A educação inclusiva e a aprovação da Meta 4 do PNE

Do Inclusão Já

Nota do Fórum Nacional de Educação Inclusiva sobre retrocesso na Meta 4 do PNE pela Comissão de Educação do Senado

O Fórum Nacional de Educação Inclusiva manifesta a sua indignação com a Meta 4 aprovada em votação pela Comissão de Educação do Senado Federal, cujo texto se contrapõe ao paradigma do direito e impõe as pessoas com deficiência o modelo de saúde, e não o modelo social. Segundo o modelo médico, pessoas com deficiência são vistas como seres que precisam de cura ou de intervenções que possam torná-las “aptas” a viver em sociedade. Por isso, muita gente ainda confunde atendimento clínico com ambiente educacional, como se ambos fossem o mesmo. Pelo modelo social, a pessoa com deficiência é vista como um ser humano inteiro, completo e que precisa ser respeitado em sua individualidade. Assim, o ambiente escolar é dissociado de questões clínicas. Além disso, o ambiente e os recursos que precisam ser adequados para que a pessoa participe da vida social e acadêmica plenamente, de acordo com suas possibilidades.

O texto aprovado viola a Constituição Federal e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), que é norma constitucional e, em situação inédita, faz com que um país que avançou na garantia do direito à educação possa agora retroceder.

Por isso, manifestamos o nosso repúdio aos senadores que se consideram acima da Lei, pois deveriam ser os primeiros a zelar pela Carta Magna e pela CDPD, ratificada pelo senado federal com quorum qualificado. Novamente reivindicamos que seres humanos não sejam hierarquizados e exigimos respeito.

Retrocesso não é meta.

Redação

4 Comentários

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  1. “O Fórum Nacional de Educação

    “O Fórum Nacional de Educação Inclusiva manifesta a sua indignação com a Meta 4 aprovada em votação pela Comissão de Educação do Senado Federal, cujo texto se contrapõe ao paradigma do direito e impõe as pessoas com deficiência o modelo de saúde, e não o modelo social”:

    Alguem tem esse “texto”?

  2. Educação inclusiva

    Nassif, perdemos a batalha, mas não perdemos a guerra, incluir é educar!

    Os que estão apoiando a exclusividade de escolas especiais, para os diversos, estão discriminando os seus filhos diversos, que no futuro serão os excluídos!

  3. Essa discussão, essa defesa

    Essa discussão, essa defesa de que os portadores de necessidades especiais tenham tratamento exclusivo pelas APAE é a defesa da barbárie.

     

    Em Esparta as pessoas com alguma deficiência eram sacrificadas. O regime nazista também eliminou estes seres humanos. No Brasil, procuram criar uma bolha excluidora dos portadores de necessidades especiais. O interesse político canalha dissimulado de boas intenções impede que esses indivíduos vivam em sociedade como qualquer um de nós, mantendo um preconceito muitas vezes disfarçado de piedade.

     

    Para que? Em defesa de uma Associação repleta de políticos que se preocupam única e exclusivamente com sua promoção pessoal.

     

    Parodiando Bil Clinton: “É o dinheiro, estúpido!”

     

    1. Ninguém defende atendimento exclusivo pelas APAEs

      Seria melhor, mais honesto, se você defendesse sua posiçao sem desvirtuar a dos oponentes. 

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