Marília Arraes contraria acordo do PT com PSB e convoca delegados a apoiar candidatura própria em PE

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A vereadora Marília Arraes divulgou no Facebook um vídeo rebatendo os “boatos” de que a executiva nacional do PT fechou acordo com PSB rifanco sua candidatura ao governo do Estado. Em troca de retirar Marília da eleição contra Paulo Câmera, o PSB se comprometeria a não apoiar Ciro Gomes no primeiro turno e também recuaria com candidatura própria em Minas Gerais.

No vídeo, Marília diz que o PSB em Pernambuco quer representar Lula na urna e convoca os delegados do partido do Estado a votar, amanhã, pela continuidade do projeto próprio. 

“O posicionamento contundente de Marília cria um imbróglio dentro do PT. E haverá um próximo capítulo nesta quinta-feira, quando um encontro estadual – com a participação de 300 delegados do partido – decidirá pela confirmação ou não da candidatura de Marília e, consequentemente, do apoio à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB), em uma composição que daria uma vaga na chapa para a tentativa de reeleição do senador Humberto Costa (PT)”, explicou o Diário de Pernambuco.

Estadão e O Globo informaram, horas antes do vídeo de Marília, que o PT anuncia ainda nesta quarta (1º) os termos do acordo com o PSB pela “neutralidade” no primeiro turno da eleição.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já vimos isso cotra Vladimir

    Já vimos isso cotra Vladimir Palmeira no  Rio, Pimentel apoiando Lacerda contra Patrus, Tarso derrubando Olívio Dutra e por aí vai …

    O PT do Rio, de Minas e do RS nunca se recuperaram destas tratoradas

    O PT pernambucano foi dizimado pelo PSB medíocre após a morte de Eduardo Campos

    Não é por que estou engajado na luta por Lula candidato – mais importante, por LulaLivre – que vou concordar com mais essas barbaridades do PT cearense e do PT pernambucano!

    Deve haver outras por aí, inclusive …

  2. Olha o nível da

    Olha o nível da escrotice! 
    “Pelas negociações, o PT quer que o PSB fique neutro nas eleições presidenciais, ao invés de apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT).”
    Desculpem, mas é impossível não sentir nojo disso aí…
    Não é “LulaouNada”. É hegemonia ou nada! E o nada é a única certeza! 
    Não basta rifarem Marília. A “moeda de troca” ainda inclui a inviabilização de outra candidatura de um ex-aliado, antigolpista, desperdiçando o tempo de TV do PSB nacional.
    A direção burocrata do PT nacional é mais do que um peso morto pra esquerda no momento. É um peso que arrasta o país para o precipício em pró do interesse mesquinho de uma meia dúzia de urubus que controlam o partido e – repito – NÃO ESTÃO NEM AÍ PRA PRISÃO POLÍTICA DO LULA ou para o futuro da esquerda.

    1. Sai, robô!
      Comentário padrão,

      Sai, robô!

      Comentário padrão, o PT é feio, velho e careca!

      Ao contrário do Ciro, bonito, velho e careca!

  3. O PT e os apóstatas

    Do WhatsApp do professor Wanderley Guilherme dos Santos (23.07.2018):

    O Lula vai entregar o poder ao PSDB. É a única forma de sobreviver politicamente. Na oposição, preso, e com a esquerda travada pela hóstia do Lula Livre; quem não a engolir será crucificado como apóstata.

    Minha tolerância com o caudilhismo petista se esgotou. Hoje, depois da unidade formal da direita, o PT dissipa sua história sob a forma de implícita colaboração para a continuidade da plutocracia paulista.

    Assinado, Wanderley Guilherme dos Santos

    ***

    1) Nabil, o apóstata I, publica na Folha, em 24.07.2018, o duríssimo artigo “Até quando, PT?”, cobrando desesperadamente a definição do vice, eis que ele já passou dos 11 anos de idade há muito, e não acredita nem um pouco na possibilidade de Lula candidato. 

    2) Antonio Lassance, em 27.07.2018, distribui sapatadas a torto e a direito no artigo “

    A estratégia “Marta Suplicy” dos escudeiros de Haddad, por Antonio Lassance e a resposta de Haddad“, chama Nabil de fiel escudeiro de Haddad que é obrigado a responder. E crucifica o apóstata Nabil. Uma zona. 

    3) Marília Arraes é a nova apóstata a ser crucificada. 

    Até as pedras sabem que quem mantém a (frágil) unidade do PT é Lula. Vai ser muito difícil, após a eleição e com Lula preso, impedir que o partido não se esfacele em 13 pedaços. . 

    Até lá, porém, novos apóstatas surgirão e serão devidamente crucificados. 

  4. Parabéns Militância Petista de Pernambuco!!

    No vídeo abaixo, datado de 5 de julho, Rui Falcão e Stedille dizem que Lula conclamou a militância petista a alavancar a Marília Arraes em Pernambuco sem medo.

    Parabéns, miltantes do PT de Pernambuco!! Vocês foram feitos de trouxas pelo Lula e pelo PT de SP. Alavancaram a Marília para que ela service de ameaça ao PSB, forçando esse partido a ceder para o PT/SP em detrimento do PT do seu Estado.

    Como bem disse o Wanderley Guilherme, PT e PSDB são parceiros em São Paulo e usam o resto do Brasil para se manterem ambos no poder. Para o PT de SP, se o Alckmin ganhar, não há problema algum. Daqui 4 ou 8 anos eles voltam.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=3nJ3FgZ7GN0

     

  5. Parabéns Militância Petista de Pernambuco!!

    No vídeo abaixo, datado de 5 de julho, Rui Falcão e Stedille dizem que Lula conclamou a militância petista a alavancar a Marília Arraes em Pernambuco sem medo.

    Parabéns, miltantes do PT de Pernambuco!! Vocês foram feitos de trouxas pelo Lula e pelo PT de SP.

    Alavancaram a Marília para que ela service de ameaça ao PSB, forçando esse partido a ceder para o PT/SP em detrimento do PT do seu Estado.

    Como bem disse o Wanderley Guilherme, PT e PSDB são parceiros em São Paulo e usam o resto do Brasil para se manterem ambos no poder. Para o PT de SP, se o Alckmin ganhar, não há problema algum. Daqui 4 ou 8 anos eles voltam.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=3nJ3FgZ7GN0

    1. Cês num fica achando qui por

      Cês num fica achando qui por causa de uma burrada do PT nóis vai votar no ciro não!

      Inté pareci qui o ciro ia apoiar a marília, uai.

      Tem besta aqui não! 

  6. O José Pimentel não acitou

    O José Pimentel não acitou candidatar-se a outro cargo que não o de senador do qual foi rifado.

    Acredito que Marília também se recusará a ser mera puxadora de votos permanecendo vereadora em Recife.

    Há dignidade na política.

    mas há a zona cinzenta também

    COMO CONFIAR NO PSB, MEU DEUS?

    1. O que é “Rifa ? “

      Nem o José Pimentel, tampouco a Marília Arraes, foram “rifados”. 

      O que de fato ocorreu, e que a direção nacional do PT desconsidera veementemente como fato relevante,o que diretórios estaduais, que resolvam fazer acôrdos, sem consulta às bases, nem autorização do diretório nacional do partido., e apoiem ou desaprovem as normas do partido, e seus compromissos programáticos.

      O PT, desde sua fundação, jamais “rifou” seus candidatos a candidatos, e sempre deu a chance democrática, de que cada interessado em candidatar-se, mostrasse suas idéias e programas, que analisadas pelas bases e direção nacinal, aprovar ou não. Isso faz parte do processo democrático, do qual não abrimos mão. 

  7. o uso do cachimbo faz a boca torta: Direção que se eterniza

    A Direção Nacional é composta por várias correntes.A Executiva Nacional tb.Zé Dirceu em entrevista a Mônica Bérgamo q o que une o PT(leia-se,Direção e hierarquia,não filiados,nem simpatizantes todos crentes)é Lula,senão se esfacela em 4 ou 5 facções.A genialidade de um Lula(há personagens na História geniais,na alemã,p. ex.)consegue se sobrepor e fazer massa de manobra até mesmo das Direções.PE elegeu ZERO deputados federais,agora vai ser pior.Há pesquisa (UNINASSAU) q apontou q parte do eleitorado lulista vota em Bolsonaro.Por sinal,a Uninassau desiste de novas pesquisas com Adriano Oliveira.

  8. Sem dessesperar

    O PT é um partido grande demais e democrático.

    Há disputas internas e sempre haverão.

    O que ocorre aqui é um dessespero da turma do Ciro que caiu de paraquédas neste blog…

    Por outro lado, o PT sempre ressolve esses assuntos com respeito à militância local, como aconteceu com Lucianne Lins em Fortaleza, anos atrás, quando foi a militância e o PT local que bancaram a sua campanha para prefeita e ganhou..

    Calma nessa hora, que está nervoso é o eleitor do Ciro, que ficou sem nada.

    1. alexis,
      acho que minha

      alexis,

      acho que minha participação antiga no blog fala por mim

      sou lulista  mais do que petista … e não tenho absolutamente nada contra o Ciro

      refiliei-me ao pt há dois meses como forma de apoio

      mas nos casos do ceará e de pernambuco não houve disputa, houve a popular enrolação para uma decisão não discutida aos 47 do segundo tempo

      o pt sobrevive a isso, não há dúvida

      mas não dá para entender este cálculo político

      claro que a “explicação”, a racionalização nos será apresentada nos próximos dias e não será engulida por muitos

      e pode complicar mais um pouquinho pois como você disse, O PT é um partido grande demais e democrático.

      Imagina se a Marília ganha a convenção e é enquadrada …

      Claro que todos poderão ficar felizes ao final, Marília candidata a deputada federal, vamos ver …  

      1. Grato

        Grato Sérgio pelo teu comentário

        O ssunto nacional é complexo. Em MG está a situação de Pimentel e a eventual candidatura do Márcio Lacerda, do PSB, tema que entrou no cálculo que levou a este acordo nacional.

        Não é possivel deixar todo o mundo contente, apenas nos cabe confiar no bom senso e o maior conhecimento que a diretoria do PT tem em relação ao problema nacional e, ainda, acompanhando de perto as orientações doLula.

        No mias, temos aqui um monte de novatos no blog destilando mágoas….por causa do Ciro

    2. O PT não tem democracia interna

      um participante me mandou uma tese de mestrado ou doutorardo demonstrando o perfil dos assessores, da hierarquia, o enriquecimento, logo, a tendência em se manterem. A Direção Nacional é eterna, só mudou cosmeticamente.

      1. E o teu ciro tem democracia

        E o teu ciro tem democracia interna, robô?

        Num dá, né? O cara é um homem só! No máximo uma monocracia …

        Democracia é coisa de grupo, de número, de povo.

  9. Os pernambucanos pagarão o pato.

    Jogaram os pernambucanos mais uma vez nas mãos do coronelismo e da elite predatória de Pernambuco em troco de um apoio a um traidor da Dilma. Inacreditáevel. Isso é coisa do PT de SP que quer que os pernambucanos continuem na miséria nas mãso dos coronéis como Paulo Câmara que destruiu o estado.

    1. Sai, robô!
      Se seus conselhos

      Sai, robô!

      Se seus conselhos são desse nível, conselheiro, você não deve tá muito bem de vida não …

  10. O PT de PE, não responde pelo partido

    Desculpe, Nassif, mas vc embarcou numa notícia requentada, ou na melhor das hipóteses, acreditou que a nota tivesse a chacela da direção do partido, e o que de fato ocorreu, é que o diretório estadual do PT de PE, arvorou-se de autônomo, e tentou só tentou, rifar(suas palavras) a candidatura da descendente dos Arraes, para a sucessão do governo de PE, e como a este fato, não teve o apôio da direção do partido, ela retrucou, e desmentiu veementemente a notícia “plantada” e até ameaçou continuar candidata, de forma independente, e sem partido, se for o caso, se o partido, não confirmar sua candidatura.

    1. Os cardeias do PT estão mais

      Os cardeias do PT estão mais sujos que pau de galinheiro no Brasil. Resta a esperança na militância que sustenta a candidatura Lula e as novas lideranças que vão surgindo no Brasil. Essa palhaçada do PT de SP contra Marília Arraes que se preocupa com o povo do seu estado, que padece na miséria herdada poelo coronel Paulo Cãmara é mais que correta. É muito fá cil jogar o abacaxi de um governo predador e golpista por mais 4 anos para um estado devastado. Faltou combinar com os eleitores meu.

  11. Eleitor do biruta de

    Eleitor do biruta de aeroporto, falastrão, boquirroto, tucano enrustido sempre aparece nessas horas (só nessas horas, claro).

  12. Candidaturas autônomas

    Esse fato é mais um exemplo de que a legislação brasileira deveria permitir candidaturas independentes, sem necessidade de sujeição a feudos partidários.

  13. eu acho que falta perspectiva

    eu acho que falta perspectiva histórica para esses caras que fazem esse jogo político meia boca, na minha opinião, uma parceria caracu com psb..

    .. psb vai para candidatura ciro? Que vá.. e daí?

    .. que diabo de fisiologismo é esse, psb é um partido oportunista de centro, um mini mdb, golpista, barrado na festinha do centrão com o alckmin..

    .. matar a base prá fechar com golpista?

    Não vejo sentido..

    .. queimar posições legítimas, bem firmadas nas bases, ideológicas, por um conchavo político de ganho provavelmente nulo..

    .. ah, fala sério, é muito pro meu fígado..

    .. com todo o sacrifício do Lula, o PT até vinha recuperando a imagem (um pouco), mas essas escorregadas são de matar..

    .. aí fica assim o PT longe dos trabalhadores, o PSB que não tem a menor ideia do que é socialismo, e o PC do B, bem esse aí, então (só salva a militância, acho)..

  14. O fortalecimento do PT junto ao eleitorado

    Um dos principais objetivos do golpe era destruir Lula e o PT.

    A reaproximação do PSB é uma demonstração de que o Lula e PT continuam como principais representantes dos trabalhadores, principalmente no Nordeste.

    A luta por LulaLivre e candidato, está fortalecendo o PT junto ao eleitorado,.

    O PSB deve ter feito sondagens junto ao eleitorado e constatado que o PT deve ser o grande vencedor nas próximas eleições, caso contrário jamais teria feito um acordo formal com o PT.

     

     

     

    1. Meu caro. É muito fácil você 

      Meu caro. É muito fácil você  de SP querer dizer o que é bom ou ruim para um estado devastado por um golpista chamado Paulo Câmara. Voc~e não sabe a realidade do povo de pernanmbuco sem água, sem emprego, com a violência galopante e com os miseráveis aumentando todo santo dia. O que o PSB tem a oferecer? Nada. Partido nanico cuja maior façanha foi trair Dilma e tirá-la do poder. e agora querer que o cara de pau continue mais 4 anos?

    2. Acho que nunca discordei de

      Acho que nunca discordei de você, mas …

      O objetivo do golpe não era acabar com o Lula, com o PT. 

      O objetivo era, é e será impedir a democracia.

      Hoje só esses atores – Lula, PT – tem condições de bem devagarinho conseguir um tiquinho de democracia então … pau neles.

      Muitos de nós estamos defendendo a democracia e não Lula e o PT.

      Lula já se impôs como grande figura política, aconteça o que acontecer.

      Mas é sempre angustiante ver que essa democracia, em vários momentos – muitos importantes como agora – não existe no PT.

      Quero ver os petistas em comícios do Paulo Câmara, do Eunício Oliveira.

      Entenda bem, o PT, no fim, costuma acertar.

      Mas para nós que não somos políticos profissionais, fica difícil caminhar junto. 

       

      LULALIVRELÀ!!!

      1. O melhor é que acordo não se concretize

        O acordo PT/PSB está na direção errada, mas demonstra a força do PT apesar dos ataques da maior parte da grande mídia.

        Caso o PT de Pernambuco lance Marília Valença Rocha Arraes de Alencar Pontes, a governadora e PSB de Minas Gerais lance Marcio Araújo de Lacerda, o acordo não vai sair, na verdade ainda estamos nas tratativas e as cartas foram colocadas na mesa.

        O PT deveria buscar uma coligação com PSOL e PC do B, tanto a nível nacional como nos estados.

        A burguesia sempre busca um cenário eleitoral onde os trabalhadores do campo e da cidade não tenham representantes, onde a alternativa de poder seja restrita aos partidos burgueses, como republicanos e democratas nos EUA.

        Em alguns momentos questões nacionais se confrontam com as questões estaduais e a direção nacional tem que decidir.

        Democracia não é contentamento de todos, mas decisão da maioria.

        Neste caso PT de Pernambuco ficou em posição minoritária em relação a um acordo com o PSB.

        Mas as disputas politicas são assim, e em muitos momentos não se pode contentar a todos.

         

         

  15. O PT de SP se ferrou nessa,

    O PT de SP se ferrou nessa, abortar uma candidatura com 70% nas pesquisas ? Haja projeto de poder em detrimento de um projeto nacional.

  16. Lula 2018.
    O único
    Lula 2018.

    O único responsável é o farsante de Pindamonhangaba, aquele que sempre depositou na prisão de Lula qualquer chance para sua candidatura a presidente, ele mesmo, o boquirroto CIRO GOMES.

    Tou que nem Rosa Weber: não concordo, mas voto com a estratégia do PT.

    Não tivesse o PDT apostado no ENGODO de Pindamonhangaba, talvez não fosse preciso sacrificar a Marília.

    Lula 2018.

  17. Pomba com bico de tucano

    Vamos rapidamente aos fatos, ou seja, votação do PSB na Câmara.

    Impeachment da Dilma: 29 a favor, 4 contra.

    Reforma Trabalhista: 14 a favor, 16 contra, 4 não votaram.

    Terceirização: 21 a favor, 9 contra.

    PEC do Teto: 22 a favor, 10 contra.

    Propriedade do jatinho que caiu: ninguém sabe, ninguém viu.

    O PT não aprendeu nada com a trairagem do PMDB. Vai repetir os mesmos erros. Essa pomba está mais para bomba.

     

     

    1. Fazer Política é…

      Política se faz com o cérebro, não com o fígado, senão às campanhas, ao invés de políticos teriam generais, ao invés de votos, armas, ao invés de democracias, ditaduras.

      Já perguntou-se:

      Por que o golpe ficou empacado?

      Por que Lula empata o jogo político?

      Por que, antagônicos, Ciro e os golpistas precisam de Lula não empatando o jogo político?

      Por que o governador do Ceará, ‘petiscirista’ trancou a candidatura Pimentel ao Senado, contra o desejo do DN? 

      Por que Marília desfiliou-se do PSB em 2016 para filiar-se ao PT?

      Por que é importante ter o Lacerda do PSB fora do páreo em Minas, tendo por contrapeso Marília fora do páreo em Pernambuco? 

      Fernando Brito, em “Lula ‘fecha’ o Nordeste com acordo com o PSB”, hoje, no Tijolaço, bota luz no acordo. Segue trecho final:

      “(…) É uma bobagem esta história de que o PT ‘isolou’ Ciro.

      Quem isolou Ciro foi ele mesmo, ao dar ênfase exagerada às suas legitimas diferenças om PT e achar que bastaram os anos em que esteve com Lula e Dilma para credenciá-lo a absorver os votos do ex-presidente.

      Com todo o respeito a ele e também aos pré-candidatos do PT que tiverem de remanejar suas ambições pessoais por tal ou qual cargo local, o que está em jogo é o Brasil. 

      E o Brasil está se movendo por conta de Lula, que é o centro de gravidade desta eleição, mesmo preso em Curitiba. 

      A ‘ideia Lula’, que não é contida por grades, espalhou-se e dá a eleição ares de um estranho plebiscito. 

      Os a favor do ex-presidente, na prática, estão coesos, como mostram as pesquisas e não mostram as candidaturas.

      O antilulismo, porém, é um saco de gatos a se engalfinharem.

      A realidade da eleição vai se encaminhando para um só ‘Lula’ e vários ‘antilula’. 

      Dos quais, teme a direita, sairá um talvez tão horrendo que não consiga liderar os outros.” 

      PS: E segue a campanha para retomada do Brasil: 15 de agosto, Brasília, a próxima parada. Todos para lá, virtual ou pessoalmente, para registrar ‘Lula Livre, Lula Candidato’.

  18. enquanto isso, a Direção (i.e., a maioria) usa massa de manobra

    não foi a Direção Nacional, e, sim, a Executiva Nacional do PT. Vem de loooonge, custe o que custar, manter uma falsa hegemonia do PT, não é a 1ª vez que dá rasteira em Ciro Gomes, de forte personalidade e fiel. Em jogo eleitoral, fala o que deve e, imprudentemente, o que não deve e assusta os beatos pseudopolitizados. Forças estranhas-PE conseguiram que o princiipal instituto de pesquisas de Recife decidisse não mais fazer pesquisas (tava dando Marília Arraes). Enquanto isso, a moda aqui não é mais falar coxinha, e, sim, robô. Repete-se a intervenção de décadas atrás sobre o Rio de Janeiro, com rrepercussõpes até hoje. Os artigos de W. G. dos Santos falam dessa mesquinharia, e a manada persistee vai atrás.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador