Mulher negra, professora universitária e cientista?, por Valéria Martins

Zélia desenvolve um trabalho conjunto entre universidade e escola pública que tem mostrado outros caminhos possíveis para as meninas.

Zélia Ludwig, uma cientista

por Valéria Martins

Uma mulher negra da periferia de São Paulo, graduada e licenciada em Física, professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolve um trabalho conjunto entre universidade e escola pública que tem mostrado outros caminhos possíveis para as meninas.

É fato que a exceção justifica a regra, no caso que ela nos conta em sua palestra na TEDx são duas: o reduzido número de mulheres e o número infinitamente menor de mulheres negras no campo da ciência.

São enormes os obstáculos para que tenhamos uma vida relativamente boa no sistema em que vivemos, mas o trabalho que ela tem desenvolvido junto às crianças nas escolas públicas é muito relevante.

Se pensarmos no poder do sonho, na importância da representação e na possibilidade de olhares mais críticos a sociedade, já é um ganho e tanto. Diante da exceção diferentes construções mentais podem ocorrer, mas elas mexem com as pessoas.

Pode motivar as crianças para seguir estudando e buscando realizar-se em profissões pouco comuns no meio que frequentam, mas também reconhecer como vivemos num mundo injusto e desigual e que a mudança que se opera no âmbito individual, pode também dar se no global. O reconhecimento do caos, as sementes de transformação, são também inspirações para a luta anticapitalista, tão necessárias para que as exceções tornem se regra.

Para saber mais sobre Zélia Ludwig:

 

Professora da UFJF recebe medalha Nelson Silva

https://www2.ufjf.br/noticias/2019/11/28/professora-da-ufjf-recebe-medalha-nelson-silva/

Para todas as Meninas na Ciência

Zélia Ludwig olhou para os lados e se perguntou onde estão as outras mulheres cientistas. “Onde estão as outras mulheres negras fazendo ciência?”. Mulher, negra e cientista, ela apresenta seu projeto “Para Todas as Meninas na Ciência” que incentiva garotas a se interessarem por ciência e construir a representatividade da mulher no campo de Exatas. Zélia é pesquisadora e professora do Departamento de Física da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Zélia coordena um projeto focado na integração de todas as meninas no meio científico, onde leva experimentos para escolas e ONGs, despertando a curiosidade e criatividade das crianças. Em seu currículo, participou de 3 visitas de colaboração científicas no exterior, 20 bancas examinadoras e divide com seus alunos e colegas pesquisadoras 2 prêmios em reconhecimento à qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Saiba mais em: http://tedxruahalfeld.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/tedxruahalfeld/

Evento no TED.com: https://www.ted.com/tedx/events/30232

Zélia Ludwig é pesquisadora e professora do Departamento de Física da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Zélia coordena um projeto focado na integração de todas as meninas no meio científico, onde leva experimentos para escolas e ONGs, despertando a curiosidade e criatividade das crianças. Em seu currículo, participou de 3 visitas de colaboração científicas no exterior, 20 bancas examinadoras e divide com seus alunos e colegas pesquisadoras 2 prêmios em reconhecimento à qualidade dos trabalhos desenvolvidos. This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at https://www.ted.com/tedx

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador