Economia

Produção industrial perde força em 10 locais no mês de junho

Jornal GGN – A produção industrial recuou em dez dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre os meses de maio e junho. Embora as principais quedas tenham sido registradas no Paraná e no Pará (ambos com -5,7%), a perda apurada em São Paulo (-0,9%) também exerceu grande impacto. A produção nacional teve variação nula (0,0%).

Com o resultado de junho, cinco locais estão acima do patamar pré-pandemia: Minas Gerais (15,5% acima), Amazonas (9,4%), Santa Catarina (6,1%), Rio de Janeiro (4,2%) e São Paulo (3,4%). Segundo o IBGE, desde que a análise de comparação com o patamar pré-pandemia teve início, em julho de 2020, Minas Gerais é o único local que se mantém acima do patamar. Já São Paulo entrou em setembro e, desde então, se manteve.

Clique aqui e saiba como ajudar a manter o jornalismo independente do Jornal GGN

Principal influência negativa e local com maior queda absoluta, o Paraná registrou recuo de 5,7%, o mais intenso desde abril de 2020 (-27,1%), puxado pelo baixo desempenho do setor de veículos e do setor de derivados do petróleo. No caso da indústria paraense, a contribuição mais relevante para o recuo foi do setor de metalurgia.

Maior parque industrial do país, São Paulo foi a segunda principal influência de queda no mês, com queda de 0,9%, atribuída principalmente ao setor de veículos, atividade mais forte do estado paulista. Completam os locais com queda na produção em junho: Pernambuco (-2,8%), Mato Grosso (-1,9%), Espírito Santo (-1,6%), Goiás (-1,1%), Rio Grande do Sul (-0,9%), Minas Gerais (-0,6%) e Santa Catarina (-0,3%).

Pelo lado das altas, destaque para a Bahia (10,5%) e para a Região Nordeste (6,4%), os maiores avanços em absoluto, além do Rio de Janeiro (2,8%).

Na comparação com junho do ano passado, cujo crescimento nacional foi de 12%, dez dos 15 locais pesquisados tiveram alta. Espírito Santo (34,3%) e Ceará (31,1%) marcaram as maiores altas. Amazonas (24%), Santa Catarina (23,2%), Minas Gerais (23,1%), Rio de Janeiro (15,3%), São Paulo (14,6%) e Rio Grande do Sul (13,4%) também registraram avanços mais intensos do que a média da indústria nacional.

O Paraná (8,2%) e a Região Nordeste (3,5%) completam o conjunto de locais com aumento na produção em junho. Por outro lado, Pará (-8%) e Bahia (-7,9%) apontaram as maiores quedas na comparação, seguidos por Mato Grosso (-6,9%), Goiás (-4,2%) e Pernambuco (-2,7%).

Leia Também

Exportações salvam produção de automóveis, por Luis Nassif

O mapa de desindustrialização brasileira, por Luis Nassif

Redação

Redação

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago