Categories: CriseEconomiaEnergia

Os passos da PDVSA

A PDVSA está sofrendo com problemas de caixa, segundo matéria de hoje da Dow Jones. A empresa tem atrasado pagamento a fornecedores.

Em parte pode ser reflexo da imprudência de Hugo Chavez com a PDVSA, mudando sua direção e aproveitando os tempos de bonança para toda sorte de gastos fora do foco da companhia – de construção de casas populares e venda de alimentos, internamente, até para subsidiar transporte para pobre nos Estados Unidos e em Londres.

Todo esse processo ocorreu simultaneamente à estatização da produção interna – o que exigiria mais capacidade de investimento da PDVSA para substituir as multinacionais. Chavez chegou a acenar com parcerias com a Rússia e o Irã. Mas a queda nos preços do petróleo expôs a fragilidade da empresa.

Embora Chavez garanta que a produção permaneceu estável em 3,3 milhões de barris por dia, a OPEP aponta uma queda de 16% no ano passado, para 2,4 milhões.

Mas é evidente que a queda nos preços de petróleo – de US$ 150,00 para menos de US$ 40 o barril – deixou todos os produtores de petróleo com problemas de liquidez.

Agora, com falta de recursos para investimento, foi retomado o namoro entre a Venezuela e as multinacionais. Ontem algumas agências internacionais começaram a especular sobre essa reaproximação.

As multinacionais fazem corpo mole, sobre a insegurança jurídica. Mas a verdade é que o volume de investimento no setor é superior à oferta de campos para prospecção. Com México e Irã segurando suas reservas, resta a Venezuela e o pré-sal.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Acho que vc poderia se
    Acho que vc poderia se informar melhor sobre a PDVSA
    Era considerada pela business weekend a que tinha o maior custo
    por barril. seus gerentes não possuiam nenhum tipo de coordenação e a empresa havia virado um caixa preta, inclusive no pagamento de impostos.
    A demisssão foi motivada pelo apoio que certos gerentes deram ao lock out.

  • Nassif, ao solicitar
    Nassif, ao solicitar atualização de página ou entrar nos comentários as vezes voltou a aparecer o problema do scritp que trava o Internet Explorer.

    Acabei de receber uma orientação do iG. Vamos ver se resolve.

  • Trocando em miúdos.... o
    Trocando em miúdos.... o governo venezuelano foi um péssimo gestor da PDVSA.... grande novidade....

  • Nassif... com base no que
    Nassif... com base no que você diz no segundo parágrafo não podemos inferir que aquela conversa de que o governo iria utilizar o pré-sal para sanar problemas sociais é pura balela ? Se a Petrobrás direcionar os lucros do pré-sal para fora da Petrobrás a mesma não começaria a enfrentar graves problemas de caixa ?

    O pré-sal é um ativo que pertence ao Estado. A PDVSA é uma estatal, assim como a Petrobrás. Esse ativo pode ser vendido à Petrobrás ou a outra empresas e gerar recursos. Assim como o capital que o governo investe na Petrobrás rende dividendos. O que não pode é avançar sobre a estrutura de faturamento da empresa de forma imprudente.

  • Se Hugo Chávez gastou
    Se Hugo Chávez gastou dinheiro do petróleo na construção de casas populares, nota 10 a ele.
    Acho que precisamos nos conscientizar que Wall Street derreteu, e que o neoliberalismo morreu.
    A PDVSA é uma empresa pública. Ela tem que cumprir uma função social.
    Se o mercado discorda disso, então que morra o mercado. Embora o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, tenha declarado que “Quem garante emprego é o mercado”, na verdade o mercado só garante uma coisa: a usurpação da dignidade humana.

    Exagerado, você, heim? Não confunda mercado (no sentido das operações financeiras especulativas) com mercado (ambiente onde se compra e se vende e se emprega).

  • De 3,3 para 2,4 é uma queda
    De 3,3 para 2,4 é uma queda de 16%? Esse números vieram direto da Opep? Ou são da Dow Jones?

    Eita! Percentual errado, mas veio da agência sim.

  • É o preço da ambição e da
    É o preço da ambição e da arrogância do Uguinho, o George W. Bush, aquele que cheirava enxofre segundo ele, com seu governo desastroso não precisou usar uma única bomba para acabar com ele, agora ele deve estar odiando ainda mais o Lucifer.

  • Daqui a pouco vamos começar a
    Daqui a pouco vamos começar a ver os cancelamentos dos armamentos encomendados quando o ovo ainda estava naquele lugar da galinha.
    É assim que pensam esses estadistas latino-americanos: com a cabeça cheia daquilo que as galinhas espelem pelo mesmo buraco.
    E o povo, pobre povo, aí incluídos nós, brasileiros, é que sofremos as consequências dos mais absurdos desvarios.

    O que temos a ver com isso mesmo?

  • "Embora Chavez garanta que a
    "Embora Chavez garanta que a produção permaneceu estável em 3,3 milhões de barris por dia, a OPEP aponta uma queda de 16% no ano passado, para 2,4 milhõe": 3.3, queda de 16%, 2.4 nao batem.

    No entanto as "multinacionais" nao estao prontas pra "chegar" aa Venezuela ainda. Depois da invasao seria uma hora excelente.

  • Nassif o problema com a
    Nassif o problema com a leitura do "script" da pagina continua, conversa com o IG novamente! isso está ocorrendo desde ontem!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago