Câmara e Senado convocam Paulo Guedes e Campos para explicar offshores em paraíso fiscal

Para os autores do pedido no Senado, há claro "conflito de interesse" no fato de Guedes ocupar o Ministério da Economia ao mesmo tempo em que administra investimentos no exterior

Agência Brasil

Jornal GGN – A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, e a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, aprovaram nesta terça-feira (5) a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar a manutenção de uma offshore milionária nas Ilhas Virgens Britânicas.

Para os autores do pedido no Senado, há claro “conflito de interesse” no fato de Guedes ocupar o Ministério da Economia ao mesmo tempo em que administra investimentos no exterior.

Como se trata de uma convocação, Guedes não tem a opção de faltar à oitiva. Os convites também se estendem ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também aparece na lista da Pandora Papers por abrir offshore em paraíso fiscal. Campos Neto, ao contrário de Guedes, e desvinculou da empresa antes de entrar no governo. Guedes preferiu manter um pé em cada canoa.

As offshores de Guedes e Campos Neto foram reveladas no último fim de semana pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). O Pandora Papers encontrou mais de 300 políticos com investimentos em paraísos fiscais em todo o mundo. Leia mais aqui.

Guedes afirmou em nota à imprensa que todos os seus negócios foram declarados à Receita Federal e que a Comissão de Ética Pública e demais órgãos de controle analisaram seu caso e não vislumbraram irregularidade.

Na Câmara, os requerimentos aprovados são dos deputados Paulo Ramos (PDT-RJ) e Kim Kataguiri (DEM-SP). No Senado, de Jean Paul Prates (PT-RN) e Paulo Rocha (PT-PA).

A expectativa é de que o depoimento ocorre no dia 19 de outubro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome