Bolsonaro paga mensagens no WhatsApp com caixa 2, diz Haddad

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – Candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad afirmou nesta quinta (18) que vai acionar a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal para prender os “empresários corruptos” que estão ajudando Jair Bolsonaro a violar a democracia.

Em vídeo divulgado nas redes, Haddad comenta a reportagem da Folha de S. Paulo, que revelou que empresários anti-PT, como Leonardo Hang, da Havan, estão comprando pacote de disparo em massa de mensagens no WhatsApp de agências de marketing digital. Uma delas fez a campanha de Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais. Mas, no caso de Zema, o serviço foi pago pela campanha e usou o banco de dados do próprio candidato.

A ação viola a lei eleitoral, pois o financiamento empresarial de campanha foi proibido no Brasil. Além disso, há agências que oferecem bando de dados de terceiros, obtidos também ilegalmente. Segundo a Folha, cada contrato para “disparo em massa” custa uma média de R$ 12 milhões. As empresas que falaram com a reportagem, incluindo a Havan, negaram teor político no serviço. A Folha diz que a ação será feita às vésperas do segundo turno.

Se comprovado o abuso de poder econômico e financiamento ilegal, a chapa de Bolsonaro pode ser cassada no Tribunal Superior Eleitoral.

Na quarta (17), a campanha de Haddad já havia denunciado Bolsonaro no TSE por abuso de poder econômico. À Polícia Federal, também demandou investigação sobre a indústria da fake news nas redes do candidato do PSL.

6 comentários

  1. DITADOR SEM ESCRÚPULOS

    UM DITADOR FASCISTA, ESTÚPIDO, VIOLENTO, DOENTE NÃO RESPEITA LEIS, NÃO RESPEITA NADA NEM NINGUÉM. JÁ DEU PROVAS DISSO. Imaginem um sujeito desses assumindo o país… Vai fazer uma farra com seus amigos. Como nos tempos da ditadura: eles podem tudo, os opositores têm o direito de permanecerem calados.

  2. VÁRIOS CRIMES ALÉM DO ELEITORAL

    As mensagens são criminosas, com conteúdos pesadíssimos e que incorrem em vários crimes como pornografia infantil, ataque a religiões, entre outros… 

  3. Gleisi Hoffman tem caroço nesse angú

    A reportagem da FSP é gravíssima. O PT não pode aceitar o que está acontecendo e confiar no TSE. É tudo jogo de cartas marcadas. As eleições estão sendo manipuladas e o PT não pode jogar esse jogo sujo. Jogar esse jogo sujo é aceitar suas regras. Tem que exigir a investigação urgente, imediata, antes da eleições ou sair do jogo. Não jogar assim.  Retira a cndidatura até que tudo seja apurado e os responsáveis punidos conforme a lei. Deixa eles na disputa sozinhos. É muito estranho também essa cantilena de Jair Bolsonaro de que as urnas podem ser violadas. E se for verdade mesmo? E ele joga isso como um balão para disfarçar? Será que alguém acha que se houver qualquer manipulação nas urnas é para favorecer o PT?

  4. Anulação das eleições

    Hadad està muito comedido, tem que ser muito mais incisivo e enérgico e pedir a anulação das eleições. O disparo em massa de mensagens já fez o efeito, portanto a campanha está inválida.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome