Adeus a Eduardo Campos comove milhares em Pernambuco

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – O último adeus ao candidato a presidente Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente aéreo no último dia 13, levou mais de 100 mil pessoas à sede do governo de Pernambuco, onde os restos mortais do ex-governador são velados desde o início da madrugada. O enterro está previsto para as 17h deste domingo (17), no Cemitério de Santo Amaro, mesmo local onde jaz Miguel Arraes.

Segundo reportagem da Agência Brasil, durante a missa de corpo presente, de quase duas horas, muitos presentes à cerimônia foram às lágrimas. O corpo de bombeiros precisou socorrer algumas pessoas que passaram mal próximo ao caixão do ex-governador pernambucano.

Ana Arraes, mãe de Campos, parecia a mais inconformada com a tragédia, segundo relata o repórter da Agência. “Mesmo estando como adversário de Campos na disputa pela Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aos prantos ao fim da missa campal. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, a deputada Luiza Erundina, do mesmo partido de Eduardo, não se contiveram”, conta.

Os candidatos Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSBD), Eduardo Jorge (PV) e a então companheira de chapa de Campos, Marina Silva, acompanharam a celebração. Também marcaram presença o governador de Pernambuco, José Lyra; de São Paulo, Geraldo Alckmim, de Alagoas, Teotônio Vilela, do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entre outras autoridades, como ministros, prefeitos, embaixadores e empresários.

Os restos mortais de Eduardo Campos serão velados na sede do governo até as 17h, quando o caixão será levado em carro aberto do Corpo de Bombeiros para o Cemitério de Santo Amaro.

Também estão sendo velados na sede do governo pernambucano, o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre severo e o cinegrafista Marcelo Lyra. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Curioso aqui não ter saído

    Curioso aqui não ter saído sequer uma linha sobre o fato da caixa preta não ter registro do vôo fatal. Tem muita gente aqui do Blog que poderia colaborar com seu conhecimento.

     

    Se fosse num vôo de alguém do PT já haveria milhares de teses conspiratórias…

    1. Pela euforia

      Da mídia PIG, da direitona brasileira e pela postura a candidata a vice do falecido, se houve sabotagem no avião, eu não teria dúvida em apontar um culpado. 

      1. e o que dizer da frase do

        e o que dizer da frase do secretário de segurança pública de São Paulo, de que não estava afastada a possibilidade de homicídio culposo? Saiu na internet.

  2. Curioso aqui não ter saído

    Curioso aqui não ter saído sequer uma linha sobre o fato da caixa preta não ter registro do vôo fatal. Tem muita gente aqui do Blog que poderia colaborar com seu conhecimento.

     

    Se fosse num vôo de alguém do PT já haveria milhares de teses conspiratórias…

    1. O fato de o gravador da caixa

      O fato de o gravador da caixa preta não estar (ter) funcionado durante seu ultimo vôo (resta saber de quando data  a gravação que foi encontrada), da a impressao de que a aeronave era usada com muita frequência e talvez a manutenção não estivesse em dia.

      A culpa em acidentes aéreos quase sempre recai em cima dos pilotos, mortos nesses acidentes. Mas os pilotos, coidatos, nesses momentos tentam desesperadamente salvar esses aviões dos desastres, causados primeiro por problemas técnicos, avarias e quase sempre em momentos de mau tempo.

  3. Fotos do velório de Eduardo: uma Marina satisfeitona da vida

    Lula e Bláblá:
    imagem vale mil palavras

    Compare a postura de Lula com o da Bláblá.

    Sugestão de amigo navegante que não ia votar em Eduardo nem na Antonia Conselheira

    ​O Conversa Afiada insiste: Cristina Globo para vice da Bláblá !​

     

  4. Esse tipo de coisa só vem

    Esse tipo de coisa só vem para mostrar o quão idiotas muitos podem ser em achar que política é jogo de vida ou morte, de inimigos pessoais. Que isso sirva de lição aos que querem que todos os políticos morram: pare, reflita sobre o quão idiota estas sendo.

    1. Hipocrita…

      Pois é… estava pensando isso até ver as fotos de Aécio cumprimentando com beijo a presidente Dilma e Marina Silva. A cara de desprezo que ele faz nos dois momentos, da bem para se ver quem é o pobre Aécio Neves. 

    1. é realmente os urubus estão eufóricos

      e os petistas não se apertam em usar as imagens de velório para a campanha!!

      nao sei quem é pior neste caso.

      1. Quem está se aproveitando

        Quem está se aproveitando oportunísticamente da morte de Eduardo Campos para fazer campanha não são propriamente o PT ou os petistas.

      2. Tu pirou Gremista

        Quem é que está em total postura indecorosa aí na foto é o PT? Já não basta tentarem, mídia, família e candidata a vicê tentarem transformar o defunto em um heroi fajuto dentro do velório?

        1. então

          essas fotos são como as da zélia no tempo do collor, só publicavam as piores fotos dela. pode procurar nos arquivos, publicavam as fotos onde ela aparecia fazendo caretas, e com a finalidade de desprestigia-la.

          as fotos estão sendo usadas com o mesmo fim, postura indecorosa igualzinho. e um lado aponta pro outro com acusações. nem esperam o enterro terminar, é tudo farinha do mesmo saco.

          1. A Osmarina…

            não consegue disfarçar a felicidade pela tragédia: deitada sobre a urna funerária, e ostentando um largo sorriso. É muito vigarista a Osmarina.

          2. Sua parcialidade beira o ridículo

            Pelo numero de fotos, em diferentes posições o que requer um intervalo de tempo para se posicioar por ali e o mais cruel, olhando e acenando para a câmara, só posso julgar que esta pessoa perdeu totalmente o senso do ridículo. E sua pose quase lânguida e feliz em cima do caixão? Parece que houve muitas oportunidades, não foi uma casualiade de uma unica foto explorada. Para dizer a verdade, quando vi a primeira pensei em fotoshop e imaginei quem seria estupido ao ponto de fazer isto. Mas era a realidade!

          3. Ora seu Frede

            Puxar foto de ministra em arquivo é muito diferente de fotografar evento público de dezenas ou centenas de milhares de pessoas onde alguém se mantém no ponto central dele.

            Sorridente.

      3. É o desespero batendo….cada

        É o desespero batendo….cada um enxerga como quer ou como lhe é conviniente. Marina que se cuide. Vem artilharia pesada por aí.

    2. Poses para a posteridade

      É a primeira vez em minha vida e, isso eu tenho certeza, que vejo a foto de alguém sorrindo debruçada sobre um caixão. Eu não conhecia Eduardo, ele não era meu candidato, mas continuo chocada com a tragédia e sentindo no meu íntimo  um luto, quando penso no sofrimento da esposa e filhos. Essas fotos estão ferindo o meu ser.

  5. Imagens comoventes

    Eu não ia votar em Campos mas fiquei profundamente abalado com a tragédia, que a família consiga superar tudo isso e seguir em frente, eu tmbm já perdi um irmão querido, sei como eh, o vazio nunca será preenchido, esse meninozinho fofo nos braços de Lula, de Edu e Renata, tem síndrome de down, que essa familia seja feliz

    :

    1. O semblante…

      A percepção de um semblante, de um olhar, mostra-nos a alma da criatura! No rosto de Lula, dá para perceber o sofrimento e a compaixão que esse momento de dor o acomete. Inegavelmente é um ser, cuja bondade e amor, sempre afloram demonstrando seu elevado sentido de solidariedade e amor ao próximo.

  6. Adeus a Eduardo

    A presidente Dilma foi vaiada em sua chegada ao velorio. Claro que isso é coisa de militante e de toda a catarse que a midia criou em torno da tragédia de Campos nos ultimos 5 dias.  Não consigo entender do porquê das pessoas vaiarem alguém num velorio… Mas parece que virou mesmo um vale-tudo. Espero que nos proximos dias, as coisas se acalmem.

    E é comovente ver  Lula, amigos e principalmente a familia Campos tão emocionados. A viuva e os filhos nos deixam mesmo muito tocados. Fica a imagem mais bonita e simbolica em meio a essa tragédia. 

     

     

     

     

  7. Material de campanha

    Sinceramente, quando bati os olhos na foto de Marina, achei que fosse montagem e imediatamente pensei na maldade de quem fez isso para destruir a imagem de uma pessoa, já que estamos num momento muito chato da política que é esse maldito vale tudo.

     

    Agora, se é isso mesmo, se essa foto é real, é pior do que eu pensava…estão produzindo material de campanha.

    Vou ali vomitar…

     

    1. ora Maralina…

      … o mínimo que se esperava dela é postura em um velório, (de alguém que a convidou num projeto político) coisa que ela não teve e agora você vem dizer que estão produzindo material de campanha?

       

      quer dizer então que se a mulher chega em casa e pega o marido e a amante no sofá, ela tem que jogar o sofá fora?

       

      ah, por favor !!

      1. Desenha

        Acho melhor você desenhar pra mim, pois não entendi se você foi irônico, discordou ou concordou.

        O fato é que, quando olho a expressão do Lula e comparo com a expressão da Marina, no primeiro vejo pesar e nenhuma intenção de se aproveitar do momento para colher frutos futuros, enquanto que no segundo a imagem me desequilibra, mas de forma muito negativa devido o lugar e o momento.

        Que postura eu queria dela?

        Uma postura de alguém que não se debruçasse sobre um caixão e fizesse pose pra foto.

        Simples assim.

        1. O EL Cid…

          deve ter passado o dia num churrasco, encheu a cara, chegou em casa, postou esse comentário. Já li umas dez vezes, e não consegui entender a intenção dele: ser irônico, concordar ou discordar? É realmente um comentário de alta complexidade.

        2. Concordo, MM

          Mas eu nem precisava ver a cara dela, de quem está “posando” para a foto, prá acreditar que ela está se sentindo a rainha da cocada preta. Há muito tempo o sonho dela é chegar lá, mas, assim como José Serra, vai ficar só no sonho.

          E me pergunto, será que só eu estou acreditando que a Marina não vai chegar mesmo aos 20 % dos votos ?  O povo brasileiro pode ser sensível a tragédias como essa, mas não é tão ingênuo assim prá dar seu voto a uma pessoa totalmente despreparada prá presidir o Brasil.  Acho que ela não vai sair do 3º lugar nas pesquisas. Acredito no nível de esclarecimento dos eleitores de Dilma, que provavelmente vai subir nas pesquisas após o início do programa eleitoral.

  8. Quá quá quá..quá quá quá…seu eu sorri tu não podes chorar?

    Coloco o texto que escrevi na minha página no GGN.

    Marina Silva foi e vem sendo criticada pela sua visão reducionista em relação ao casamento entre  proteção ao meio ambiente e as demandas da nação. Todas as criticas são válida, mas nem sempre amparadas em algo mais substancial.

    O que “rola” agora na internet são os sorrisos de Mariana “Providência Divina” Silva durante o gurufim do candidato socialista, Eduardo Campos, morto no último dia 13 de Agosto. Apressam-se alguns em associar os sorrisos à falta de sensibilidade, falsidade e toda sorte de adjetivações.

    Muita calma nessa hora. Esse tipo de insinuação não fica a desejar quando comparado às pérolas lançadas pela isenta imprensa brasileira. Gente, nem toda cara manjada tem traça ou cupim. Cada um pode  expressar tristeza de diferentes formas, apesar de chorar ser o esperado na maioria dos casos, há sim pessoas que enfrentam perdas e tragédias de diferentes formas. Isso não significa falta de humanidade, falsidade e outras “ades”.

    Tem-se cadeia de acontecimentos que alçou Marina a peça central do jogo político atual: (a) entrada no PSB; b) aceitação de aliança com Campos; c) Aceitação de vice na Chapa de Campos; d) Morte de Campos; e) Pressão da mídia para que se candidate. Sem dúvida isso é fertilizante para fazer crescer as ervas da imaginação conspirativa tanto no plano terreno quanto no plano espiritual (providência divina não estar no avião, segundo Marina); mas vamos combinar que isso não pode nos tornar levianos a ponto de associar sorrisos a um plano maquiavélico de poder.

    Eu não digo que Marina esteja feliz pela morte dos Campos, me recuso. Aliás, eu acredito que ele esteja sofrendo sim. Esse tipo de insinuação, associar seus risos à felicidade por ser a bola da vez na política, é típico daqueles que frequentam e leem escrituras do guru da Direita Dummie. Não sejamos assim minha gente. Cada um sofre à sua própria guisa.

    1. Você vai me perdoar, mas

      Você vai me perdoar, mas jamais vou acreitar que alguém, em uma situação desta possa manter a expressão que ela aparenta na fotos. A própria expressão corporal dela, e não somente os sorrisos, denuncia o seu grau de comodidade ou não. É fácil perceber a leveza em sua expressão. Além do mais, permanecer ao lado da família todo o tempo (era íntima deles, cujo contato somente ocorre há cerca de 10 meses?), também denuncia suas intenções. Posso estar engando, mas minha análise é esta.

    2. ACho que você está

      ACho que você está absolutamente correto. Associar o sorriso de Marina a insensibilidade ou a intenção de lograr proveito político. É preciso conter as preferências políticas para evitar comentários apressados e levianos que representam, exatamente, a conduta que se pretende denunciar.   

    3. Quá quá quá…

      digo eu: Não é só a Osmarina que está feliz. Tem muito mais gente no PSB esfregado as mãos de felicidade do que você pode imaginar. Trocar um candidato estagnado nas pesquisas, em menos de dez por cento, por outra que já larga com cerca de vinte, alavanca muitas candidaturas: para o governo do estado, senado, câmara estadual e federal. A Osmarina não terá o menor escrúpulo em trocar o PSB pelo partido dela, na hipótese dela ser eleita. Pobre país em que os principais partidos de oposição apresentam para se contrapor à esquerda, uma fundamentalista evangélica, e/ou um Toxicômano. 

    4. Concordo, Francy. E digo

      Concordo, Francy. E digo mais: é manipulação, má-fé, selecionar duas fotos de Marina sorridente e dizer que isso flagra sua felicidade com a morte de Campos, como fazem PHA e alguns colegas aqui. É uma indignidade pensar assim. Qualquer um pode eventualmente sorrir para alguém num velório (e um fotógrafo flagrar esse gesto), sem que isso seja sinal de felicidade, mas pode ser inclusive um modo de mostrar solidariedade e dar uma força. O pessoal tá forçando a barra com a Marina.

      1. Perfeito, Francy e Jair. Mas

        Perfeito, Francy e Jair. Mas também, quem leva PHA a sério já gosta mesmo de manipulação. E o comentarista que vive forçando a leitura do blog do briguilino (? ) afinal teve seu dia de glória.

  9. Vaias e aplausos

    Um pequeno grupo de pessoas extremamente mal educadas partiu para vaias fora de hora quando a presidente Dilma chegou aqui ao velório.  A maioria, então, foi forçada a os suplantar, com  aplausos. Lula nem vaia recebeu do grupelho. Só aplausos de quem se manifestou. Resultado, manchete e notícia correta no Globo. com e manchete e notícia completamente tendenciosa no UOL, reportando somente a vaia da minoria, como se fosse da multidão presente. Ainda entrevistaram um aliado de conveniência de Eduardo (quem é daqui sabe), que não teve coragem de tentar a reeleição ao senado  diante da fragorosa derrota prevista, para dizer besteira, em sua   pobre opinião, que só deve coincidir com a dos mal educados da vaia. 

    1. Claque a serviço e as levantadas para o PIG cortar

      Esse negócio de “vaia” é de uma bobagem sem tamanho.

      Basta alguém contratar (ou apenas recrutar ou ajuntar por “anti-simpatia) um pequeno grupo (proporcional ao evento) e fazer uma vaia “oportuna”. As vezes o pessoal de fora até pode aderir, por nem saber de que se trata. 

      Pode ser armado por um oposicionista, correligionário, uma míRdia, um amigo, uma assessoria, um partido, etc.

      Pode até ser puxada naturalmente por algum fanático de oposição, mas certamente nunca será representativo nestes eventos.

      Aí, invariavemente, a míRdia vai manchetear, como foi agora (em que o Uol diz que as vaias foram “para a Dilma” e os seguidos aplausos que as abafaram foram “para a Marina”. Outro veículo miRdiático diz que “alguém” puxou aplausos após as vaias (insinuando provavelmente que tenha sido um petista). Já as vaias, ninguém “puxou”.

      O fato é que os piguinhos amestrados vão entrando na onda da “péssima popularidade” da presidenta, promovida certamente por grupos ativos, seja lá de que origem fôr (vide o “seleto” camarote do Itaúúú).

      Enfim, resta saber quando alguém do lado do governo pedirá a Deus um pouco de malandragem e reservar claques ativas para abafar estas vaias e certamente puxar aplausos.

      Para acabar de vez com esta babaquice que, dizem, foi criada pelo traíra louco Cesar Maia (um ex “brizolista”, como tantos outros “esquerdistas”).

  10. O nome do governador de

    O nome do governador de Pernambuco é João Lyra Neto, do PSB. Foi vice de Eduardo e assumiu o cargo quando ele renunciou para entrar na campanha à Presidência. 

  11. O gremista ai, cujo time não

    O gremista ai, cujo time não ganha nada em campo, odeia o PT porque a mídia manda e porque o PT tem vermelho na sua cor. E vai fazer pior, vai votar em candidatos que a corrupta RBS mandar ele votar. Mas eles se acham! Quanto ao Campos, vejam o que consegue fazer a midia com as pessoas analfabetas políticas: o sr. Eduardo estava apagado quando vivo, mas para conseguirem surfar na triste morte desse senhor, turbinam a deslumbrada marina, confrme as fotos mostram, e já tentam colher os podres frutos dessa tragédia. Os faceburros, estão chafurdando na desgraça alheia. Me pergunto: que gente nossa mídia podre está formando? Aliás, já sei a resposta: a de pior espécie possível, burra, alienada, teleguiada e violenta. Em outras palavras, zumbis com chips da corrupta e corruptora mídia velhaca inceridos em seus mofados cérebros. Num momento tão triste para a família e AMIGOS, eles, feceburros com seus chipzinhos mediocres, estão torcendo para que morra, qua aviões caiam, que incendios aconteçam e que seus desafetos estejam lá, forma simplória e covarde de exterminar o diferente. A internet nos proporciounou coisas boas, mas, aos jovens dessa geração, possibilitou  mostrarem sua “valentia” virtual de como são covrades e usam esse veículo para vomitar suas barbáries.  Como nesse triste momento que só mereceria respeito e silencio.

    1. surtou, esqueceu o gardenal hoje??

      quanta bobagem junta. já tenho capacidade pra não misturar futebol e política.

      penso só que não há diferença entre a reportagem do pig anunciando vaias pro lula ou a divulgação dessas fotos.

      ah, acho que a tua bola de cristal tá falhada, sempre votei no pt, e não dou audiencia pros sionazistas. quando mandar a vassoura pra revisão, manda a bola de cristal também.

  12. Teoria da conspiração

    Leonardo Sakamoto

    Dilma e Aécio teriam a perder sem Campos. Quem ganharia, no entanto, seriam alguns setores da economia que sabem que um segundo turno estava ficando distante. Então, esses setores armaram um plano para trocar Campos por Marina na cabeça da chapa causando o acidente. Prova disso é que, nesta sexta, as ações preferencias da Petrobras saltaram 8%, fruto da expectativa da próxima pesquisa eleitoral que deve apontar Marina embolada com os outros dois.

    Os Illuminatis, que detém grandes quantidades de ações da estatal, bem como de participações em outras companhias brasileiras, contrataram os serviços de Frank Underwood para elaborar o plano de ação. A central de inteligência do grupo, que já preparou outras ações desestabilizadoras como a Primavera Árabe, fica cravada no coração de São Paulo, 15 andares abaixo do Templo de Salomão – construído para encobrir o quartel-general. Sob a justificativa de defender o American Way of Life, Clark Kent, Bruce Wayne, Peter Parker e Tyrion Lannister foram chamados por Obama a fim de ajudarem os mercenários da Blackwater, responsáveis pela execução do plano de Frank. O golpe final ocorrerá até o final de setembro com o alinhamento perfeito de cinco planetas apontando para a constelação do Serpentário, conforme o alerta profético dos agentes Fox Mulder e Dana Scully.

    Enquanto isso, Jack, o gnomo da floresta, está juntando todas as flores mágicas a fim de garantir que o arco-íris não perca seu brilho – o que poderia reduzir a proteção deste mundo contra as forças de Hummel, a besta fera do planeta sombrio. Para isso, Jack tem recebido o apoio dos comitês de campanha que sabem que a verdadeira batalha está ocorrendo entre este mundo e o outro.

    Em suma: com a enxurrada de besteiras sem pudor, vai ser difícil manter a sanidade até outubro neste país.

  13. Gremista gardenal: acho que

    Gremista gardenal: acho que quem precisa de vassoura és tu! Mas de qualquer forma, desculpas se te ofendi, não era minha intenção. Sei, que depois do grenal, os nervos estão a flor da pele de todo gremista doente, mas, de qualquer forma, “vamo que vamo”.

    1. como dizia a hebe

      QUE GRACINHA!!!

      a gente até podia tentar discutir futebol, mas eu tenho mais o que fazer, para perder tempo.

      mas mantenho as recomendações um gardenal antes de dormir e um haldol ao acordar te farão bem!!

       e se calhar pode misturar com uma cervejinha, recomendo a mazenbier ou a kidiaba. tu vai achar fácil por aí nas boas casas do ramo. cerveja preta, forte e encorpada bem ao gosto da mulherada.cerveja preta forte e encorpada!!

       

  14. Sabotagem?

    Duvido muito, porém mais ridículo do que fazer essas especulações é tentar atribuir a especulado culpa ao PT, que só teve a perder com a morte de Eduardo, um candidato que obviamente não tinha encarnado a 3ª via e pra quem Marina não vinha conseguindo passar os votos. Com a morte dele, a mídia pôde fazer um carnaval em torno de um político que tinha ido para a oposição, tentando transfomá-lo no novo messias, e Marina, que sempre foi muito melhor nas pesquisas que Eduardo, voltou ao páreo. Agora me digam: a quem teria servido esse “atentado”?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador