Estratégia do debate reflete pesquisas: Haddad pode chegar ao 2º turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A estratégia dos candidatos a prefeito de São Paulo no debate da Globo, na noite de quinta (29), reflete o resultados das últimas pesquisas internas: há temor entre os adversários de Fernando Haddad (PT) a respeito das chances de ele repetir o feito na eleição de 2012 e chegar ao segundo turno com uma arrancada bem na reta final da primeira parte da campanha.

Segundo informações publicadas no Painel da Folha desta sexta (29), os chamados trackings (levantamentos telefônicos) feitos por duas campanhas na quinta-feira confirmavam tendência de crescimento de Haddad (que está em quarto), recuo de Marta Suplicy (PMDB), que corre atrás de Celso Russomanno (PRB), o segundo colocado também em trajetória de queda. João Dória (PSDB) e registrou “avanço acentuado”, garantindo a liderança.

Para o debate de ontem, a Rede Globo estabeleceu que os três primeiros blocos seriam livres, ou seja, os candidatos escolhiam o tema que queriam abordar e quem seria o adversário a fazer a réplica. O resultado foi Haddad escanteado pelas várias dobradinhas entre Marta e Dória, concordando entre si em 90% das vezes e sempre atirando no petista. Russomanno também evitou confronto com Haddad. Na única oportunidade em que se enfrentaram, o atual prefeito passou uma lição de tecnologia no candidato do PRB, que propõe criar cartões com chip para agilizar o atendimento na saúde.

A coluna de Mônica Bergamo também apurou que para a campanha de Dória, Haddad, Marta e Russomanno chegarão “embolados” no segundo turno.

Nas pesquisas Ibope e nos tracking, Marta tem caído um pouco menos que Russomano, mas é o suficiente para ser “alcançada” por ele, “podendo configurar situação de empate” no segundo lugar.

Haddad, por sua vez, está em quarto, “mas com viés de alta, rumo ao empate com os outros dois”. “Os analistas [do PSDB] acreditam que o prefeito pode ter votos envergonhados que só seriam revelados nas urnas.”

Na pesquisa Ibope divulgada na quinta (29), Dória segue com 28% das intenções de votos, seguido por Russomanno (22%), Marta (16%) e Haddad (13%). Em relação a pesquisas anteriores, as curvas mostram estagnação de Dória, queda vertiginosa de Russomanno, uma leve retomada por parte de Marta (que perdeu 5 pontos na última quinzena), mas dentro da margem de erro. Haddad também só oscilou para cima dentro da margem de erro de três pontos.

Como o GGN já publicou antes, em 2012, Haddad ocupou o terceiro lugar nas pesquisas durante boa parte da campanha, mas conseguiu chegar ao segundo turno com José Serra (PSDB), excluindo do páreo Russomanno, até então o favorito, praticamente na última semana de campanha.

Na época, o noticiário estava tomado pelo julgamento do Mensalão, mas Haddad e Serra cresceram lado a lado, alternando-se no segundo e terceiro lugar.

No Ibope do dia 26 de setembro, a pouco mais de 10 dias da eleição de 2012, Russomanno tinha 34%, Haddad 18% e Serra, 17%.

Um dia antes do primeiro turno de 2012, Russomanno, Serra e Haddad apareciam empatados no Ibope, com 26% das intenções de voto. No Datafolha, contudo, Serra estava com 28%, Russomanno 27% e Haddad, 24%.

No primeiro turno, o resultado foi Serra 30%, Haddad 28% e Russomanno, 21%.

A eleição em São Paulo acontece em dois dias, no domingo (2).

Hoje, a campanha de Haddad recebe apoio de Lula. Dória, segundo a Folha, vai passar esses últimos dias buscando apoio de evangélicos que atuam nas periferias.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Propaganda enganosa essa de

    Propaganda enganosa essa de Dória em primeiro e com tendência de alta,nunca esqueçamos q

    pesquisas eleitorais são MANIPULADAS,devemos lembrar sempre disso,é so puxarmos à memória!!

    Com a percepção das ruas, vai dar RUSSOMANO E HADDAD no segundo turno !!!(se é para acreditar

    em “qualquer coisa” então “aposto” no meu “chutômetro” é mais confiável do que essas pesquisas)!

  2. Piada pronta

    “Os analistas [do PSDB] acreditam que o prefeito pode ter votos envergonhados que só seriam revelados nas urnas.”

    Piada pronta: o sujeito não ter vergonha de votar no Doria e ter de votar no Haddad!

    Fora o fato de que Doria parece, ele sim, ter vergonha de ser candidato: “não sou político; não sou político; não sou político; não sou político; não sou político; não sou político; não sou político; não sou político; não sou político; não sou político!”.

    1. A Palavra Certa é… “Acuados”

      Procede o raciocínio que certamente ocorrerá no dia da votação, apenas que a palavra escolhida convenientemente pelos analistas do PSDB, “envergonhados”, na realidade trata-se de “acuados”, conforme com o momento político que vivemos.

      Nem todos estão dispostos a exporem o que pensam, grande parte prefere evitar a possibilidade de bater de frente com trogloditas.  

  3. Doria e Marta, pareciam duas

    Doria e Marta, pareciam duas comadres, debatendo uma pergunta escrota , da globo, sobre vandalismo e pichações.

    A quem a globo em gana.

    1. Vamos nos divertir um pouquinho!

      Vivemos os últimos tempos assistindo indignados todas a perseguições implacáveis contra todos que fazem parte do PT e de seu governo. Culminando com o criminoso e ilegal impeachment de nossa Presidenta.  Marta ( que não merece ser Suplicy), que só foi PT enquanto o partido estava em alta e, por não ser a escolhida para candidata à Presidência, correu para o PMDB, pasmem, para ficar longe de corruptos. Uma traira que caiu nos braços das piores raposas. Aliou-se ao que de pior existe em matéria de política. E, para nos divertir um pouquinho, esquecendo todos que, ardilosamente comandam esse golpe, ouçamos o Nóia! 

      [video:https://youtu.be/2IUDKEGGfgI%5D

  4. Se o Dória está tão bem ….

    E a dona marta tb, qual a razão de ficarem fazendo papel de compadres no debate ? Após 13 anos colocando o PT, como o malvado bicho-papão, Bolivarista, etc e tendo suas costas quentíssimas, o PSDB/PMDB tem medo de que ? O PT não acabou ainda?

    Ora, vão te catar !

  5. Doria trabalhando pro povao, KKKKK

     Alguem acredita que o playboy engomadinho do Doria vai trabalhar pro povao, dificil acreditar que esta em primeiro, isso é pra ganhar votos dos manes que não querem perder voto, isto é ,vota naquele que esta em primeiro nas pesquisas.

  6. Haddad!!!!

    Um orgulho para os que têm o privilégio de nele votar!  Se fosse paulistana seria meu candidato sempre!  O melhor político da atualidade. Professor, honesto, inteligente,  o melhor ministro da Educação que já tivemos e de uma simplicidade de encantar ! Espero ainda tê-lo como Presidente de meu país!  VIVA HADDAD!!!

  7. Um dos momentos mais

    Um dos momentos mais bizarros, de dória ontem.Foi ele alegar que uns dos motivos que ele vai acabar com os braços abertos, é por que o preço da pedra de crack, subiu!

     

  8. Marta, fula, propaga que foi

    Marta, fula, propaga que foi traída por Temer, do seu novo partido. Agora, só lhe resta pedir de volta as flores que deu à histérica da Janaina Paschoal para celebrar o golpe. Oda-se…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador