Marcelo Freixo declara voto em Dilma no segundo turno

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Mara L. Baraúna

da Revista Fórum

Marcelo Freixo: “Vou votar na Dilma no segundo turno”

“Tenho muitas críticas ao governo do PT, mas não admito o retrocesso que haveria com um possível governo do PSDB”, diz Marcelo Freixo (PSOL-RJ), deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro (divulgação)

Fonte: Pragmatismo político

Marcelo Freixo: “Vou votar na Dilma no segundo turno”.

Deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro disse não admitir o risco do “retrocesso de um governo tucano”

Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta segunda (6), o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), declarou voto na presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. “Tenho muitas críticas ao governo do PT, da Dilma, no que diz respeito à Reforma Agrária, aos direitos das minorias, à política econômica, que são públicas. Mas não admito a possibilidade de um retrocesso que eu entendo que possa haver com um governo tucano. Independente do que o partido vier a decidir, eu vou votar na Dilma no segundo turno”, afirmou.

Sobre o governo do Estado do Rio de Janeiro, Freixo explicou que vai conversar com o partido, mas disse que não há a menor possibilidade de apoio ao Pezão, “por tudo que representou o governo Cabral”. Em relação ao Crivella, adiantou que apesar das diferenças, a decisão depende do partido. “É difícil que [Crivella] tenha um apoio do PSOL, mas vou respeitar a posição partidária.”

O deputado mais bem votado no Rio, que recebeu 350 mil votos, ressaltou que sua campanha foi feita apenas com doação de pessoas físicas: “Não tivemos doação de empresas, arrecadamos R$195 mil, R$ 0,55 por voto. Foi uma resposta muito boa da sociedade”.

Sobre a reeleição do deputado federal Jair Bolsonaro (PP), polêmico por posições contrárias as LGBT, Freixo comentou que “mesmo não concordando com absolutamente nada do que ele fala é muito importante que ele tenha o direito de dizer, evidentemente sem cometer crime, sem ser racista, homofóbico”. “A democracia é uma grande festa de ideias… Por mais que tenha muitas diferenças com o Bolsonaro, o resultado é importante para a democracia”, completou. Bolsonaro recebeu 464 mil votos e foi o mais votado no estado para a Câmara Federal.

Revista Fórum

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em 2010, Ciro Gomes escreveu

    Em 2010, Ciro Gomes escreveu um texto memorável para Carta Capital, as vésperas das eleições daquele ano. Em uma frase desse texto, ele diz que o povo brasileiro não aceitará retrocessos. Ele estava certo.

    No ano passado, as manifestações de junho, revelaram as insatisfações com o já cambaleante cenário econômico. Essa insatisfação reverberou no primeiro turno das eleições desse ano. A oposição teve mais de 50% dos votos, é um fato.

    Caso eleito, Aécio Neves não terá alternativa, a não ser buscar um avanço sócio econômico para todos os brasileiros. Reformas das instituições, reforma política, tudo isso passa ao largo se a economia decolar. Se entrarmos em recessão, o PSDB desaparece em 2018.

  2. Jornalismo-verdade

    Manchetaço agora há pouco (11p5) no portal de O Globo (oglobo.globo.com):

    “Votos de Marina no Rio são cobiçados por Dilma e Aécio”.

    Não acredito! Jura?

    1. Bem lembrado. Os

      Bem lembrado. Os comentaristas do blog adoram meter o pau em quem foi diretamente beneficiado por alguma política social do PT e agora vota contra, mas…

      condenam a gratidão do sr. Flávio Dino com seus correligionários tucanos que o ajudaram a derrotar o “Sarney team”!

      Sendo que o PT apoiou os “coroné” mesmo com o aliado de primeiríssima hora concorrendo do outro lado! A união foi simplesmente jogada no lixo.

      A gratidão é uma virtude.

      E no final das contas quem vota é o povo…

    2. Nenhuma surpresa com o “comunismo” de aluguel do pcdob.

      O pcdob é uma quitanda eleitoral como dezenas de outras do mercado eleitoral brasileiro. Enquanto “lutava” com a oligarquia do Maranhão, um dos estados que deram melhor resultado para os “aliados” do petismo federal, eles serviram de escudeiros da frente de oligarquais catarinenses, no estado que deu o melhor resultado proporcional para o aecismo, ao mesmo tempo em que se abrigavam no núcleo duro do marinismo em Pernambuco.

      Haja “a justa linha ideológica do partido” para explicar tanta coerência. Uma certa construção aparelhista e um número insignificante, porém suficientes, de tetas e boquinhas distribuídas explicam melhor o fato.

       

  3. “A democracia é uma grande

    “A democracia é uma grande festa de ideias… Por mais que tenha muitas diferenças com o Bolsonaro, o resultado é importante para a democracia”, completou.”

    Mais do que importante  é preocupante para a democracia. Os Bolsonaros da vida vieram ao mundo para destruir a democracia.

    Uma camarada com ideias tão tacanhas e que até pouco tempo tinha seus tresloucados gestos apoiados apenas por militares saudosos da ditadura e preocupados com o soldo mensal, receber quase meio milhão de votos é pra ficar com a pulga atrás da orelha.

    Em São Paulo o eleitorado apoiou um candidato que disse, em relação ao massacre policial:”Quem não reagiu está vivo”. O mesmo eleitorado do estado mais rico da federação, que tem os melhores centros de pesquisas acadêmicos e etc. elegeu uma bancada poderosa denominada “bancada da bala”. E por aí vai.

    A posição de Freixo é importante partindo de um integrante de um partido da extrema esquerda. É uma voz sensata que percebe o avanço do fascismo nesses primeiros tempos do século XXI. Seria bom que a direção nacional do PSOL analisasse bem o momento por que passamos e fizesse uma boa reflexão.

  4. Freixo é um digno político de

    Freixo é um digno político de esquerda. Sabe que agora é hora combater a direita. 

    Certamente, os mais consequentes partidos e grupos de esquerda, ou muitas de suas figuras, vão apoiar Dilma.

  5. corajosa e

    corajosa e responsável

    posição política de freixo.

    achava ele era meio esquerdofrenico,

    mas essa aí mostrou que o cara tem lado.

  6. O PT deveria apoiar Freixo em

    O PT deveria apoiar Freixo em 2016 para prefeito do Rio.

    Uma chapa Freixo-Molon seria interessante.

    Bem provável que Bolsonaro dispute a prefeitura do Rio em 2016. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador