Foto: Ricardo Stuckert
Jornal GGN – Candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad afirmou nesta quinta (18) que vai acionar a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal para prender os “empresários corruptos” que estão ajudando Jair Bolsonaro a violar a democracia.
Em vídeo divulgado nas redes, Haddad comenta a reportagem da Folha de S. Paulo, que revelou que empresários anti-PT, como Leonardo Hang, da Havan, estão comprando pacote de disparo em massa de mensagens no WhatsApp de agências de marketing digital. Uma delas fez a campanha de Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais. Mas, no caso de Zema, o serviço foi pago pela campanha e usou o banco de dados do próprio candidato.
A ação viola a lei eleitoral, pois o financiamento empresarial de campanha foi proibido no Brasil. Além disso, há agências que oferecem bando de dados de terceiros, obtidos também ilegalmente. Segundo a Folha, cada contrato para “disparo em massa” custa uma média de R$ 12 milhões. As empresas que falaram com a reportagem, incluindo a Havan, negaram teor político no serviço. A Folha diz que a ação será feita às vésperas do segundo turno.
Se comprovado o abuso de poder econômico e financiamento ilegal, a chapa de Bolsonaro pode ser cassada no Tribunal Superior Eleitoral.
Na quarta (17), a campanha de Haddad já havia denunciado Bolsonaro no TSE por abuso de poder econômico. À Polícia Federal, também demandou investigação sobre a indústria da fake news nas redes do candidato do PSL.
DITADOR SEM ESCRÚPULOS
UM DITADOR FASCISTA, ESTÚPIDO, VIOLENTO, DOENTE NÃO RESPEITA LEIS, NÃO RESPEITA NADA NEM NINGUÉM. JÁ DEU PROVAS DISSO. Imaginem um sujeito desses assumindo o país… Vai fazer uma farra com seus amigos. Como nos tempos da ditadura: eles podem tudo, os opositores têm o direito de permanecerem calados.
VÁRIOS CRIMES ALÉM DO ELEITORAL
As mensagens são criminosas, com conteúdos pesadíssimos e que incorrem em vários crimes como pornografia infantil, ataque a religiões, entre outros…
Gleisi Hoffman tem caroço nesse angú
A reportagem da FSP é gravíssima. O PT não pode aceitar o que está acontecendo e confiar no TSE. É tudo jogo de cartas marcadas. As eleições estão sendo manipuladas e o PT não pode jogar esse jogo sujo. Jogar esse jogo sujo é aceitar suas regras. Tem que exigir a investigação urgente, imediata, antes da eleições ou sair do jogo. Não jogar assim. Retira a cndidatura até que tudo seja apurado e os responsáveis punidos conforme a lei. Deixa eles na disputa sozinhos. É muito estranho também essa cantilena de Jair Bolsonaro de que as urnas podem ser violadas. E se for verdade mesmo? E ele joga isso como um balão para disfarçar? Será que alguém acha que se houver qualquer manipulação nas urnas é para favorecer o PT?
Anulação das eleições
Hadad està muito comedido, tem que ser muito mais incisivo e enérgico e pedir a anulação das eleições. O disparo em massa de mensagens já fez o efeito, portanto a campanha está inválida.
Melhor seria a impugnação do
Melhor seria a impugnação do candidato por campnha ilegal
Meteoro
Se o boçalnaro vencer essa eleição fake news e vou pedir um meteoro. Acho que vai ser a única solução para o Brasil.