Bolsonaro diz que segunda será o “dia do fico ou não fico” de Vélez

Jornal GGN – A crise dentro do Ministério da Educação trouxe um novo capítulo nestes últimos dois dias da semana. Após a demissão do assessor especial e do chefe de gabinete, nesta quinta-feira (04), o próprio presidente Jair Bolsonaro deu indicações, na manhã de hoje, que o ministro Ricardo Vélez pode ser exonerado nos próximos dias.

“Está bastante claro que não está dando certo o ministro Vélez. É uma pessoa honrada, mas está faltando gestão. Na segunda-feira, vamos tirar a aliança da mão direita, ou vai para a esquerda ou vai para a gaveta”, disse Bolsonaro, nesta sexta-feira (05), em café da manhã com jornalistas.

A referência do mandatário é que o “namoro” com o ministro precisa ter um fim: seja para consolidar uma definição alinhada ao governo de Bolsonaro no Ministério da Educação, seja para demitir o ministro. Mas o mandatário ainda deu indicações de que essa decisão já foi tomada e que o país receberá a notícia logo no início da próxima semana.

Nesta quinta (04), a Casa Civil publicou as exonerações do assessor especial de Vélez, Bruno Meirelles Garschagen, importante nome do ministro dentro dos poucos que ainda se mantinham no MEC. A sua saída já havia sido anunciada. Junto com ele, também foi demitida a chefe de gabinete de Vélez, Josie Priscila Pereira de Jesus.

Priscila assumiu o posto há pouco tempo, em março, após a demissão de Tiago Tondinelli, uma das diversas trocas feitas no MEC desde que Bolsonaro assumiu o poder e nomeou o ministro Ricardo Vélez. Desde janeiro, pelo menos 16 pessoas já foram demitidas e substituídas da pasta.

No lugar da chefe de gabinete foi nomeado um militar: o recado claro de parte das pressões que ocorrem dentro do MEC, entre olavistas e militares. Ficará a cargo do importante posto o coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, Marcos de Araújo. Ele também já foi subcomandante geral da PM-DF em 2016.

No lugar de Garshchegen, ainda não foi divulgado o nome que irá substituir o assessor especial.

Enquanto isso, com o anúncio de Bolsonaro de que deverá colocar um fim à gestão de Vélez no MEC, o próprio ministro já adiantou que não pretende deixar a cadeira. A próxima segunda-feira (08) foi apelidada pelo mandatário como “o dia do fico ou não fico”.

Redação

Redação

View Comments

  • Despreparo total para governar o que quer que seja...
    parece sadismo presidencial, porque os escolhidos mais sangram do que resolvem os problemas da área em que são colocados

  • Parabéns ao aluno da Escola Estadual Prof. Frederico de Barros Brotero de Guarulhos pela coragem de enfrentar o arbítrio do DIRETOR. Vergonhosa a atitude da PM do João Doria devemos construir a unidade d@s trabalhadoras e d@s estudantes por uma educação pública, plural, gratuita e de qualidade! Embora não sou tão otimista a ponto de achar que vai haver uma revolta estudantil na periferia. Assim como não haverá um espírito revolucionário da juventude contra Doria, Bolsonaro ou Ricardo Vélez Rodríguez.

  • Pelo jeito, Velez beija bem mas não é gostoso ou, na pior das hipóteses só serve pra ser a outra.
    Mas, se Velez insiste que não vai sair da cadeira o que vai acontecer?
    Ele vai pedir pensão alimentícia, danos morais?
    O profissionalismo do mandatário está fazendo escola.

  • Não dá nem para entrar no mérito se este sujeito fez ou faz um bom trabalho. Agora,dá para entrar no mérito que o atual mandatário não sabe nem o que está fazendo lá,coisa aliás,admitida por ele mesmo.
    Para o mundo que eu quero descer!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

12 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

15 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

16 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

17 horas ago