Para entender o Centrão, por Luis Nassif

Na definição do analista, o Centrão é agrupamento político não perene com objetivos de curto prazo

Segundo um acurado analista do Congresso, o primeiro passo é não circunscrever geograficamente o Centrão. É um agrupamento circunstancial, que se move pragmaticamente para resolver temas imediatos, de interesse mais amplo da Câmara. E cresce nos momentos de polarização.

Houve um Centrão que se formou na Constituinte, outro que surgiu nas crises de FHC e Lula, um outro no impeachment de Dilma e, agora, na polarização Lula x Bolsonaro.

O núcleo do Centrão é permanente. Em outros tempos, Eduardo Cunha como protagonista principal. Depois, Michel Temer, Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima. A base partidária mais constante é o PL de Valdemar da Costa Neto, o PRB de Marcos Pereira e o PP de Arthur Lira. Embora forneça apoiadores do Centrão, o PSD de Gilberto Kassab, ou Paulinho da Força não podem ser caracterizados como Centrão. Ou seja, o Centrão tem um núcleo e terrenos lindeiros, tipo PSD

Mas, mesmo entre os partidos mais alinhados, não há unanimidade a favor de Bolsonaro. O que os mantém unidos é o interesse imediato. Mesmo assim, essa articulação não se repete no Senado.

Na definição do analista, o Centrão é agrupamento político não perene com objetivos de curto prazo. 

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O núcleo do Centrão é permanente. Em outros tempos, Eduardo Cunha como protagonista principal. Depois, Michel Temer, Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima. A base partidária mais constante é o PL de Valdemar da Costa Neto, o PRB de Marcos Pereira e o PP de Arthur Lira. Embora forneça apoiadores do Centrão, o PSD de Gilberto Kassab, ou Paulinho da Força não podem ser caracterizados como Centrão. Ou seja, o Centrão tem um núcleo e terrenos lindeiros, tipo PSD.”

    Prestando atenção nos nomes citados no parágrafo acima e fica fácil entender porque o Brasil é um país de merda.

  2. Pergunta honesta e sincera: tem algum partido do centrão que não tenha origem na Arena, da época da ditadura? ou, no máximo, da ala direita do MDB?

  3. O centrão tem líderes eficientes, adestrados por Temer e Maia, mas seu fisiologismo é de curto alcance, visando somente a migalhas. Considerando-se o montante de dinheiro que ‘rola’ entre os verdadeiros detentores do poder econômico, beneficiários dos sistema político e econômico, é uma ninharia o que rola para saciar o centrão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador