Lula: “gênios brasileiros serão consagrados dentro do país”

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de Assinatura do Decreto que cria o Campus Avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza e de Lançamento da Pedra Fundamental, na Base Aérea de Fortaleza. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os gênios brasileiros “serão consagrados dentro do país, para que continuem fomentando a educação e movimentando a economia do Brasil”, segundo declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós não vamos mais permitir que os gênios brasileiros tenham que sair do Brasil para serem consagrados. Eles serão consagrados aqui dentro. E eu não quero que o Nordeste tenha coisas tiradas de outros estados, eu só quero que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que os outros”.

Na última semana, o presidente assinou decreto que cria o Campus Avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na cidade de Fortaleza.

As novas instalações serão construídas na Base Aérea de Fortaleza (CE), onde ocorreu a cerimônia de lançamento e assinatura de implantação. O Campus Avançado do ITA no Ceará será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP).

A assinatura formaliza a criação do campus cearense, a fim de possibilitar as reformas e ampliações para plenas atividades em 2027. A unidade de ensino cearense vai abrigar dois novos cursos: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, ainda este ano acontecerá o vestibular e a seleção de alunos para as novas turmas do ITA no Ceará. Serão inicialmente 50 jovens nas duas turmas dos dois cursos.

O ITA é conhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil. Uma de suas grandes características é o percentual de aprovações de estudantes de escolas cearenses, o que representa uma média aproximada de 40%.

“A educação é a base fundamental. Nós não vamos mais permitir que os gênios brasileiros tenham que sair do Brasil para serem consagrados. Eles serão consagrados aqui dentro. E eu não quero que o Nordeste tenha coisas tiradas de outros estados, eu só quero que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que os outros”, pontuou o presidente Lula.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador