Casa Guilherme de Almeida realiza Curso de História do Cinema

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A etapa, entre os dias 10 e 21 de agosto, irá estudar o expressionismo alemão no cinema com filmes como “Nosferatu” e “Golem”

Jornal GGN – Entre os dias 10 e 31 de agosto, o Anexo da Casa Guilherme de Almeida irá realizar o quarto módulo do Curso de História do Cinema. Nessa etapa serão estudados, na instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela organização social POIESIS, os principais filmes e cineastas do período do cinema expressionista alemão durante a República de Weimar (1919-1933). As aulas às quintas-feiras, das 19h às 21h, serão ministradas pelo doutor Rafael Morato Zanatto.

O módulo irá analizar a produção cinematográfica alemã das décadas de 1910 e 1920, que foi uma das principais correntes de inovação técnica e estética para o nascimento dessa linguagem. O movimento expressionista, que surge principalmente no pós-guerra (1914-1918), ficou conhecido nas telas pelas obras de Friedrich Murnau, Fritz Lang e Robert Wiene.

Com o objetivo de representar a realidade de forma concreta, foi por meio do cinema que esses autores conseguiram exibir emoções e reações intensas, de modo que as cenas e os artistas fossem “expressadas” pela distorção, pelo exagero e por imagens do simbolismo.

As aulas também contarão com a exibição de trechos de algumas obras como Nosferatu”, “O Gabinete do Dr. Caligari” e “Golem” para complementar o estudo deste estilo. Para fazer parte dessa etapa não é necessário ter feito os outros módulos, basta fazer a inscrição clicando (aqui).

Rafael Morato Zanatto, é mestre e doutor em História e Sociedade pela UNESP – FCL Assis (FAPESP), com pesquisa sobre a crítica de cinema da França, da Alemanha, do Brasil e do
cinema da República de Weimar (1919-1933).

Serviço

Curso de História do Cinema

De 10 a 31 de agosto

Local: Anexo Casa Guilherme de Almeida

Endereço:  R. Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo – SP

Investimento: R$ 50,00

Mais informações: (11) 3673-1883

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador