3 de junho de 2026

Os vencedores do leilão dos primeiros lotes do 4G

De O Globo.com

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Operadoras disputam os primeiros lotes da banda larga 4G

Ágio sobre o valor inicial para oferecer o serviço já supera os 66% em lotes da Anatel

BRASÍLIA – Depois de uma grande disputa, Claro, Vivo, TIM e Oi venceram o leilão de quatro lotes da 4G, organizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para a prestação do serviço de internet banda larga de altíssima velocidade, associada à banda larga rural no país.

A Oi desistiu de apresentar propostas na quarta rodada do leilão. Um valor pequeno em relações aos leilões anteriores, porque as licenças são menores. Claro, Vivo e TIM estavam impedidas de participar porque venceram os leilões anteriores do primeiro e segundo lotes da banda 4G. Sendo assim, a Oi vencedora para a região Centro-Oeste e parte da região Sul, vai pagar R$ 330,851 milhões pela exploração da 4G e da banda larga rural, com um ágio de 5% sobre o preço mínimo de R$ 315,096 milhões.

A área de exploração do primeiro pacote adquirido pela Claro é mista e inclui a região Amazônica (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins), o estado da Bahia e a grande São Paulo. No primeiro lote, a briga ocorreu principalmente entre a Claro e a Oi, embora a Vivo também tenha chegado a apresentar proposta. A TIM/Intelig não apresentou proposta de preço. E duas outras operadoras, a Sunrise, do megainvestidor George Soros, e a Sky, não depositaram garantias para o edital.

O segundo lote, vencido pela Vivo, inclui a exploração do serviço em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, e também em Minas Gerais e no interior de São Paulo. A TIM, que chegou a apresentar como lance inicial o preço mínimo, não apresentou proposta substitutiva, e por isso saiu da disputa. A Claro, porque ganhou o leilão para a região Amazônica, o primeiro, não pode disputar esta licença. Sunrise e Sky continuaram sem depositar garantias para o leilão.

O terceiro lote, vencido pela TIM com ágio bem inferior aos demais, permite explorar o serviço no Rio, Espírito Santo, Paraná, e Santa Catarina.

O quarto lote, agora em posse da Oi, inclui a prestação de serviços de conexão 4G no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados