Especialistas debatem internacionalização da educação brasileira

Jornal GGN – Na próxima quinta-feira (25), especialistas em educação de nível superior se reúnem na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju (Sergipe), onde vão discutir estratégias para ampliar a acreditação de instituições de ensino e garantir a qualidade. O evento Quality Strategies for Global Higher Education reúne profissionais dos Estados Unidos, Europa e América Latina.

Os especialistas vão falar sobre as melhores práticas de qualidade e acreditação de ensino superior e comparar os métodos utilizados no Brasil com os do restante do mundo. Um dos objetivos é tentar internacionalizar as instituições brasileiras.

“O evento é para que possamos detectar indicadores que sirvam para qualquer parte do mundo e, com tranquilidade, mandar o nosso aluno a outras universidades, bem como receber estudantes com o mesmo nível de qualidade e competência”, disse a doutora Juliana Cordeiro Cardoso, diretora de Pesquisa da Unit.

Para ela, é necessário discutir com profundidade e de maneira global os indicadores de qualidade do ensino superior, sem deixar de levar em conta as especificidades de cada região.

Os debater vão contar com a participação de intelectuais estrangeiros. Estarão presentes, por exemplo, o norte-americano Chester Haskell, consultor de diversas universidades nos EUA, México, Espanha e Brasil, o espanhol Federico Moran, professor titular da Universidade Camplutense de Madrid, o colombiano Fernando Alonso Téllez Mendivelso, responsável pelo Departamento Internacional do Conselho Nacional de Acreditação da Colômbia.

Também participarão das discussões a professora Cyntia Sandes Oliveira, diretora de Relações Internacionais da Capes, o professor José Fernandes de Lima, membro do Conselho Nacional de Educação, e a professora Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep/MEC.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este pessoa da CAPES é   de

    Este pessoa da CAPES é   de antese ou de pois do golpe? E quem são as outras pessoas? Voces bem que póderiam nos informar melhos. Qual é a da UNIT? Porque ser “especialista em educação” mão diz nada. No brasil temos especialistas em golpes, bem , o que já diz muito.

  2. especialistas…

    Outra das idéias fantásticas implantadas pela esquerda e principalmente pelo PT, que não soube tirar proveito de brilhantes realizações. Ao invés de mostrar a evolução no nível universitário com viagens e intercâmbios internacionais, ficoiu caçando fantasmas da década de 1960. Perdeu seu tempo precioso. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador