A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) emitiu um comunicado para os grandes consumidores de água, como indústrias e clientes corporativos, informando que os contratos com descontos na tarifa deixaram de valer a partir de 2025. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
A empresa alega que a medida busca garantir a isonomia e a sustentabilidade dos serviços, para adequar a operação aos critérios pós-privatização. A Sabesp, no entanto, não informou o total de clientes que serão afetados.
Esses clientes, apesar de serem notificados, reclamam que a Sabesp não deu qualquer detalhe sobre o caso e anteciparam um impacto financeiro de até 200% na conta.
Os chamados contratos de demanda firme prevê descontos na tarifa de água e saneamento para clientes comerciais com consumo mínimo de 100 metros cúbicos por mês.
Conforme as cláusulas dos contratos, feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), há possibilidade de rescisão unilateral, como tem feito a Sabesp, que vem anunciando o encerramento do acordo desde o fim de outubro.
Em uma das notificações, à qual o jornal teve acesso, a Sabesp informa a rescisão em dois parágrafos, destacando que, após o prazo de 60 dias, o contrato será encerrado e passará a valer a tarifa vigente para a classe de consumo do imóvel.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.