A três dias da eleição, Marina propõe 13º salário do Bolsa Família

Jornal GGN – A três dias da eleição, a candidata Marina Silva (PSB) aproveitou a exposição no debate da Rede Globo para propôr o pagamento de 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família. A ideia, até então, não havia sido discutida por Marina em entrevistas ou mesmo e seu programa de governo.

“No nosso governo vamos dar o 13º salário para aquelas pessoas que hoje recebem o Bolsa Família e isso vai melhorar a condição de vida das pessoas”, disse Marina. “Porque a pior coisa que há é chegar na época do Natal e não ter como sequer dar uma ceia ao seu filho”, acrescentou.

Embora reconheça os avanços sociais resultados do programa de transferência condicionada de renda, Marina vinha criticando a perpetuação do Bolsa Família sem uma “porta de saída” para os assistidos. A ideia dela era discutir “políticas sociais de terceira geração”, ou seja, políticas que garantissem a ascensão social e independências do assistidos.

Marina negou que a ideia de pagar um 13º salário para o beneficiário do Bolsa Família seja uma sacada de última hora, com vistas a tirar votos da rival Dilma Rousseff (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto com vantagem sobre os demais postulantes.

Marina justificou que o “tema era estudado ainda quando Eduardo Campos era vivo. Ele ia apresentar essa proposta na última entrevista que deu ao Jornal Nacional [um dia antes da morte], mas preferiu esperar e fazer cálculos profundos para analisar esse tipo de suporte.”

No debate da Globo, Marina não especificou de onde sairiam os recursos para fazer esse pagamento extra. Mas segundo ela, o projeto é viável a partir do combate à corrupção e ajustes fiscais.

De acordo com a Reuters, o coordenador de campanha da candidata, Walter Feldman, o custo do pagamento do 13º terceiro corresponderia a quase 1 bilhão de reais a mais dos atuais cerca de 12 bilhões de reais destinados no programa.

Ainda durante o debate, a pessebista reforçou que o programa Bolsa Família ainda previsa ser estendido a cerca de 4 milhões de pessoas.

Criado em 2003 durante o governo Lula, o Bolsa Família atinge hoje cerca de 50 milhões de pessoas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Proposta de décimo terceiro no Bolsa Família

    Desespero de Marina Silva, diante da queda nas pesquisas

    Não tem outra explicação, em outras palavras populismo...

  • E o dinheiro saira da cartola, claro!

     Sentiu o baque das pesquisas, sentiu que o 'tripé' não interessa tanto, que Banco Cenrtal não fala ao povão, veio com essa carta demagoga. Essa não engana nem seus seguidores mais esclarecidos.

  • Algum tempo atrás madei um

    Algum tempo atrás madei um projeto para o governo falando disso, agora a Marina vai direto ao assunto, não sei ,mas ela pode tirar proveito e votos onde a Dilma surfava. 

    • A Marina está falando que vai

      A Marina está falando que vai pagar um 13º Salário para o pessoal do Bolsa Família, se a Dilma tivesse me escultado não perderia votos nessa reta final!

      Rio de Janeiro, 14 de maio de 2012
      Presidência da República: Dilma Rousseff

      PROJETO – MÃE CORUJA

      Prezada Presidenta Dilma Rousseff o seu governo fez mais um belo gol ao lançar o projeto Brasil Carinhoso, pois alimentar as nossas criancinhas que passam fome não tem preço. Outra boa medida, que vossa excelência poderia tomar (lançar) seria cobrar das mães e pais, que voltem estudar, pois quanto mais educação, mais famílias estruturadas e bem preparadas para o futuro. Esse novo programa poderia ser chamado de Mãe Coruja, onde a mãe ou o pai, que voltarem para os bancos escolares, essa família teria uma renda extra de R$ 60,00, por mês, isso para muitos faria uma enorme diferença, principalmente onde a miséria está presente, esse dinheiro seria depositado no final do ano, como um 13 salário para essas famílias que estudam unidas, isso seria um ótimo presente para esses brasileiros, que durante um ano todo, se esforçaram para servir de exemplos para os seus filhos. Já pensou na alegria dessas famílias no Natal, já que poderão fazer um ceia digna e comparar uma lembrancinha (presentinho) para os seu filhos? Isso é um sonho, e com certeza o saudoso Betinho de quem sou fã , ficaria muito feliz também com essa bela iniciativa.

      Responder

      • Gostamos da proposta...

        Excelente CLAUDIO,

        Vou levar a sugestão para o programa de governo como sendo um 14º para a mãe e um 15º para o pai (se os dois estudarem ou fazerem um curso profissionalizante). E seria dentro de nosso grande projeto de geração de emprego e renda que será doravante a digna ´porta de saída´ para os beneficiários do BF. 

        Conforme pensamos não queremos que a mães de hoje, sejam avós da BF mas que tenham um amparo emergencial para a edificação de um futuro com dignidade. 

        É isso que a MARINA com sua genial intuição já compreendeu, existe gente boa e bem intencionada em todos os partidos.  Vamos governar com o que há de melhor e suas boas propostas.

         

        • E o ...

          ... 15 salário-férias, não vai ter?... olha que só faltam 2 dias para as eleições... corra, amigo, corra.

    • Olha a virada da Marina aí, gente!

      Pronto, agora vai! Essa de prometer 13° pro bolsa-família elege qualquer um! Até o Serra ganhou em 2010 prometendo isso!

      • Mas... funcionou de alguma forma.

        Da garagem de meu prédio, ao voltar do Mercado, ouvi a empregada de minha vizinha do primeiro andar, comentando sobre esse 13o salário. Estava animada! 

    • A nova política de na Marina

      A nova política de na Marina é igualzinha a velha política do cerra!

    • Jorge, obrigado pelo link

      Eu me lembrava que o Serra tinha feito a mesma apelação de última hora, prometendo o tal de 13º para o Bolsa Família, que le combatia até pucos meses antes.

      Promessas desesperadas em cima da hora para jogar para a platéia não valem nada porque carecem de credibilidade.

      Marina é o Serra de ontem, amanhã (hoje).

      Ficou confuso?

      Tanto faz, é tudo água do mesmo volume morto.

  • O desejo dos neoliberais é desmontar o programa isso sim

    O desejo dos neoliberais é desmontar o programa isso sim, vc não me engana Marinonete

  • .

    Todo o debate foi em torno ou acerca de programas e projetos do governo. Ora com críticas, ora com promessas de melhoras, a discussão provou que os candidatos da oposição concluiram a campanha passando um atestado de falta de idéias, projetos e, consequentemente, competência para governar.  

  • GOLPE PUBLICITÁRIO DIVERSIONISTA

    Mais um golpe publicitário. E, diante desta nova tática diversionista, cabe reiterar os questionamentos acerca dos motivos pelos quais a candidatura estribada no PSB esconde as informações relativas ao financiamento e à utilização do jatinho sinistrado, bem como acerca dos contratantes das palestras que renderam mais de um milhão e meio de reais à candidata que ascendeu à cabeça da chapa do referido partido.

    Da mesma forma, é importante insistir no debate acerca das evidências de semelhança entre as políticas elitistas e anti sociais ditadas direita golpista através de seus principais instrumentos partidários, que são hoje o PSB e o PSDB, partidos que almejam medidas econômicas recessivas, que visam o favorecimento dos danosos interesses do capital globalizado e que ameaçam promover a redução de direitos trabalhistas.

    É hora de perseverar no debate objetivo dos temas políticos relevantes, para evidenciar mais e mais o diferencial entre a consistência coerente do projeto de futuro defendido hoje pela candidatura à reeleição, e o terrorismo midiático caracterizado pela produção de factóides que constitui a estratégia da direita golpista.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

6 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

6 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

9 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

10 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

10 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

11 horas ago