior, mas um dia esses ativos acabam, petróleo cai o preço, então será necessário eficiência, mas como a empresa não investe para ficar satisfazendo o governo e o mercado, vai sofrer um bocado, espero que sofra muito, pois certamente o mundo estará bem melhor nesse momento !!!!!!!!!!!!!!

  10. “Burrice institucional da midia”? Meu caro Nassif está sua afirmação, ouso dizer, chega a uma certa ingenuidade.
    As famílias Marinho, Frias, Saad, grupo Silvio Santos, Record, alguma vez na vida tiveram qualquer compromisso com a Petrobras e seu patrimônio?
    Vc sabe a resposta bem melhor que eu. Ou seja, não se trata de “burrice institucional” mas sim de um projeto – ou ausência completa – de Brasil. Não dá para imaginar Miriam Leitão e Merval, por exemplo fazer este tipo de apontamento que você fez aqui
    A dilapidação da Petrobras é irmã siamesa da famigerada reforma da previdência; eles fabricam o consenso deles e aniquilam vozes contrárias.
    Claro, sei que há jornalistas que até tentam um contraponto dessa natureza, mas quem manda de fato na grande mídia controla a mão de ferro
    Enfim, a liberdade de expressão e o dever da correta informação são meras ferramentas de discursos para inglês ver. Para a grande massa, no entanto, tem suas limitações e, evidentemente, manipulações
    Essa história de “imprensa livre”, é livre para quem?

  11. Petrobrás era boa e bem administrada na era petista. A cia só tinha prejuízos por conta das roubalheiras. A açao da empresa chegou a valer 5,80, mais ou menos, pra ver como a estatal estava vivendo no caos que os petistas deixaram, bando de ladrões. Enfim, só idiotas e coniventes com essa raça que os defendem. Pra mim, PT nunca mais.

  12. fui empregado concursado da petrobras, entre os anos 1980 e 1990. apesar da política privatista de fhc, a estatal sobreviveu e alcançou seu apogeu durante os governos lula. as “roubalheiras” aconteceram e foram perpetradas por dirigentes nomeados desde fhc, os quais, infelizmente, foram mantidos e até promovidos em seus cargos. o governo golpista temer e o desgoverno bolsonaro enfraqueceram a empresa, com a literal entrega do pré-sal e demais campos produtores de destaque ao capital estrangeiro, além do sucateamento do parque de refino. agora, pagar dividendos em valor 60% superior a seu próprio lucro líquido constitui política de suicídio que, obviamente, tem o fim de inviabilizar a companhia para, finalmente, atender aos interesses antinacionais; tudo em troca de “alguns dólares a mais” para certos políticos…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador